http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL
5 de maio de 2025
Vinte e sete anos servindo às comunidades empresarial e profissional
Buscando por um Trabalho que Você Possa Apreciar
Por Rick Boxx
Por que você vai trabalhar? Nós podemos apresentar diversos motivos para trabalhar. Eles vão desde ganhar o sustento e sermos capazes de saldar nossos débitos até fazer uso produtivo das tantas horas em que estamos acordados. Mas, quantos de nós vão para o trabalho principalmente porque simplesmente apreciamos o que estamos fazendo?
Existe um adágio que sugere: “Se você ama o seu emprego, jamais terá que trabalhar novamente.” Isto quer dizer que se você encontra contentamento e realização naquilo que faz, não terá a sensação de carregar um fardo quando vai diariamente para o trabalho.
No filme de 1981 sobre Eric Liddell, (Carruagens de Fogo)N.R. o corredor olímpico escocês que também se preparava para se tornar um missionário para a China, uma cena em particular ilustra essa verdade. Liddell explicava para sua irmã porque ele continuava a treinar para as olimpíadas mesmo tendo assumido o compromisso de dedicar sua vida ao trabalho missionário. Liddell concorda com sua irmã que servir como missionário era o que Deus o havia chamado a fazer. E então ele acrescenta: “Eu creio que Deus me fez para um propósito – ir para a China. Mas Ele também me fez veloz, e quando eu corro, posso sentir o Seu prazer.” Você já experimentou um momento em seu trabalho em que você também pode “sentir o prazer de Deus”?
Isto me faz recordar um tema que o rei Salomão destacou no livro de Eclesiastes, no Antigo Testamento. Depois de haver experimentado virtualmente tudo o que a vida tem a oferecer – prazeres sensoriais, riqueza, fama e enorme sucesso – o rei de Israel chegou à seguinte conclusão:
“Assim, descobri que, para o homem, o melhor e o que mais vale a pena é comer, beber, e desfrutar o resultado de todo o esforço que se faz debaixo do sol durante os poucos dias de vida que Deus lhe dá...aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus.” (Eclesiastes 5:18-19).
Você pode se perguntar: “Estou realizando um trabalho que aprecio ou estou empenhado em fazer algo que me exaure?” Nos empenhamos para sermos capazes de apreciar o nosso trabalho é uma busca benéfica e frutífera, já que tantas das horas em que estamos acordados são passadas no ambiente de trabalho. Uma pergunta pode nos vir à mente: “Como eu posso fazer isso?” – especialmente se você no momento não tem um emprego que ache muito agradável. Aqui estão alguns princípios extraídos das Escrituras acerca de trabalho que valem a pena serem considerados:
Deus ordenou o trabalho para nós. Muitas pessoas consideram o trabalho como sendo um mal necessário, mas desde o início Deus designou o trabalho como parte de nosso “descritivo de tarefas” como seres humanos. “Criou Deus o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou [Adão e Eva], e lhes disse: ‘Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar... e sobre todos os animais que se movem pela terra.’” (Gênesis 1:27-28).
Deus nos criou de forma única. Como Eric Liddell, a Bíblia diz que Deus criou cada um de nós de forma única e para um propósito. Se possível, descubra e procure um trabalho que melhor utilize os dons e paixões que te foram dados por Deus. “Eu Te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção.” (Salmos 139:14).
Onde quer que estejamos, Deus quer que O honremos. Mesmo que o emprego atual não seja tão satisfatório quanto seria desejável, o Senhor nos colocou ali por alguma razão. Talvez pudéssemos tentar reestruturá-lo de modo a maximizar nossos dons e paixões, honrando a Deus nesse processo. “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens...É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.” (Colossenses 3:23-24).
Próxima semana tem mais!
© 2025 Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcni...@gmail.com).
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2025 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês,e japonês.
Questões Para Reflexão ou Discussão
1) Se alguém lhe perguntasse se você aprecia o seu trabalho, o que você responderia? Explique sua resposta.
2) Por quais motivos você vai trabalhar? Como surgiu o seu emprego atual?
3) Você já considerou seriamente quais são os seus dons e paixões dados por Deus? Quais são eles? De que maneiras você consegue expressá-los?
4) As Escrituras nos exortam a fazermos o nosso trabalho como se estivéssemos trabalhando diretamente para Deus, e não para chefes ou supervisores humanos. O que você acha que isso quer dizer?
Nota: Desejando considerar outras passagens relativas ao tema sugerimos: Provérbios 12:11, 24; 14:23; 22:29; 27:18; Eclesiastes 8:15; Colossenses 3:17.
Desafio Para Esta Semana
Esta semana, considere esta questão: Se dinheiro não fosse algo a ser considerado, você continuaria a fazer o trabalho que faz no momento? Com esta pergunta em mente, ore acerca de sua resposta. Se sentir necessidade, encontre alguém – um mentor, amigo de confiança ou um pequeno grupo de pessoas que você saiba deseja o melhor para você – com quem você possa discutir como você se sente em relação ao seu trabalho.
Se você ainda não o fez, tente identificar os dons e paixões que Deus deu a você. Poderia ser de ajuda ouvir os comentários e conselhos de outras pessoas.