Caras e Caros,
É com imenso prazer que convidamos todas e todos para a estreia de nosso projeto Cine Arquivo.
O CineArquivo é um projeto de extensão desenvolvido no âmbito do Centro de Memória do Sul Fluminense Genival Luiz da Silva/UFF-VR. O projeto consiste na exibição de filmes que abordem as diferentes temáticas dos Direitos Humanos, através de sua projeção na fachada do espaço do Arquivo, situado no antigo 1° BIB, atual Parque da Cidade, em Barra Mansa. Após a exibição dos filmes, haverá uma mesa de debates com convidados/as.
O projeto é desenvolvido através de uma parceria com o coletivo teatral Sala Preta, a Fundação de Cultura de Barra Mansa e o Coletivo Espaço Cultural Francisco de Assis França (ECFA).
VOCÊ SABE O QUE FOI O ARQUIVO DURANTE A DITADURA?
O espaço conhecido como Arquivo serviu como local de tortura de inúmeros trabalhadores, sindicalistas, militantes católicos, militantes de organizações revolucionárias e, até mesmo, soldados de baixa patente que atuaram na resistência à ditadura civil-militar na região sul fluminense.
Atualmente, está em curso o processo de memorialização desse espaço, tendo em vista a criação do CENTRO MEMÓRIA, VERDADE E DIREITOS HUMANOS, no espaço do atual Parque da Cidade, o que colocará Barra Mansa não apenas no mapa internacional dos sítios de memória, como também pretende oferecer à população local um lugar de cultura, educação, esporte e lazer, compromissado com a afirmação dos princípios democráticos e de justiça social.
A transformação do Parque da Cidade em sítio de memória em prol das vítimas da ditadura civil-militar brasileira consta das recomendações contidas nos relatórios da Comissão Nacional da Verdade (CNV), da Comissão Estadual da Verdade do Rio (CEV-Rio) e da Comissão Municipal da Verdade de Volta Redonda (CMV-VR) e cumpre, portanto, uma função reparatória às vítimas da ditadura, bem como oferece uma oportunidade ímpar, no presente, das novas gerações conhecerem seu passado e refletirem sobre em que tipo de sociedade desejam habitar.
Experiências como estas contribuem no sentido da aproximação da população local com a discussão sobre as graves violações de direitos humanos praticadas não apenas no passado autoritário, mas também no presente democrático.
No mês do trabalho, estrearemos o CineArquivo com o filme Que horas ela volta?, de Anna Muyleart, para tratar de uma das categorias mais antigas e numerosas do Brasil: as domésticas.
Sinopse:
Depois de deixar a filha no interior de Pernambuco e passar 13 anos como babá do menino Fabinho em São Paulo, Val tem estabilidade financeira mas convive com a culpa por não ter criado sua filha Jéssica. Às vésperas do vestibular do menino, no entanto, ela recebe um telefonema da filha que parece ser sua segunda chance. Jéssica quer apoio para vir a São Paulo prestar vestibular. Com alegria e ao mesmo tempo apreensão, Val prepara a tão sonhada vinda da filha, apoiada por seus patrões. Mas quando Jéssica chega, a convivência é difícil. Ela não age dentro do protocolo esperado para ela, o que gera tensão dentro da casa. Todos serão atingidos pela autenticidade de sua personalidade. No meio deles, dividida entre a sala e a cozinha, Val terá que achar um novo modo de vida.
Em anexo, o folder do evento.
Aproveito a oportunidade para divulgar a página do Centro de Memória do Sul Fluminense Genival Luiz da Silva (CEMESF), que está à frente da organização deste evento. https://www.facebook.com/cemesf/ Curtam e compartilhem!
Nos vemos lá!
Abs
Alejandra