Mensagem da Semana

2 views
Skip to first unread message

aeug...@uol.com.br

unread,
Jan 23, 2020, 12:23:34 PM1/23/20
to Eugenio 1

Olá,

 

Lembremo-nos de que não estamos sós, pois fazemos parte do TODO.

 

Recordando os mitos.

 

Bom ano.

 

Vitória Sempre.

 

A. Eugenio Brito

 

Saber, Ousar, Agir e Calar 

AS GOTAS DE SABEDORIA

 
 

Teseu e o mito do Minotauro | Mitologia Grega

A História de Teseu

O jovem Teseu era filho de Egeu (rei de Atenas) e Etra (filha do rei de Trezena).

No grego, o nome Teseu significa “homem forte”. Egeu colocou sua espada e sandálias embaixo de uma imensa pedra e pediu a Etra que assim que Teseu atingisse a maioridade, tirarasse os objetos guardados ali. Depois disso, Teseu deveria ir ao encontro do pai em Atenas.

Demonstrando muita força, Teseu pegou a espada e sandálias do pai e foi ao encontro de seu pai, por um caminho considerado muito perigoso e repleto de salteadores.

Logo no primeiro dia da viagem, Teseu deparou-se com o filho de Vulcano, chamado Perifedes. Depois de derrotá-lo.

Um pouco depois, o herói grego encontrou Procrusto, um monstro que tinha como prática amarrar suas vítimas numa cama de ferro.

Caso a vítima fosse menor que a cama, ele esticava a pessoa até que desse para amarrar, se fosse maior, cortava algumas partes do corpo até adequar ao tamanho da cama. Teseu enfrentou esse monstro e o derrotou. Antes de chegar a Atenas, Teseu derrotou com coragem diversos outros salteadores e tiranos.

Ao chegar em Atenas, Teseu foi reconhecido como filho e herdeiro de Egeu. Nesse mesmo período, Atenas passava por um momento bastante difícil, pois era obrigada a pagar abusivos tributos a Minos, rei de Creta. Tais tributos consistiam em oferecer 7 rapazes e 7 donzelas que serviriam de alimento para o Minotauro, um monstro com cabeça de touro e corpo de homem.

A temida criatura morava em um labirinto, chamado de “labirinto do Minotauro”, do qual ninguém conseguiria sair sem a ajuda adequada. Ao saber da situação, Teseu se oferece como uma das vítimas. O objetivo era entrar no labirinto e derrotar o Minotauro, fazendo com que os rapazes e donzelas de Atenas não mais corressem o risco de serem mortos.

Assim que as donzelas e rapazes, incluindo Teseu, chegaram à cidade de Creta, Teseu conheceu Ariadne, que era filha do rei. Essa jovem ofereceu como presente a Teseu uma espada e um novelo de linha para que ele conseguisse derrotar o monstro e logo depois saísse do labirinto.

Teseu foi bem-sucedido em sua missão. Matou o Minotauro, conseguiu fugir do labirinto e livrou definitivamente o povo de Atenas do pagamento desse imposto.

Ao retornarem para Atenas de navio, Teseu caso conseguisse matar o Minotauro, deveria substituir as velas negras do navio por velas brancas, mas ele esqueceu.

Logo que o navio se aproximou e o pai de Teseu viu as velas negras, pensou que seu filho havia morrido. Isso fez com que o rei Egeu cometesse suicídio ao se afogar no mar. Hoje, esse local recebe o nome de Mar Egeu. Depois da morte de Egeu, Teseu é escolhido como rei de Atenas.

No mito de “Teseu e o Minotauro”, a jovem Ariadne também ganha um papel de destaque, já que foi graças à ajuda dela que o herói conseguiu derrotar o Minotauro, fugir do labirinto, salvar seus companheiros e livrar os atenienses de futuras ameaças.

De acordo com as lendas gregas, Ariadne ajudou Teseu pelo fato de ter se apaixonado por ele. A paixão foi correspondida e o herói também se encantou com a princesa Ariadne, que era filha do rei Minos e da rainha Parsífae. O novelo de lã que Ariadne entregou a Teseu ficou conhecido como o “Fio de Ariadne”.

https://www.mitologiaonline.com/mitos-lendas-historias/teseu/

 

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages