MANÁ DA SEGUNDA
http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL
6 de outubro de 2025
Vinte e oito anos servindo às comunidades empresarial e profissional
Dominando a Arte de Delegar
Por Rick Boxx
Delegar. Para algumas pessoas é fácil, mas para outras pode ser bem difícil. “Se você quer que algo seja feito corretamente, faça-o você mesmo!” – elas dizem. Quando você está habituado a fazer o trabalho por si mesmo, é desafiador atribuir projetos valiosos a outras pessoas. Entretanto, geralmente há mais trabalho a ser feito do que uma única pessoa pode realizar. Sendo assim, existem quatro passos que eu descobri serem úteis para se aprender a delegar um pouco da carga de trabalho para outros.
O primeiro passo é: Reconhecer e admitir que você precisa de ajuda. Nós encontramos um ótimo exemplo disso no Antigo Testamento da Bíblia. Depois de Moisés ter passado um longo dia julgando os casos legais levados até ele, seu sogro, Jetro, alertou-o: “...O que você está fazendo não é bom. Você e o seu povo ficarão esgotados, pois essa tarefa lhe é pesada demais. Você não pode executá-la sozinho.” (Êxodo 18:17).
Moisés não tinha considerado delegar seu trabalho anteriormente, mas rapidamente reconheceu o valor que isso teria. Se você tem experimentado passar longos dias no trabalho ultimamente, pergunte a si mesmo: “Há algum trabalho que eu deva delegar?”
O segundo passo é: Ensine aos membros de sua equipe os seus princípios de orientação e suas expectativas. Bill era presidente de banco com uma carteira de empréstimos limpa. Ele tinha orgulho de ter pouquíssimos empréstimos em atraso. Se o pagamento de um empréstimo estivesse um dia atrasado, Bill esperava que os credores ligassem para o devedor naquele mesmo dia! Seus altos padrões estabeleceram uma expectativa diferente de tudo o que eu já conhecera previamente.
Em Êxodo 18:20 Jetro orientou Moisés: “Oriente-os quanto aos decretos e leis [de Deus], mostrando-lhes como devem viver e o que devem fazer.” Treinando sua equipe para entender seus valores e expectativas, poucos problemas surgirão para que você tenha que resolvê-los.
O terceiro passo é: Escolha pessoas capazes, honestas e dignas de confiança. Quando eu era um jovem credor comercial, meu chefe e eu contratamos uma nova assistente executiva. Em sua primeira semana designei a Brenda um projeto que deveria tomar uma semana inteira. Em um dia Brenda havia concluído o trabalho de uma semana e o fez com perfeição. Nossa nova assistente provou ser honesta, profissional e confiável. O nível de minha confiança em Brenda decolou e eu descobri o poder de delegar. Ele aliviou significativamente a minha carga.
Como Jetro disse a Moisés: “Mas escolha entre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto...” (Êxodo 18:21).
O quarto passo é: Estabeleça uma estrutura organizacional eficiente e comece a delegar. Bill era o presidente de cinco áreas. Ele dividiu as operações do banco entre varejo e comercial. Eu liderava a parte comercial. Todas as segundas-feiras, Bill designava para mim uma pilha de pastas e requeria que eu estabelecesse um prazo para completar a tarefa. Se ela não fosse concluída, Bill me ligaria. O banco prosperou – e ele pode desfrutar de mais tempo jogando golfe.
Concluindo suas recomendações, Jetro disse a Moisés: “...Estabeleça-os como chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez... Que eles sirvam como juízes para o povo em todos os momentos, mas que tragam a você todos os casos difíceis;” (Êxodo 18:21b, 26).
Com o crescimento de sua empresa, você vai precisar de uma estrutura responsável e da disposição para delegar trabalho. Distribuindo responsabilidades equitativamente, ninguém se sentirá sobrecarregado – e você ainda terá a palavra final quando surgirem circunstâncias complexas ou difíceis.
Próxima semana tem mais!
© 2025 Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto (jcni...@gmail.com).
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2025 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês,e japonês.
Questões Para Reflexão ou Discussão
1) O que significa, para você, delegar responsabilidades, seja no ambiente de trabalho ou mesmo no lar? Quais os desafios para se fazer isso?
2) É fácil para você delegar tarefas? Como você se sentiria se alguém não delegasse um trabalho que você se sente totalmente capaz de realizar?
3) Quais problemas podem surgir quando o trabalho não é delegado devidamente?
4) Por que é importante estabelecer um nível de confiança no processo de delegar responsabilidades de trabalho? O que acontece quando as pessoas não correspondem à confiança que lhes foi atribuída? Elas merecem uma segunda chance? Explique sua resposta.
Nota: Desejando considerar outras passagens relativas ao tema sugerimos: Deuteronômio 1:9-13; II Crônicas 19:5-7; Provérbios 11:14; 27:17; Eclesiastes 4:9-12.
Desafio Para Esta Semana
Você é o tipo de pessoa que gosta de se sentir no controle, que prefere fazer o trabalho você mesmo a delegar, a fim de assegurar que ele seja feito segundo os seus padrões? Em muitas circunstâncias, não há nada de errado com isso, a menos que você esteja colocando peso demais sobre os próprios ombros.
Separe tempo esta semana para avaliar o quanto você é bom em delegar tarefas, não apenas para aliviar sua própria carga, mas também a fim de preparar outras pessoas para realizarem o trabalho quando você não estiver disponível para fazê-lo. Seria útil discutir o assunto com um amigo de confiança, mentor ou grupo de prestação de contas e obter a perspectiva deles.
Lembrete para o Encontro do CBMC Brasil! Se você ainda não se inscreveu, não perca a oportunidade para experimentar momentos de edificação e celebração de Deus em nosso mundo de negócios! Se já se inscreveu, obrigado por sua disposição em participar! Até lá!
Inscreva-se agora e garanta sua vaga: http://bit.ly/4notgiv
Equipe do Maná da Segunda