Valdeck
unread,Nov 5, 2009, 9:00:42 AM11/5/09Sign in to reply to author
Sign in to forward
You do not have permission to delete messages in this group
Either email addresses are anonymous for this group or you need the view member email addresses permission to view the original message
to Literatura e Arte
Por: Valdeck Almeida de Jesus
O primeiro contato com os livros foi aos seis anos, quando comecei a
estudar. Na época, morava na periferia de Jequié com minha mãe, meu
pai e três irmãos menores. Meu pai era analfabeto e trabalhava roçando
os campos. Minha mãe, também analfabeta, era do lar. Miséria e pobreza
sempre nos castigaram. Tínhamos tudo para não dar certo.
Felizmente as “letras” cruzaram minha vida. Ao chegar à escola,
troquei os brinquedos rudimentares por cartilha, ABC e tabuada. Era um
mundo fascinante e desafiador: os desenhos dos livros, a dança das
letras e os segredos dos números. Quando a professora Lina lia as
histórias de “Alice”, eu e Valquíria, minha irmã, ficávamos
extasiados. “Viajávamos” na magia dos contos infantis e esquecíamos os
problemas do dia-a-dia. Tive a sorte de ter contato com livros de uma
forma lúdica, diferente do didatismo convencional que caracteriza as
escolas. As lições de casa eram leitura e releitura do texto aprendido
na classe.
Valdeck Almeida de Jesus. Minha paixão por livros:Por: Valdeck Almeida
de Jesus [internet]. Versão 4. Knol. 2009 mar 12. Disponível em:
http://knol.google.com/k/valdeck-almeida-de-jesus/minha-paixão-por-livros/w1gyqd0vzrxc/1.