Cap 6 - Fragment

Celso André

Mar 20, 2016, 11:50:19 AM3/20/16
to Livro Dominando o Android
Boa tarde Srs.

estou com dificuldades com o programa proposto neste capitulo, por causa do novo formato que o Android Studio disponibiliza na Activity Main, pois agora o xml é dividido em 2(mainactivity;xml e content.xml).

Podem me ajudar por gentileza?

a partir de agora tenho que trabalhar com esses dois arquivos?

onde eu devo inserir as fragments, na activity ou na content?

Coloquei o codigo aqui para analise, se alguem quiser dar uma olhada.

Desde ja muito obrigado

nglauber

Mar 20, 2016, 1:42:21 PM3/20/16
to Livro Dominando o Android
Oi Celso,

Provavelmente no momento da criação do projeto você escolheu o template "Blank activity" ao invés de "Empty activity" por isso que foram criados esses dois arquivos.
O Android Studio está usando essa abordagem agora (creio eu) por conta da grande hierarquia de componente utilizados:
<CoordinatorLayout>
   <AppBarLayout>
       <Toolbar>
   <FrameLayout>
Separando os arquivos fica mais simples.

4br4ç05,
nglauber

Celso André

Mar 20, 2016, 7:58:29 PM3/20/16
to Livro Dominando o Android
Muito Obrigado pelo seu retorno Sr. Nelson,

então a partir de agora é para usar Empty activity, certo?

vou tentar refazer o exercicio nesta activity e retornarei.

Muito obrigado

Janfrancisco Ramalho

Mar 25, 2016, 9:03:19 PM3/25/16
to Livro Dominando o Android
Glauber, aproveitando essa ocasião. Parece que este padrão de se usar dois xml ´para compor o layout da activity( activity_main e content_main) é um padrão recomendado da Google. Voce pode explicar porque? Alguns exercicios do seu livro eu faço só alterando o content_main, porém apresenta alguns erros na renderização no celular.

Abs,

nglauber

Mar 26, 2016, 1:52:06 PM3/26/16
to Livro Dominando o Android
Oi Janfrancisco,

Na minha opinião, não é que seja um padrão do Google, mas sim um padrão de programação. O famoso "dividir para conquistar".
No arquivo activity_qualquer.xml ficam os componentes como Toolbar, AppBarLayout, TabLayout, CoordinatorLayout, etc. E no arquivo content_qualquer.xml fica o conteúdo propriamente dito.
Assim evitamos ter um arquivo de layout muito grande dividindo-o em dois. Se você perceber, o primeiro dá um <include> no segundo. Em tempo de execução ele adicionará o primeiro ao segundo.

Assim como é no desenvolvimento web, quando eu tenho um trecho de layout que se repete em outro lugar, eu o separo em um arquivo de layout para reusá-lo em outras partes da aplicação.

4br4ç05,
nglauber
Message has been deleted

Naldo Madeira

Apr 10, 2016, 8:57:24 AM4/10/16
to Livro Dominando o Android
Eu estava com esse mesmo problema, tinha atualizado o Android Studio para a versao 1.5, utilizava a 1.3, como não sabia desse detalhe fiquei muito confuso, ai voltei pra versão 1.3 que não tinha esse problema.
Nelson Glauber, você indica utilizarmos somente as versões estáveis do android studio? ou podemos utilizar aquelas versões canary e etc.

nglauber

Apr 10, 2016, 5:44:26 PM4/10/16
to Livro Dominando o Android
Oi Naldo,

Utilizar uma versão preview (beta/canary)) tem o benefício de trabalhar com as funcionalidades mais recentes da IDE e ir nos familiarizando com elas. Entretanto, ela pode possuir diversos bugs que devemos saber contornar.
Em casa, para meus testes, utilizo sempre a versão preview/beta para ir testando, mas no trabalho, só a estável.

4br4ç05,
nglauber