Instação de bibliotecas

Décio Vieira

to Lua BR
Srs, estou usando o Fedora Linux 38 Workstation Edition (x86-64). Ele esta com o Lua 5.3.6  Copyright (C) 1994-2020 Lua.org, PUC-Rio instalado.

Não consigo rodar um exemplo usando a biblioteca IUP. Não consigo instalar esta lib.

Estou muito interessado nesta linguagem, porém está muito complicado o trabalho com lib.

Podem me ajudar?

Atenciosamente,
Décio Vieira
(48) 99191-8295
Message has been deleted

Pedro Amaral

to Lua BR
Opa!

Tudo bem ?

Pode enviar mais detalhes dos erros que voce esta tendo ?

Att,

P.A.

Décio Vieira

to Lua BR
sudo ./install

  This script will install the >>Run Time<< libraries in the system
  from the build directories or from the unpacked download.
  It was tested in Ubuntu and in Fedora.

  Must be run with "sudo" at the library folder, or install will fail:
     sudo ./install

  The directory lib/Linux64_64 was not found,
  so installing from unpacked download.

  The downloaded package must already be unpacked in the current directory.
  Do NOT unpack different packages in the same directory.
  For example:
     mkdir iup
     cd iup
     tar -xpvzf ../iup-X.X_Linux26g4_lib.tar.gz

Press Enter to continue or Ctrl+C to abort...

cp: não foi possível obter estado de 'libiup*.so': Arquivo ou diretório inexistente

hrcerq

to lua...@googlegroups.com
Bom dia, Décio.

Pelo que estou entendendo, isso é um problema específico da biblitoeca
IUP, e não exatamente um problema com Lua. Já tentou entrar em contato
com os canais de suporte [1] do IUP?

[1] https://www.tecgraf.puc-rio.br/iup/en/prod.html#suporte

Pela mensagem de erro, o problema ocorreu durante a cópia das
bibliotecas para o diretório de destino (tipicamente /usr/lib64).

E outro ponto pra conferir é se obteve o pacote correto. Veja no
exemplo que colocou:

> tar -xpvzf ../iup-X.X_Linux26g4_lib.tar.gz

Pelo nome do pacote nesse exemplo aí, eu tenho a impressão de que é
destinado a um kernel bem antigo. A propósito os arquivos disponíveis
lá no sourceforge [2] não parecem estar atualizados, os pacotes mais
recentes lá são de 2020.

[2] https://sourceforge.net/projects/iup/files/

--
Att,