Como integrar Lua nas seguintes linguagens C,C++,Java,Python,Ruby,Js,Clojure?

Daniel Lucas

to Lua BR
Alguém poderia me dizer como executo a Lua nessas linguagens, se precisar de algum import qual seria, se eu quiser criar um executável o que devo fazer para a Lua nessas linguagens?

Denis Dos Santos Silva

to Lua BR
Segue uma lista para uma pesquisa muito mais aprofundada.
Cada situação dependendo do uso requer algumas considerações.

C/C++: como é necessário ter um executável recomendaria dar uma olhada no código de referência do próprio interpretador lua

Python:

Ruby:

Js:

Java/Clojure: