Lua 5.1.5 ainda vale a pena?

Daniel Soares

Jul 8, 2024, 1:03:12 PMJul 8
to Lua BR
Comecei ontem na linguagem lua , e comecei vendo alguns videos no youtube de como começar nesta linguagem, me mandaram instalar a lua 5.1.5, recomendam atualizar ?

Luiz Henrique de Figueiredo

Jul 9, 2024, 10:43:46 AMJul 9
to lua...@googlegroups.com
> Comecei ontem na linguagem lua , e comecei vendo alguns videos no youtube de como começar nesta linguagem, me mandaram instalar a lua 5.1.5, recomendam atualizar ?

Lua 5.1.5 foi lançada em 2012, mais de 10 anos atrás.
Eu recomendo usar a versão atual, Lua 5.4.7.

Eric Chiesse

Jul 9, 2024, 1:06:12 PMJul 9
to lua...@googlegroups.com
Existe a chance de ser o meu curso de Lua. Nele eu recomendo a instalação de lua 5.1 devido ao LuaForWindows ser uma distribuição conveniente para instalação no windows sem precisar de muita burocracia.

Infelizmente LuaForWindows parou no Lua 5.1.

No início do segundo módulo eu oriento como instalar lua 5.3 (um processo similar vai servir para Lua 5.4). Este vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ToAyjsuyT-U

Dito isto, mais de 90% da linguagem vai continuar funcionando da mesma forma que Lua5.1

Boa sorte e bons estudos
---
Eric Chiesse

--
Lua BR - https://groups.google.com/g/lua-br
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para lua-br+un...@googlegroups.com.

Daniel Soares

Jul 9, 2024, 1:41:29 PMJul 9
to Lua BR
no site da lua binaries so tem ate o 5.4.2

Gilberto F da Silva

Jul 9, 2024, 3:35:01 PMJul 9
to lua...@googlegroups.com

Thallys Pereira

Jul 9, 2024, 4:51:47 PMJul 9
to Lua BR
AULAS e PALESTRA, atualmente estou aprendendo LUA solo apenas com livro na ultima versão usando o  Mint e Kubuntu, agora que sei que tem cursos bons já vou ir atrás de ver rs

Hugo Cerqueira

Jul 9, 2024, 9:34:38 PMJul 9
to lua...@googlegroups.com
> Comecei ontem na linguagem lua , e comecei vendo alguns videos no youtube
> de como começar nesta linguagem, me mandaram instalar a lua 5.1.5,
> recomendam atualizar ?

Olá, Daniel.

Apesar de recomendar, para projetos novos, o uso de uma versão mais
nova, em face das mudanças que a linguagem sofreu entre as versões, há
pouco que se possa falar contra a versão 5.1 a ponto de dizer que ela
não deve utilizada, ainda mais se tratando de estudos. Voc* consegue
transpor muito do que aprende usando o 5.1 para versões posteriores.

O motivo por muitos tutoriais se guiarem por essa versão pode variar.
Alguns são mais antigos, outros (especificamente no Windows) usam o Lua
for Windows, que parou na versão 5.1, outros talvez estejam ensinando
Lua para uso embutido em algum programa que usa essa versão, enfim.

Isso dito, alguns pontos com os quais deve ficar atento, pois mudam
significativamente entre a 5.1 e as versões mais novas:

- conceito de ambientes

O conceito de ambientes muda bastante da versão 5.1 para 5.2 e
posteriores. Se antes, se usava as funções getfenv e setfenv para
definir ou identificar o ambiente (que era específico por função), a
partir de Lua 5.2, o ambiente é armazenado na tabela identificada por
_ENV, o qual dispensa funções específicas para o acesso, por ser uma
variável local externa.

Na API C também já não é possível acessar o ambiente a partir da versão
5.2.

- construção de módulos

Na versão 5.1, um mecanismo para construção de módulos (module) foi
criado. Porém depois, na 5.2 ele foi depreciado pois o uso do novo
conceito de ambientes já suporta a construção de módulos, sem
necessidade de um mecanismo específico para tal. A partir da versão 5.3
a função module é efetivamente removida.

- depreciação/remoção da função loadstring

A função loadstring é depreciada na versão 5.2, em favor da função
load, que passa a poder ler strings também. Depois, na 5.3, a função
loadstring é removida.

- operações bit a bit

A versão 5.2 inclui um novo módulo (bit32) que suporta operações bit a
bit (bit AND, OR, NOT, XOR), e depois a 5.3 deprecia o módulo em favor
de operadores nativos (o que vem junto com uma representação interna
dos números inteiros como inteiros em C).

- interpretador interativo

Uma conveniência a partir da versão 5.3 está no interpretador: se você
informar um valor literal ou o nome de uma variável, esse mesmo valor
será retornado. Para obter o mesmo efeito nas versões 5.1 e 5.2, o
valor deve ser sempre precedido do sinal de igual (=).

--
Att,
@hrcerq

0/ ´ ° ` o ´ ° ` \0

Hugo Cerqueira

Jul 9, 2024, 9:52:55 PMJul 9
to lua...@googlegroups.com
A propósito, não sei qual sistema operacional está usando, mas se não
quiser compilar Lua, existem várias opções disponíveis.

- Para Windows:

- O Lua for Windows só vai até a versão 5.1.

- Você pode usar o LuaRT

- Você pode usar o ambiente Cygwin [3] (que possui um gerenciador de
pacotes, apt-cyg), para obter uma versão que roda no ambiente Cygwin

- Você pode usar o ambiente MSYS2 [4] (que possui um gerenciador de
pacotes, pacman), para obter uma versão que roda nativamente no
Windows

- Você pode usar o WSL para obter Lua dentro de um Linux virtualizado
(usando o repositório da distribuição)

- Você pode obter diretamente pelo LuaBinaries[5]

[1] https://github.com/rjpcomputing/luaforwindows
[2] https://luart.org/
[3] https://www.cygwin.com/
[4] https://www.msys2.org/
[5] https://luabinaries.sourceforge.net/

O LuaRT usa a versão 5.4. Os repositórios do Cygwin e MSYS2 possuem as
versões de Lua mais recentes (além do 5.1, a 5.2, 5.3 e 5.4).

No caso do LuaBinaries, para atualizar é preciso baixar novamente e
descompactar. Gerenciadores de pacotes lidam com atualizações de forma
automatizada (embora versões anteriores a 5.4 não possuam mais
atualização a ser feita).

- Para Linux e Unix no geral:

- A maioria já possui versões pré-compiladas em seus repositórios,
que é o método mais indicado de obter Lua para esses casos.

- LuaBinaries também possui algumas versões pré-compiladas para Linux.

- Para Mac

- Você pode usar o Homebrew [6]

- LuaBinaries também possui algumas versões pré-compiladas para Mac.

[6] https://brew.sh/