Duvidas sobre o capitulo 2 do livro Desbravando Java e Orientação a Objetos.

Mário Mororó

to livro-java-oo
  1. A aplicação criada se chama livraria dentro dela ha outros nomes como; CalculadoraDeEstoque e MeuPrimeiroPrograma. O que são essas classes são programas dentro do programa livraria?
  2. Sobre os tipos primitivos e os tamanho deles, o que significa 1 bit, 1 byte. Se um boolean equivale 1 bit, o que sera? Sendo que uma expressão booleana resulta em valor true ou falso.
  3. Em que momento utilizo o recurso casting poderia me dizer outro exemplo?.
  4. No livro fala sobre as condiçoes if, else, if else, existem outras? Poderia me explicar o que significam essas condiçoes?.
  5. Em relação em deixar o codigo mais enxuto usando os operadores ternario, e o de atribuição unario. Influencia no consumo de memoria ou deixa o aplicativo mais rapido, qual o objetivo em escrever o codigo de forma enxuta?

Rodrigo Turini

to Mário Mororó, livro-java-oo
Oi Mário

> A aplicação criada se chama livraria dentro dela ha outros nomes como; CalculadoraDeEstoque e MeuPrimeiroPrograma. O que são essas classes são programas dentro do programa livraria?

Na verdade, livraria é o seu "projeto". Dentro de um projeto, podem existir várias classes executáveis, com método main, que chamamos de programas. Mas no geral, em um projeto não acadêmico, você vai ter 1 único executável dentro de um projeto.

> Sobre os tipos primitivos e os tamanho deles, o que significa 1 bit, 1 byte. Se um boolean equivale 1 bit, o que sera? Sendo que uma expressão booleana resulta em valor true ou falso.

bit, byte, etc são medidas de tamanho ou quantidade de memória na computação. 1 bit é a menor unidade de informação que pode ser transmitida. No caso do boolean true e false, ele não precisa guardar todos esses caracteres pra saber que é verdadeiro ou falso, basta 1 bit pra arquivar isso (com 0 e 1, por exemplo).

você pode ler mais sobre isso aqui https://pt.wikipedia.org/wiki/Byte

> Em que momento utilizo o recurso casting poderia me dizer outro exemplo?.

Mais pra frente, no final do livro, tem outros exemplos de casting que vão além dos tipos primitivos (quando você aprende polimorfismo). Se ainda não chegou nesse parte, não se preocupe em entender completamente agora. Lá tudo vai ficar mais claro. Se você já passou dessa parte e ainda não entendeu, me avise, que dou mais exemplos aqui. Ta bem?

> No livro fala sobre as condiçoes if, else, if else, existem outras? Poderia me explicar o que significam essas condiçoes?.

O if/else/ifelse são condicionais, isto é, quando você só quer tomar uma ação SE alguma condição for atendida. Durante o livro usamos mais algumas vezes e, com a prática, você vai perceber que não tem muito mistério. Fora essas condicionais, tem os loopings como for/while/dowuilhe que o livro comenta também.

> Em relação em deixar o codigo mais enxuto usando os operadores ternario, e o de atribuição unario. Influencia no consumo de memoria ou deixa o aplicativo mais rapido, qual o objetivo em escrever o codigo de forma enxuta?

O único objetivo é que, as vezes as formas mais enxuta é mais simples de ler e entender. Não tem ganho de memória.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "livro-java-oo" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para livro-java-o...@googlegroups.com.