Comunicação entre Activity e o fragment de um viewPager

Janfrancisco Ramalho

Jul 4, 2016, 8:56:23 PM7/4/16
to Livro Dominando o Android
Olá Glauber, tudo bem? Pode me ajudar em uma questão. Já pesquisei em vários sites mas não tive respostas. Tenho um app com três abas que utiliza um fragment Pager Adapter para instanciar três fragment. Estou querendo chamar um método de um desses três fragment a partir da Activity pai. Como posso fazer isto
Agradeço antecipadamente

nglauber

Jul 5, 2016, 8:19:22 AM7/5/16
to Livro Dominando o Android
Oi Janfrancisco,

Existem algumas maneiras de fazer isso:

1) Utilizando a biblioteca EventBus/Otto (slide 36)

2) Via Broadcast Receiver
Capítulo 9 do livro

3) Implementando o padrão observer
https://en.wikipedia.org/wiki/Observer_pattern
Seu Fragment é um Observer da sua Activity (que é um Observable/Subject).

Todas as abordagens seguem o mesmo princípio. O seu Fragment registra-se como listener da sua Activity, e quando o evento for disparado pela sua activity, o Fragment será notificado.

Qualquer dúvida, me fala.

4br4ç05,
nglauber

Janfrancisco Ramalho

Jul 5, 2016, 5:47:15 PM7/5/16
to Livro Dominando o Android
Obrigado Glauber pelas respostas. Qual você me indicaria para utilizar no meu caso?

nglauber

Jul 5, 2016, 6:53:43 PM7/5/16
to Livro Dominando o Android
Depende do caso, mas acho que o EventBus deve te atender. Usa ele mesmo ;)

Janfrancisco Ramalho

Jul 5, 2016, 7:02:51 PM7/5/16
to Livro Dominando o Android
Obrigado pela resposta. Estava decidido a usar esta lib mesmo. Mas de qualquer forma, tentarei também com as outras formas para treinar.
Boa noite.