MANÁ DA SEGUNDA
http://www.facebook.com/groups/CBMCBRASIL
18 de agosto de 2025
Vinte e sete anos servindo às comunidades empresarial e profissional
Conselhos Somente São Bons Quando Damos Atenção a Eles
Por Robert J. Tamasy
Conselhos são como medicamentos: geralmente só funcionam quando tomados da maneira indicada. No atual mundo empresarial e profissional de tanta complexidade é impossível entender todos os inúmeros fatores que afetam as decisões importantes. É sábio, por isso, buscar o conselho de indivíduos que possam oferecer um entendimento valioso.
Muitas pessoas, entretanto, estão inclinadas a buscar o conselho somente daquelas pessoas que irão concordar e apoiar aquilo que elas já têm a intenção de fazer. Isso pode ser problemático, até mesmo desastroso. Provérbios 12:15 descreve de modo conciso as pessoas que estão abertas a conselhos sadios, bem como aquelas que não estão: “O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos.” Outro versículo de Provérbios cita a sabedoria de receber e agir de acordo com bons conselhos, quando estes são apresentados. “Ouça conselhos e aceite instruções e acabará sendo sábio.” (Provérbios 19:20).
No Antigo Testamento da Bíblia, vemos Moisés se esforçando por prover uma liderança adequada aos muitos milhares de israelitas libertos do cativeiro no Egito. Como em qualquer tipo de sociedade, aquelas pessoas estavam se enredando em todo o tipo de discordância e disputas. Moisés se sentia responsável por resolver aqueles conflitos. Todos os dias ele assentava-se para “julgar as questões do povo, e este permaneceu em pé diante dele, desde a manhã até o cair da tarde.” (Êxodo 18:13). Você pode imaginar a pressão que estava sobre Moisés que tentava julgar centenas de assuntos desde a manhã até quando já era tarde?
O sábio sogro de Moisés, Jetro, reconheceu o problema.“Quando seu sogro viu tudo o que ele estava fazendo pelo povo, disse: ‘Que é que você está fazendo? Por que só você se assenta para julgar, e todo este povo o espera em pé, desde a manhã até o cair da tarde?’...’O que você está fazendo não é bom. Você e o seu povo ficarão esgotados, pois essa tarefa lhe é pesada demais. Você não pode executá-la sozinho.’” (Êxodo 18:14-18).
Jetro sugeriu delegar a maior parte daquela responsabilidade a “...homens capazes, tementes a Deus, digno de confiança e inimigos de ganhos desonestos...Eles estarão sempre à disposição do povo para julgar as questões. Trarão a você apenas as questões difíceis; as mais simples decidirão sozinhos.” (Êxodo 18:21-22). Moisés deu ouvidos ao conselho cheio de discernimento de seu sogro, poupando muitas dores de cabeça para todos.
Compare essa atitude com a de Roboão, que sucedeu seu pai, Salomão, como rei de Israel. Provérbios 11:14 diz: “Sem diretrizes a nação cai; o que a salva é ter muitos conselheiros.” Contudo, o jovem rei não era capaz de discernir entre um conselho sábio e um conselho tolo. Roboão primeiramente consultou os anciãos de Israel que tinham servido a Salomão. O povo lhe havia pedido: “Teu pai colocou sobre nós um jugo pesado, mas agora diminui o trabalho árduo e este jugo pesado...” e os anciãos insistiram para que ele concordasse. “...se hoje fores um servo deste povo e servi-lo...eles sempre serão teus servos" (I Reis 12:4-7).
O orgulho, porém, fez com que Roboão rejeitasse esse conselho e fosse consultar os jovens que tinham crescido com ele. Estes aconselharam: “...dize [a este povo]: Meu pai lhes impôs um jugo pesado; eu o tornarei ainda mais pesado...” (I Reis 10-11). Roboão seguiu este conselho e o resultado foi uma grande divisão. Todos, menos a pequena tribo de Judá, o rejeitaram e escolheram outro rei. Em consequência disso, o reinado de Roboão estava condenado desde o início.
Quando estamos doentes, tomar o remédio como foi prescrito pode ajudar a restaurar a saúde. Para construir e manter uma liderança saudável, dar ouvidos a conselhos sábios também pode servir como um “ótimo remédio”.
Próxima semana tem mais!
Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão de Juan Nieto.
MANÁ DA SEGUNDA® é uma reflexão semanal do CBMC - Conectando Business e Mercado a Cristo, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2025 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL - E-mail: adm.mana@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, inglê e japonês.
Questões Para Reflexão ou Discussão
1) Você é receptivo para receber conselhos quando são oferecidos? Você procura aconselhar-se e receber sábios discernimentos quando enfrenta decisões difíceis? Explique sua resposta.
2) Por que, em sua opinião, as pessoas são relutantes para solicitar e aceitar conselhos? Que fatores essa rejeição envolve?
3) De que maneira pode-se identificar se um conselho é sábio e bem pensado, como foi o caso de Jetro e Moisés, ou tolo, como na situação em que Roboão escolheu dar ouvidos ao conselho de seus jovens amigos e não aos anciãos de Israel?
4) Dê exemplos, de sua própria experiência ou observados em outras pessoas, de quando um conselho ignorado ou rejeitado resultou em consequências bastante negativas. Quais os fatores envolvidos?
Nota: Desejando considerar outros versículos referentes ao tema sugerimos: Salmos 119:9-11; Provérbios 2:1-8; 12:5; 15:22; 19:27; 20:18; 24:5-6; 27:9.
Desafio Para Esta Semana
Com que desafio ou decisão você está lidando neste momento que possa se beneficiar do fato de você estar disposto a procurar conselhos sábios por parte de amigos de confiança, de um mentor, colega ou alguém com grande experiência com quem você presentemente se relacione?
Analise o quanto você está aberto a receber conselhos bem-intencionados. Se descobrir que está relutante para pedir ou receber conselhos sadios, especialmente os que são baseados em ensinamentos da Bíblia, ore sobre isso. Pode ser útil confiar em outra pessoa.