Maná da Segunda - Reconhecendo e Vencendo os Perigos do Orgulho

0 views
Skip to first unread message

Francisco Vanderlinde

unread,
May 27, 2025, 2:48:10 PMMay 27
to Francisco Vanderlinde

MANÁ DA SEGUNDA

www.cbmc.org.br

http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL

26 de maio de 2025

Vinte e sete anos servindo às comunidades empresarial e profissional


Reconhecendo e Vencendo os Perigos do Orgulho

Por Jim Mathis

 

Recentemente, enquanto eu assistia uma entrevista com o comediante e lendário apresentador de “talk shows” Jay Leno, ele comentou que acredita muito na baixa autoestima. Ele explicou sua perspectiva dizendo que se começasse a pensar que sabia mais do que a pessoa próxima, estaria com problemas. Leno também observou que se começamos a pensar que sabemos tudo, isso quer dizer que decidimos parar de aprender.

 

Quando Leno apresentava o “The Tonight Show”, por exemplo, ele jamais tentava dizer ao pessoal da iluminação ou do som como fazerem o seu trabalho, algo que ele tinha visto alguns apresentadores da TV tentarem fazer. Ele raciocinava que se alguém era o diretor de iluminação da principal rede de shows televisivos, então, essa pessoa era a melhor na sua área. Seria tolice tentar dizer a ela como posicionar as luzes.

 

Como líderes - empresariais, comunitários ou políticos – nosso trabalho é encontrar a melhor pessoa para cada posição e, então, ouvir o que ela diz. Assim que começamos a pensar que somos a pessoa mais inteligente no recinto, estamos fazendo um convite ao desastre. Na Bíblia, Provérbios 16:18 diz: “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda.” Em outras palavras, o orgulho sempre é prenúncio de destruição.

 

Provérbios 11:2 diz: “Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes.” Nada poderia ser mais claro do que isso. O orgulho – ou envaidecimento de si próprio ou de suas realizações – jamais acaba bem. Esse é um tema consistente por toda a Bíblia, bem como na sabedoria secular ao longo de todas as eras.

 

Quando ouvimos alguém gabando-se do quanto é inteligente ou do quão grande é o seu conhecimento, é sinal de que devemos tomar cuidado. Na realidade, essa pessoa pode estar apenas falando consigo mesma, tentando vencer seus medos e inseguranças acerca de suas próprias deficiências.

 

Algumas pessoas poderiam questionar: “Não devemos ter orgulho de nosso trabalho, de nossos filhos ou do nosso time favorito?” Louvar e mostrar orgulho pelas realizações de outras pessoas não é o mesmo que assumir o crédito que outras pessoas merecem, ou presumir que somos os únicos responsáveis por qualquer êxito alcançado.

 

Para sermos bem-sucedidos no que quer que façamos, precisamos continuar sendo aprendizes. Quanto mais rapidamente o mundo se transforma, melhores estudantes precisamos ser. O orgulho, porém, geralmente nos impede de aprender. Porque aprender requer que nos coloquemos na posição em que uma outra pessoa é o professor ou o mentor.

 

Precisamos admitir que existem coisas que não sabemos ou que não estamos habilitados a fazer. Como Provérbios 13:10 nos diz: “O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho.” Sempre podemos encontrar pessoas mais inteligentes, mais habilidosas ou simplesmente melhores em fazer certas coisas do que nós.

 

Tendo sido empresário, profissional autônomo e, às vezes, trabalhador freelance, descobri que precisamos gastar metade do nosso tempo aprendendo e melhorando nossas habilidades. Se tivermos apenas seis horas para derrubar uma árvore, três dessas horas serão mais bem aproveitadas se usadas para afiar o machado – aprendendo como melhorar a nós mesmos.

 

Como Eclesiastes 10:10 no Antigo Testamento da Bíblia declara: “Se o machado está cego e a sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso.”  Gastar tempo apenas nos gabando acerca do quanto somos habilidosos com o machado não vai derrubar a árvore – tanto literal quanto figurativamente.

 

Próxima semana tem mais!


@ 2025 Texto de autoria de Jim Mathis, dono de um Estúdio de Fotografia em Overland Park, Kansas, USA, especializado em trabalhos corporativos, comerciais e artes dramáticas. Também dirige uma Escola de Fotografia. Jim é autor de "Câmaras de Alto desempenho", livro para pessoas comuns sobre fotografia digital. Foi dono de uma Cafeteria e Diretor Executivo do CBMC, em Kansas City, Kansas, Missouri. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.


MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2025 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol,  inglês e japonês.


Questões Para Reflexão ou Discussão  

 

1) Você já trabalhou com alguém que parecia saber melhor do que todos acerca de praticamente tudo? Como foi trabalhar com alguém assim?

 

2) O que você acha da sugestão de Jay Leno que diz que ter “baixa autoestima” é uma coisa boa, significando que é termos a capacidade de reconhecer que outros podem ser melhores do que nós para fazermos certas coisas?

 

3) Você se considera um eterno aprendiz, uma pessoa ansiosa por descobrir novas perspectivas e entendimento acerca de muitas coisas – reconhecendo que você não sabe tudo?

 

4) Como você reage a pessoas que demonstram humildade genuína, colocando outros acima de si mesmos e reconhecendo o valor e contribuições das pessoas com quem trabalha?

 

Nota: Desejando considerar outras passagens acerca do tema sugerimos: Provérbios 15:33; 16:5; 18:12; 21:4; 21:24; 22:4; Filipenses 2:3-4; Romanos 12:10; Tiago 4:6.  


Desafio Para Esta Semana

 

A Bíblia declara que “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (I Timóteo 6:10), mas alguns teólogos têm sugerido que o orgulho, em última análise, é a base de todo o pecado, incluindo o amor ao dinheiro. Isso porque o orgulho faz com que as pessoas queiram sempre mais e mais.

 

O orgulho é uma questão para você? Ele pode se manifestar de muitas formas, inclusive insistindo que sabemos mais acerca de virtualmente tudo. Ele também pode envolver o egoísmo, autopromoção, egocentrismo e muitas outras maneiras de exaltar o ego. Se você se acha lutando contra o orgulho – e a maioria de nós está, numa certa medida – encontre alguém para conversar sobre isso, estando disposto a aceitar seu conselho e suas orações. 

 

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages