[Capítulo 3] App Web / Android WebView

87 vues

Ronny Santana

non lue,
11 févr. 2014, 19:12:2611/02/2014
à livro-we...@googlegroups.com
Iniciando o "Capítulo 3" do livro, veio uma dúvida... O título diz App ou Web? Então lembrei que uma vez vi algo sobre WebView do Android, não poderia ser App Web? o WebView do Android é baseado no webkit "It uses the WebKit rendering engine". http://developer.android.com/reference/android/webkit/WebView.html

Então, o que vocês acham?

Sérgio Lopes

non lue,
11 févr. 2014, 19:41:1811/02/2014
à Ronny Santana,livro-we...@googlegroups.com
Oi Ronny!

Excelente questionamento.

Eu defino "App" como um aplicativo instalado no aparelho, o que inclui Apps nativas das plataformas e Apps em HTML5 escritas em cima das WebViews (geralmente com PhoneGap ou semelhantes). E eu defino "Web" como o acesso a um site via navegador, sem exigência de instalação.

Como digo no livro, esse cenario é complicado porque podemos usar a mesma linguagem (HTML5, JavaScript) em ambos os cenarios, tanto Web quanto App. Mas ha diferencas fundamentais nesses dois cenarios. E, tirando o fato de se usar HTML5, uma App com PhoneGap por exemplo tem mais semelhanças com uma App nativa que com Web.

Por isso acho que o termo mais correto a se usar é "App HTML5" ao invés de "App Web".

PS. e, claro, pra zonear ainda mais as definicoes, há ainda quem divida a Web em Websites e Webapps, mas aí já é assunto pra outra discussão :)

Abraço!

Ronny Santana(tm) (c) 2014

non lue,
11 févr. 2014, 20:08:2011/02/2014
à sergio...@caelum.com.br,livro-we...@googlegroups.com
Entendi Sergio... E a questão do "App HTML5", o webview Android é webkit, seria basicamente o mesmo webkit do Chrome? Tudo que renderiza no Chrome do Android ou do PC, seria renderizado da mesma forna do webview?

Acho interessante dá as duas alternativas para o usuário, o site normal responsive, e o APP instalado, que seria basicamente o mesmo site normal responsive, adaptado no webview.

Tudo é questão de planejamento, não tenho experiência nenhuma em responsive, estou lendo aos poucos seu livro, comprei o do Tarcio também.
--
Ronny Santana™ © 2014 ~ All Rigths Reserved
onl...@ronnysantana.com.br

Sérgio Lopes

non lue,
12 févr. 2014, 00:07:2412/02/2014
à Ronny Santana(tm) (c) 2014,livro-we...@googlegroups.com
Tanto o Android quanto o iOS têm uma webview baseada em webkit. É o mesmo engine por trás do Safari e do Chrome (o webkit é a base que originou o blink dos Chromes atuais). No Android 4.4 KitKat, o Google trocou o webview de webkit puro pra ser um chromium completo, o que é uma boa coisa.

É uma opção sim dar uma app instalada que sobe um webview com o site responsivo. Só não sei se vejo muito valor nisso, o que o usuário ganharia. Se for só pra ter um ícone na home, ele pode simplesmente favoritar seu site e pronto.

E existe ainda uma outra categoria meio intermediária que é uma página web poder ser adicionada na home mas se comportar visualmente quase como uma nativa (subir o browser em full screen, sem barra de endereços). Tanto o Safari quanto o Chrome suportam isso, através de uma metatag simples: https://developers.google.com/chrome/mobile/docs/installtohomescreen?hl=pt-br

Abraço!

Ronny Santana(tm) (c) 2014

non lue,
12 févr. 2014, 06:24:0412/02/2014
à sergio...@caelum.com.br,livro-we...@googlegroups.com
Muito bom essa meta "mobile-web-app-capable", testei e funcionou perfeitamente... Só não ficou totalmente fullscreen como a API do HTML5 "fullscreen", vou dá uma pesquisada pra vê se funciona totalmente fullscreen...
http://s.codepen.io/ronnysantana/fullpage/elrag

Screen do fullscreen html no Android 4.3

Inline image 1

Ronny Santana(tm) (c) 2014

non lue,
13 févr. 2014, 15:09:2013/02/2014
à sergio...@caelum.com.br,livro-we...@googlegroups.com
Ola Sergio, boa tarde...

Dando andamento na leitura do seu livro, vi que você cita dois livros (até agora) da "Editora A Book Apart", você saberia me dizer se alguma editora no Brasil já fizeram desses livros?

Fiquei interessado, mais como não tenho domínio do inglês, fica difícil...

Vlw!

Sérgio Lopes

non lue,
13 févr. 2014, 16:19:0913/02/2014
à Ronny Santana(tm) (c) 2014,livro-we...@googlegroups.com
Acredito que não, só o original mesmo.
Mas os livros da Casa do Código são excelentes pra ler em PT
Répondre à tous
Répondre à l'auteur
Transférer
0 nouveau message