Olá Rodrigo,
Trabalho atualmente na Linuxville, e nosso foco é justamente implantações de ambientes Linux nos clientes.
Não estou querendo fazer merchan (mesmo porquê não ganho a mais pra isso, hehe), mas vou explicar a minha realidade pra ver se te ajudo em algo, ok?
Tenho pouco tempo de casa lá (mas algum tempo no mercado de TI, em outras empresas), mas pelo que tenho acompanhado no nicho de mercado que atendemos (ao menos em Joinville) é composto em sua maioria por empresas de pequeno porte (raramente médias, mais raro ainda grandes), em sua maioria empresas privadas, e umas poucas sendo órgãos (estaduais ou municipais).
Quase 100% das empresas desse nicho solicitam soluções de baixíssimo custo, sendo este um fator determinante na contratação de soluções OpenSource.
Cabe dizer aqui que as ferramentas levadas ao conhecimento (e posteriormente implantação) nos nossos clientes, apesar de serem OpenSource, são aquelas que o mercado mais aceita e/ou já validou como boas/ótimas e/ou tem cases de sucesso em outras empresas na região próxima (ou até mesmo todas as alternativas anteriores).
Baseado nisso, quase 100% das soluções OpenSource adotadas focam em servidores (Firewall, Servidores de Email, Antispam, Virtualização...), e algumas poucas em Desktops.
Se formos pensar, isso é bastante óbvio: a grande maioria das pessoas são "usuárias de computador" (Sem querer desmerecer ninguém, ok? Ah, não gostou? Então me responda: o que é NFS? Viu?) e quando nascem já é dada junto com a primeira chupeta um CD de instalação de uma versão qualquer de Windows.
Resumindo, elas já "nascem" procurando pela bandeirinha pra clicar.
Obs.: não quero dizer que "tenha" que ser assim, e sim que "hoje ainda é assim".
Como essa grande maioria desconhece o peso bruto que tem os servidores nas redes (pra que serve), muito menos suas características (sistema operacional, configuração...), essas mesmas pessoas (que normalmente também incluem os diretores e gerentes de áreas) delegam o cuidado dessa área ao pessoal de TI, e é este por sua vez que conhece o porquê de se implantar um OS ou outro.
Baseado nessa realidade, e tentando resumir pra você:
- Na parte de Desktops, pra mim faz mais sentido que você procure empresas que tem a necessidade de ter um grande parque de máquinas instalado, com baixo custo, sendo essas máquinas não tão potentes e/ou antigas (doadas, etc). A solução óbvia para isso é Linux nesses Desktops.
Normalmente instituições de ensino (estaduais e municipais) e órgãos de governo tem essas necessidades (creio que o Fundamas deva ter algum projeto nesse sentido).
- Para servidores, eu pesquisaria por empresas pequenas (mesmo aquelas de 1 ou 2 pessoas), que estejam começando agora e que queiram contar com uma gama grande de serviços (site, firewall, email, ftp, antispam...) logo de cara: o investimento é baixíssimo tendo o Linux como uma base estratégica para permitir o seu crescimento (eu me informaria na softville, que encuba várias empresas em fase de "start").
Espero ter ajudado mais do que te confundido, mas eu sou de ensinar a pescar, e não de dar o peixe.
Abraços.
Manfred P. Wilke