Implementações voluntárias em Software Livre / Linux

4 views
Skip to first unread message

Rodrigo de Campos

unread,
May 23, 2012, 3:39:25 PM5/23/12
to lug-jo...@googlegroups.com
Pessoal,

Alguém tem conhecimento de alguma instituição em Joinville que eventualmente beneficiaria-se de projetos envolvendo servidores baseados em Linux e até mesmo desktops?

Estou com alguns planos, mas antes de entrar em qualquer detalhe, gostaria de saber se alguém na lista pode me dar alguma dica a respeito de tais lugares.

Obrigado.

--
Rodrigo de Campos.
"If it's broken, fix it; If it works, improve it!"
Tech blog: http://sparc86.wordpress.com

Ricardo Montania

unread,
May 23, 2012, 3:47:22 PM5/23/12
to lug-jo...@googlegroups.com
Opa Rodrigo. Hoje não conheço nenhuma. Mas se eu ficar sabendo de algo, te encaminho.

2012/5/23 Rodrigo de Campos <spr...@gmail.com>
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Linux-User-Group Joinville (Brazil)" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para lug-jo...@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para lug-joinvill...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/lug-joinville?hl=pt-BR.



--
Ricardo Montania Prado de Campos


Manfred P. Wilke

unread,
May 23, 2012, 9:46:16 PM5/23/12
to lug-jo...@googlegroups.com
Olá Rodrigo,

Trabalho atualmente na Linuxville, e nosso foco é justamente implantações de ambientes Linux nos clientes.

Não estou querendo fazer merchan (mesmo porquê não ganho a mais pra isso, hehe), mas vou explicar a minha realidade pra ver se te ajudo em algo, ok?

Tenho pouco tempo de casa lá (mas algum tempo no mercado de TI, em outras empresas), mas pelo que tenho acompanhado no nicho de mercado que atendemos (ao menos em Joinville) é composto em sua maioria por empresas de pequeno porte (raramente médias, mais raro ainda grandes), em sua maioria empresas privadas, e umas poucas sendo órgãos (estaduais ou municipais).

Quase 100% das empresas desse nicho solicitam soluções de baixíssimo custo, sendo este um fator determinante na contratação de soluções OpenSource.

Cabe dizer aqui que as ferramentas levadas ao conhecimento (e posteriormente implantação) nos nossos clientes, apesar de serem OpenSource, são aquelas que o mercado mais aceita e/ou já validou como boas/ótimas e/ou tem cases de sucesso em outras empresas na região próxima (ou até mesmo todas as alternativas anteriores).

Baseado nisso, quase 100% das soluções OpenSource adotadas focam em servidores (Firewall, Servidores de Email, Antispam, Virtualização...), e algumas poucas em Desktops.

Se formos pensar, isso é bastante óbvio: a grande maioria das pessoas são "usuárias de computador" (Sem querer desmerecer ninguém, ok? Ah, não gostou? Então me responda: o que é NFS? Viu?) e quando nascem já é dada junto com a primeira chupeta um CD de instalação de uma versão qualquer de Windows.

Resumindo, elas já "nascem" procurando pela bandeirinha pra clicar.

Obs.: não quero dizer que "tenha" que ser assim, e sim que "hoje ainda é assim".

Como essa grande maioria desconhece o peso bruto que tem os servidores nas redes (pra que serve), muito menos suas características (sistema operacional, configuração...), essas mesmas pessoas (que normalmente também incluem os diretores e gerentes de áreas) delegam o cuidado dessa área ao pessoal de TI, e é este por sua vez que conhece o porquê de se implantar um OS ou outro.

Baseado nessa realidade, e tentando resumir pra você:
- Na parte de Desktops, pra mim faz mais sentido que você procure empresas que tem a necessidade de ter um grande parque de máquinas instalado, com baixo custo, sendo essas máquinas não tão potentes e/ou antigas (doadas, etc). A solução óbvia para isso é Linux nesses Desktops.
Normalmente instituições de ensino (estaduais e municipais) e órgãos de governo tem essas necessidades (creio que o Fundamas deva ter algum projeto nesse sentido).
- Para servidores, eu pesquisaria por empresas pequenas (mesmo aquelas de 1 ou 2 pessoas), que estejam começando agora e que queiram contar com uma gama grande de serviços (site, firewall, email, ftp, antispam...) logo de cara: o investimento é baixíssimo tendo o Linux como uma base estratégica para permitir o seu crescimento (eu me informaria na softville, que encuba várias empresas em fase de "start").

Espero ter ajudado mais do que te confundido, mas eu sou de ensinar a pescar, e não de dar o peixe.


Abraços.

Manfred P. Wilke



Rodrigo de Campos

unread,
May 23, 2012, 10:39:30 PM5/23/12
to lug-jo...@googlegroups.com
Olá Manfred,

excelente a tua contribuição. Na verdade, estou nesse "meio" (Infraestrutura, TI, Unix, Redes,  Software Livre, etc...) mais ou menos desde 1998, então tudo o que tu citou, para mim, não é nenhuma novidade. De forma alguma estou tentando minimizar o teu post, na verdade, acredito que nem todos aqui da lista estão ativamente ligados a esse mundo de Infraestrutura de  TI, então  teu post agrega para essa galera.

Mas enfim, deixando essa conversa de lado. Eu acredito que me expressei mal quando falei em "instituições", me referia não exatamente a empresas (não que eu não esteja aberto para elas também, afinal, dinheiro e conhecimento/experiência sempre são bem-vindos) mas em instituições sem fins lucrativos e que atualmente possuem um quadro de TI precário e tampouco possuem fundos para melhorar isso. Em outras palavras, minha intenção é oferecer um serviço voluntário, porém eu não tenho a mínima idéia de que lugares/instituições teriam esse tipo de necessidade.

Então se alguém aqui souber, eu gostaria de saber também para tomar alguma ação nesse sentido.

Abraços,
Rodrigo

2012/5/23 Manfred P. Wilke <manfred...@gmail.com>

Ricardo "Botto"

unread,
May 24, 2012, 2:52:13 AM5/24/12
to lug-jo...@googlegroups.com
É verdade... Como o Manfred citou, a Fundamas é uma dessas instituições.


Existia há um tempo atrás um projeto de inclusão digital na cidade com umas 10 salas de informática espalhadas
pelos bairros (Todas com máquinas Linux). O projeto pertencia ao então "Comitê Fome Zero - Joinville".

O projeto passou para a responsabilidade da Fundamas e, segundo o site da instituição, parece ter
dado prosseguimento... E pela imagem espero que tenham melhorado a infra-estrutura haha

Fui instrutor em um destes tele-centros e me lembro que eram máquinas com um hardware sofrível e
possuiam uma distro Linux esquisita e desatualizada, mas que servia aos nossos propósitos (ensinar
o uso dos aplicativos de escritório e internet).

Pode ser um bom lugar para começar... Quem sabe eles possam indicar outros projetos similares


Abraços.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages