Arquivos binários/pré-compilados precisam voltar

Gabriel Peixoto

to Lua BR
Não há uma nova versão dos arquivos binários/pré-compilados da Lua já faz pelo menos uns dois anos, e a luaJIT eu não sei dizer se está sendo atualizada. Da ultima vez que olhei, tinha vários anos sem updates.

Isso faz muitos leigos, como eu, que não sabem compilar(principalmente no Windows, sendo que todos os tutoriais que eu encontro são para Linux) desistirem da linguagem :T

Denis Dos Santos Silva

to Lua BR

hrcerq

to lua...@googlegroups.com
Boa tarde, Gabriel.

Já conferiu o LuaBinaries[1]?

https://luabinaries.sourceforge.net/download.html

De fato, o Lua 5.4 para Windows ainda não tem o build mais recente
(5.4.6), mas para estudos é bastante tranquilo usar o 5.4.2. Para
produção, existe ainda a possibilidade de usar o 5.3 que possui o build
mais recente (5.3.6).

Ainda outra opção é o projeto Luart[2].

[2] https://luart.org/

--
Att,
@hrcerq

0/ ´ ° ` o ´ ° ` \0

Ezequiel Rabelo Aguiar

to Lua BR
Boa tarde a todos.

Para os usuários iniciantes recomendo o ZeroBrane Studio (download) que é um excelente IDE e tem os binários mais atualizados.

Para os usuários intermediários e avançados, recomendo-o também, por ter um debugger muito bom.

Gabriel Peixoto

Mar 3, 2024, 6:36:05 PMMar 3
to Lua BR
tinha que ter um arquivo pré compilado para Windows, Linux e MacOS no site.

Eric Chiesse

Mar 3, 2024, 8:07:56 PMMar 3
to lua...@googlegroups.com
Acho que atualmente seria legal alguma ferramenta de atualização de binários como várias linguagens já dispõem. Por exemplo:
Python -> pyenv
Haskell -> ghcup
Rust -> rustup

Essas ferramentas ajudam bastante a gerenciar as instalações das linguagens e suas ferramentas.
---
Eric Chiesse

Gabriel Peixoto

Mar 5, 2024, 1:15:40 PMMar 5
to Lua BR
concordo. Uma ferramenta oficial para atualizar a versão dos binários + disponibilizar binários para Windows, Linux e MacOS direto no site oficial serial ideal

hrcerq

Mar 12, 2024, 6:45:49 PMMar 12
to lua...@googlegroups.com
> tinha que ter um arquivo pré compilado para Windows, Linux e MacOS no site.

Admito que não vejo desse modo.

Quero dizer, na página de download [1] do projeto já existe um link
apontando para o LuaBinaries [2] que mencionei antes, o qual dispõe dos
pré-compilados para essas plataformas. Sinceramente, não vejo grande
diferença entre isso e os arquivos estarem hospedados em um servidor de
arquivos no domínio lua.org.

[1] https://lua.org/download.html
[2] https://luabinaries.sourceforge.net/download.html

Até porque, vale lembrar, manter binários para diferentes versões e
plataformas possui um custo de máquinas (servidores de arquivos,
infraestrutura de compilação, etc.) e pessoas (desenvolvimento e
testes), ainda que apenas para essas três plataformas.

hrcerq

Mar 12, 2024, 6:50:38 PMMar 12
> [...]
> Acho que atualmente seria legal alguma ferramenta de atualização de
> binários como várias linguagens já dispõem. Por exemplo:

Isso é relativamente simples de fazer, porém não de forma portável (o
que seria um entrave para um projeto que se propõe portável como Lua).

De todo modo, pensando nos objetivos de portabilidade e embutibilidade
de Lua, isso acaba não sendo algo tão crítico para Lua como para esses
ambientes, nos quais é mais comum desenvolver programas "standalone".

Mas nada impede que seja feito como um projeto por fora. E na realidade
já existe isso, veja:

https://github.com/cehoffman/luaenv