MANÁ DA SEGUNDA
13 de outubro de 2025
Vinte e sete anos servindo às comunidades empresarial e profissional
Um Novo Propósito, Não Uma Substituição
Por Christopher Simpson
Para muitos de nós no mercado de trabalho, o nosso trabalho – aquilo que fazemos – é uma grande parte da nossa identidade. Que impacto isso deveria ter quando nos esforçamos por incorporar a nossa fé na forma pela qual desempenhamos nossas responsabilidades vocacionais? Encontramos o melhor exemplo na forma pela qual Jesus Cristo abordou essa questão na escolha de Seus seguidores mais próximos.
Quando Jesus chamou a Pedro e André, Ele não os privou de suas identidades. “E disse Jesus: ‘Sigam-Me e Eu os farei pescadores de homens’”. (Mateus 4:19). Jesus não disse: “Esqueçam tudo o que sabem.” Ao contrário, Ele falou mencionando a vocação deles como pescadores e a redefiniu: ‘Sigam-Me e Eu os farei pescadores de homens.” Em essência, Ele estava dizendo: “Tudo aquilo que moldou vocês – suas habilidades, seus instintos, seu trabalho diário pesado – Eu posso usar. Só que agora, para algo eterno.
Jesus não substituiu a identidade deles; Ele deu a essa identidade um novo propósito. E é exatamente a forma pela qual Ele nos chama hoje. Nós geralmente presumimos que seguir Jesus significa nos afastarmos de nossa carreira, do treinamento, da história que temos vivido até esse ponto – como se ser Seu discípulo exija começarmos do zero. Mas não é isso que diz o Evangelho. O chamado de Cristo não significa que devemos abandonar o nosso passado, nossas habilidades, nossa experiência, mas, sim, submetê-las. Não se trata de nos tornarmos outra pessoa, mas, sim, de permitir que Ele venha redimir o que já somos.
Deus soberanamente escreveu suas experiências, seus dons, sua network, sua educação e até mesmo suas lutas. Descartá-los não seria somente um desperdício, mas também uma infidelidade. Isso traria implícito que Deus não estava trabalhando em todo o tempo de preparação para que você pudesse ser usado em Seu Reino. Ele, porém, estava trabalhando. Sempre esteve.
Testemunhei isso em primeira mão durante o tempo em que estive no Serviço Secreto dos Estados Unidos. A missão era exigente: tornar os ambientes seguros, proteger vidas, prever ameaças. Eu assumi seriamente aquela missão, mas comecei a tomar consciência de que Deus não me tirou daquela missão para servi-Lo – Ele me chamou para purificá-la através de minha fé.
Certo dia, no interior da selva no Camboja, estávamos nos preparando para a visita da Primeira-Dama, esposa do Presidente. O lugar era apenas mais um posto avançado. Deus, porém, tinha outros planos. Aquele dia se tornou o marco inicial para a formação de um relacionamento centrado no Evangelho com um outro agente de Nova Iorque. Aquela conversa, nascida de nossa proximidade profissional, transformou-se em anos de mentoria, oração e discipulado – até que o Senhor, por fim, chamasse meu amigo e companheiro agente para o lar eterno. Tudo aconteceu não apesar da minha profissão, mas precisamente por meio dela.
É assim que Jesus Cristo trabalha. Ele não desperdiça um só momento de sua história. As mesmas coisas que você pensava serem seculares, irrelevantes ou “apenas o seu trabalho”, podem, na verdade, ser os instrumentos através dos quais Ele chama outras pessoas para Si. Assim, não pense que o convite para seguir Jesus significa deixar tudo o que lhe é familiar para trás. Significa colocar tudo o que você é e tudo o que você tem recebido em Suas mãos, e confiar que Ele vai dar-lhes um novo propósito para Sua glória.
Você recebeu dons por uma razão. Você foi colocado onde está de propósito. Separar o seu chamado do seu contexto é deixar de entender ambos. O chamado de Cristo não é para que você descarte a sua história; é para que você declare um novo propósito para ela. As mesmas mãos. Os mesmos instintos. Porém...Nova missão. Novo Senhor.
Próxima semana tem mais!
© 2025 Christopher C. Simpson se dedica a promover uma fé ousada e triunfante dentro do mercado de trabalho global movido pela profunda convicção no poder transformador do Evangelho. Antes de se tornar Presidente do CBMC International, Chris dedicou 28 anos a uma carreira de destaque no setor público como Oficial Comandante do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Serviu no Serviço Secreto, sendo responsável pela proteção de sete presidentes americanos e liderando equipes de elite em complexas missões internacionais de alto risco. Com sua esposa Ana, nativa da Nicarágua, Chris reside em Boca Raton, Flórida, EUA. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2025 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglês,e japonês.
Questões Para Reflexão ou Discussão
1) De que maneira a sua carreira o preparou para impactar o Reino – talvez sem que você tivesse consciência disso no momento?
Continuação: De que forma suas habilidades, relacionamentos ou posição atuais estão posicionados para que o Evangelho exerça sua influência neste momento?
2) Jesus deu um novo propósito para a vocação dos discípulos e não a substituiu por outra. Como isso deveria desafiar nossa presunção sobre o que significa “servir a Deus” no mercado de Trabalho?
Continuação: Você já se sentiu pressionado para separar a sua fé do seu trabalho? Por que, em sua opinião, existe essa divisão?
3) Refletindo sobre sua própria história, onde você vê sinais de que Deus estava trabalhando “remindo, não descartando” seu passado?
Continuação: Que parte de sua jornada profissional você enxerga agora de maneira diferente por causa de sua fé?
4) Na prática, como seria “purificar sua missão por meio de sua fé” em sua área de atuação ou em sua companhia?
Nota: Desejando considerar outras passagens relativas ao tema sugerimos Gênesis 50:20; Romanos 12:1-2; I Coríntios 7:17; Efésios 2:10; Colossenses 3:23-24.
Desafio Para Esta Semana
Existem conversas a serem mantidas, decisões a serem tomadas ou relacionamentos a serem estabelecidos ou fortalecidos esta semana através dos quais você possa intencionalmente começar a viver essas verdades? Que Deus não quer substituir a sua identidade ou recolocar você em algum outro lugar, mas, sim, dar um novo propósito para a pessoa que você é, aquilo que você faz e o lugar onde está para que você esteja ativamente engajado no trabalho para o Seu Reino?
Se você conhece alguém que parece ter um bom entendimento do que significa viver a sua fé no ambiente de trabalho, você pode querer separar algum tempo para encontrar-se com essa pessoa e falar sobre o que ela tem aprendido.
Palestra CBMC com Roberto Paião!
Última Chamada para o Encontro do CBMC Brasil nesta próxima terça-feira dia 14 de outubro às 20h! Se você ainda não se inscreveu, não perca a oportunidade para experimentar momentos de edificação e celebração de Deus em nosso mundo de negócios! Se já se inscreveu, obrigado por sua disposição em participar! Até lá!
Inscreva-se agora e garanta sua vaga: http://bit.ly/4notgiv
Equipe do Maná da Segunda