Instalação LuaJIT

Thauan Peçanha

Jan 4, 2024, 10:48:11 AMJan 4
to Lua BR
Ola a todos, então, sou novo nesse mundo. Tenho a ultima versão do Lua instalado no windowns, gostaria de saber onde posso baixar o LuaJIT. Obrigado desde ja :D

hrcerq

Jan 4, 2024, 8:57:36 PMJan 4
to lua...@googlegroups.com
> Ola a todos, então, sou novo nesse mundo.Tenho a ultima versão do Lua
> instalado no windowns, gostaria de saber onde posso baixar o LuaJIT.
> Obrigado desde ja :D

Olá. Bem-vindo. Pois bem, o que acontece é que Lua e LuaJIT não são a
mesma coisa (apesar da grande semelhança), e normalmente usa-se um OU
outro, mas não os dois em conjunto. A abordagem proposta nesses dois
ambientes também é diferente, e cada uma pode te atender melhor,
dependendo do que pretende fazer.

* Lua: usado geralmente para scripts, no sentido de embutir dentro de
outro programa ou de estender um outro programa, por sua vez criado em
outros ambientes de desenvolvimento, como C e C++. Nesse tipo de
arquitetura, Lua é responsável por uma interface mais flexível e
dinâmica, o que é útil para construção de plugins, motores de script,
interpretação de arquivos de configuração ou criação de linguagens
específicas de domínio.

Isso não significa que a presença de outro programa seja obrigatória,
Lua também pode ser usado em modo autônomo (standalone) em muitos
casos, mas deve-se considerar que é um ambiente interpretado. Lua
possui apenas a biblioteca C como dependência, portanto para qualquer
plataforma que possua um compilador C, é esperado que seja possível
usar Lua.

* LuaJIT: esse ambiente possui algumas diferenças na linguagem, pois
ele se baseou na versão 5.1 da linguagem Lua, porém com algumas
adaptações da versão 5.2 e mais algumas modificações próprias. Possui
alguns módulos próprios (como FFI), que fazem mais sentido para um
ambiente de desenvolvimento JIT.

Como diz o nome, não é interpretado e sim compilado em tempo de
execução, e geralmente é usado quando é preciso um ganho de
desempenho, porém utilizando apenas (ou principalmente) código
"Lua" (lembrando, existem diferenças com a linguagem Lua oficial).

Existem também algumas considerações sobre portabilidade, pois nesse
caso, as otimizações do compilador variam conforme a plataforma alvo e
algumas arquiteturas mais exóticas podem não suportar.

Se o seu objetivo no momento é apenas aprender Lua, sugiro permanecer
apenas com Lua padrão por enquanto. Mas se por acaso estiver
trabalhando em algum projeto que esteja mais alinhado com o LuaJIT,
nesse caso você deverá buscar mais informações sobre esse ambiente na
página do LuaJIT[1].

[1] http://luajit.org/

O projeto não oferece downloads de pré-compilados, para instalar é
necessário compilar o LuaJIT (instruções também no site) [2]. A menos
que obtenha por um empacotamento de terceiros, como no Cygwin[3].

[2] http://luajit.org/install.html
[3] https://cygwin.com/cygwin/packages/summary/luajit.html

--
Att,