Maná da Segunda - De volta aos Fundamentos do Trabalho

0 views
Skip to first unread message

Francisco Vanderlinde

unread,
Jul 21, 2025, 9:15:24 AMJul 21
to Francisco Vanderlinde

MANÁ DA SEGUNDA

http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

21de julho de 2025

Vinte e sete anos servindo às comunidades empresarial e profissional


De volta aos Fundamentos do Trabalho

Por Robert J. Tamasy

 

Vince Lombardi foi um lendário treinador do futebol americano profissional, levando o time do Green Bay Packers a vencer cinco campeonatos. Ele tinha uma grande habilidade como treinador, mas um princípio que ele sempre seguiu foi nunca esquecer os fundamentos. Antes do primeiro treinamento de cada nova temporada, Lombardi sempre levantava um objeto na mão e dizia: “Homens, isto é uma bola de futebol.”

 

Seus jogadores sabiam o que era uma bola de futebol. Eles já tinham passado vários anos participando do esporte. Mas Lombardi entendeu a importância de nunca perder de vista os fundamentos, do mesmo modo que um pianista continua a praticar escalas no teclado após muitos anos de apresentações em concertos.

 

De maneira similar, aqueles de nós que são chamados a servir a Jesus Cristo no mundo empresarial e profissional, devemos pausar de tempos em tempos para rever e relembrar a nós mesmos “os fundamentos” – o “porque” de fazermos o que fazemos todos os dias no mercado de trabalho. Ao entrarmos na segunda metade do ano civil, aqui estão alguns dos princípios bíblicos que se aplicam a todos nós que estamos envolvidos com o mercado de trabalho.

 

Em última análise, para Quem trabalhamos. Nós, geralmente, vamos para o trabalho esperando agradar e impressionar nosso supervisor, gerente, CEO, ou o dono da companhia. Mas nos é dito para trabalhar como se na placa à porta do escritório do chefe estivesse escrito “Jesus Cristo”. “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança.” (Colossenses 3:23-24).

 

A qualidade do nosso trabalho. Considere o extraordinário detalhe com que Deus projetou nosso mundo. A maravilha e beleza de Seu trabalho está além do que é possível descrever. Se o Senhor demonstra tal excelência em Seu trabalho, não deveríamos nós nos esforçarmos e buscarmos a mesma excelência já que fomos feitos à Sua imagem? “Criou Deus o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:27). “Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dEle graças a Deus Pai.” (Colossenses 3:17).

 

Nosso propósito no trabalho. No plano eterno de Deus para este mundo, Ele concebeu cada um de nós com dons, talentos e habilidades únicos. Somos destinados a dar a Ele honra e refletir Seu caráter. “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.” (Efésios 2:10).  “Eu Te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção.” (Salmos 139:14).

 

Totalmente equipados para o nosso trabalho. Educação e treinamento podem nos preparar para levar avante específicas responsabilidades de trabalho, mas nosso “manual” para a forma como devemos desempenhar nosso trabalho é a Palavra de Deus, a Bíblia. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (II Timóteo 3:16-17).

 

Quem nós verdadeiramente representamos. Quando contratados por uma companhia ou organização, espera-se que nós representemos de maneira apropriada nosso empregador. Em última análise, porém, como seguidores de Cristo, devemos representar o Senhor, comunicando a transformadora e salvadora mensagem do Evangelho a todos e a cada um que encontramos. “Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o Seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.” (II Coríntios 5:20).

 

Próxima semana tem mais!


Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2025 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglê e japonês.


Somos contra o SPAM na rede e em favor do direito à privacidade. Esta mensagem não é considerada SPAM, pois o remetente está identificado, o conteúdo claramente descrito e com a opção de exclusão de seu e-mail. Para exclusão do seu nome de nossa lista de mailing , por favor, envie um e-mail para adm....@cbmc.org.br escrevendo "REMOVER" no campo de assunto.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1) Você se levantou esta manhã e se preparou para o trabalho; por que você faz isto? Para ganhar dinheiro, pagar as contas, ser promovido, fazer algo que você aprecia fazer? Você já se levantou com a ideia: “Vou trabalhar para Deus”? Explique sua resposta.

 

2) Com que frequência você revê os fundamentos daquilo que está fazendo, quer isso envolva suas habilidades profissionais, a missão da sua organização ou aquilo que é exigido para distinguir-se em seu passatempo favorito? Quais os benefícios de se fazer isso regularmente?

 

3) Você pode pensar em outros princípios bíblicos que você tenha achado úteis para as suas responsabilidades de trabalho diárias? Discuta a respeito de um ou dois deles.

 

4) Que diferença faz abordarmos conscientemente o nosso trabalho todos os dias a partir da perspectiva de sermos servos e representantes de Deus?

 

Nota: Desejando considerar outras passagens relativas ao tema sugerimos: Provérbios 22:29; Eclesiastes 2:24-25; I Coríntios 3:9; Efésios 3:20; 4:12. 


Desafio Para Esta Semana

 

Perceber nossa vida e trabalho por meio dos ensinamentos da Bíblia é o que muitas pessoas chamam de “visão de vida bíblica”. Você acha que sua atual visão de vida e abordagem ao trabalho refletem os princípios das Escrituras? Caso contrário, como você poderia tentar mudar isso? Que áreas você acha que poderiam necessitar de melhorias?

 

Esta semana, considere separar um tempo para discutir isso com um amigo de confiança, mentor ou um pequeno grupo de pessoas, e ver em ação o princípio de Provérbios 27:17: “Como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.” 

 

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages