MANÁ DA SEGUNDA
http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL
8 de setembro de 2025
Vinte e sete anos servindo às comunidades empresarial e profissional
Avaliando a Cortesia em seu Negócio
Por Robert J. Tamasy
Como você cria um negócio de sucesso? Inúmeros livros têm sido escritos a esse respeito. Os chamados “especialistas” apresentam muitas fórmulas de como uma empresa pode se destacar entre os concorrentes. Mas, raramente, ouvimos essas autoridades mencionarem uma palavra em particular que pode fazer uma diferença tremenda tanto para o negócio como para seus clientes. Esta palavra é Cortesia.
Uma definição de cortesia é “a demonstração de polidez na atitude e comportamento de alguém para com os outros; um ato ou expressão de respeito ou consideração.” A cortesia – ou a falta dela – é uma qualidade que noto rapidamente sempre que frequento um estabelecimento, seja uma mercearia, uma loja de departamentos, um consultório médico, um cinema ou um restaurante.
Infelizmente, no nosso mundo atual, parece que a cortesia está fora de moda. Até mesmo o simples ato de segurar a porta para alguém ao entrar em um estabelecimento parece ofender algumas pessoas. Esse gesto não tem a intenção de rebaixar ou parecer condescendente. É apenas um ato simples de reconhecer a presença de outra pessoa e educadamente oferecer-lhe a oportunidade de entrar antes de você.
Em nossa comunidade, uma mercearia e seus funcionários são conhecidos por sua cortesia. Eles sempre cumprimentam os clientes, perguntam se podem ajudar de alguma forma, os reconhecem ao passar pelo caixa e até mesmo se oferecem para ajudar a levar suas compras até o carro. Outra mercearia, também bastante conhecida, raramente demonstra tais formas de gentileza. Adivinhe em qual loja eu prefiro fazer minhas compras?
Por que a diferença? Acredito que na maioria dos casos, isso se deve à cultura do negócio – o treinamento e a expectativa de que todos os funcionários ajam de uma maneira consistente. A cortesia não acontece por acaso. O mais interessante é que ela exige tão pouco esforço, mas seus benefícios são enormes.
Muitas passagens da Bíblia falam sobre a prática da cortesia, junto com princípios fundamentais que mostram como e por que ela deve estar presente em nossas interações com os outros. Aqui estão alguns deles:
Dar prioridade aos outros. Demonstrar cortesia transmite a mensagem de que os outros têm valor. “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” (Filipenses 2:3-4).
Tratar os outros como gostaríamos de ser tratados. Quando alguém perguntou a Jesus o que Deus espera de Seu povo, a resposta foi clara. Além do mandamento “... ‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças.’” Ele disse: “‘O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo. Não existe mandamento maior do que estes.’” (Marcos 12:29-31). Como você gostaria que as pessoas respondessem a você com cortesia?
Diferenciar-se em um ambiente profissional altamente competitivo. No mercado de trabalho, onde os lucros muitas vezes são prioridade máxima e todo o resto é considerado menos importante, demonstrar um interesse genuíno e cuidado com os outros pode fazer com que nós – e nossa empresa – nos destaquemos. “...sejam gentis e amistosos, demonstrando irrestrita consideração e cortesia para com todos.” (Tito 3:2 – Tradução livre).
Próxima semana tem mais!
Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2025 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglê e japonês.
Questões Para Reflexão ou Discussão
1. Pense em um exemplo recente em que alguém, no ambiente de trabalho, demonstrou cortesia genuína para com você. Como você se sentiu? Como você reagiu?
2. Em sua opinião, por que em muitos negócios a importância de demonstrar cortesia não faz parte de sua filosofia operacional? Você acredita que isso faz grande diferença na construção e manutenção de uma organização forte? Por quê?
3. Em sua própria empresa ou organização, é alta prioridade a demonstração sincera de cortesia para com os outros – não apenas clientes, mas também funcionários e fornecedores? Explique sua resposta.
4. De que forma, em sua opinião, expressar cortesia para com os outros pode ser estimulada e cultivada, especialmente em negócios onde ela não é priorizada?
Nota.: Desejando considerar outras passagens relativas ao tema sugerimos Lucas 7:36-47; Romanos 12:9-13, 17-18; Tito 3:2; Tiago 3:17; I Pedro 3:15-16.
Desafio Para Esta Semana
Se você fosse se avaliar na “escala da cortesia” de 1 a 10, sendo 1 a nota mais baixa e 10 a mais alta, que nota se daria?
Se acredita que poderia melhorar sua cortesia com os outros, pense em formas práticas de crescer nesse aspecto. Peça conselho e orientação a alguém ou a um pequeno grupo de sua confiança. Nesse processo, você também poderá ajudar outra pessoa que precise melhorar na demonstração de cortesia para com os outros. Como Provérbios 27:17 diz, “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.”