Re: firmware

Fábio Rabelo

Bom dia .

Qual é o processador que o Sr. está usando nesta placa ?

Esta placa suporta vários processadores que não tem vídeo embutido, pode ser este o problema .

Outra pergunta : qual porta de vídeo o Sr. está usando ?

Já tive alguns problemas para que algum linux reconhecesse monitor na porta HDMI, mas na Displayport funcionava perfeitamente .

Fábio Rabelo

Em qui., 29 de set. de 2022 às 08:49, maikon leao <maiko...@hotmail.com> escreveu:
Olá pessoal da comunidade Debian, estou procurando um firmware para placa mãe Asus-Prime H510M-E.

Todo o hardware desta placa mãe funciona perfeitamente com o Debian exceto o vídeo-onboard que nem detecta meus monitores.

Caso alguém souber de algum firmware pois testei cada firmware disponível no non-free do debian e não achei a solução.

Agradeço antecipadamente a toda comunidade.

Fábio Rabelo

O Sr. está esbarrando em dois problemas históricos do debian .

Uso de 2 monitores, e portas HDMI .

Encontrei estes problemas pela primeira vez em 2015, na época encontrei as "explicações" em fóruns ( em Inglês, não há volume suficiente de usuários em PT para que este fórum chegue a ser útil )  .

Tem a ver com a mentalidade extrema dos desenvolvedores do Debian em relação a firmware( ou qualquer coisa na verdade ) proprietário .

Cada monitor tem um código EDID que descreve exatamente o que ele faz, resoluções e frequências de varredura .

E esta informação é, bem, proprietária .

Qualquer um pode puxar isto via internet, existe um banco de dados centralizado sobre isto .

Mas como estes dados são considerados "non-free" pelos desenvolvedores do Debian, eles usam um bando de dados "alternativo" que é voluntário, cada um coloca nele o que desejar, e a maioria dos fabricantes de monitores simplesmente o ignoram, para quê ter este trabalho adicional se já existe um bando de dados sobre isto ?

Sem estes dados do EDID o SO simplesmente não sabe o que aquele monitor pode fazer, pto é ignorado pelo SO .

O tipo de extremismo que vem prejudicando o Linux a décadas .

Foi por este motivo que eu acabei comprando um monitor Ultra Wide com resolução de 3880 x 1440, assim eu não preciso de 2 monitores, e uso a porta Displayport ao invés da porta HDMI .

Economizar dores de cabeça .

Uma solução alternativa seria tentar o Ubuntu Studio, ele costuma se dar bem com cenários de 2 ou mais monitores .

Boa sorte .

Em qui., 29 de set. de 2022 às 09:38, maikon leao <maiko...@hotmail.com> escreveu:
Processador: 11th Gen Intel(R) Core(TM) i5-11400 @ 2.60GHz

A placa mãe somente suporta um processador.

A placa de video é onboard, integrada na placa mãe

Utilizo dois monitores uma na porta hdmi e outra na porta vga.

---- Já tive alguns problemas para que algum linux reconhecesse monitor na porta HDMI, mas na Displayport funcionava perfeitamente .

Concordo com você Fábio, quando conecto o segundo monitor na porta HMDI vem o problema no Debian.

Fiz teste em uma distribuição baseada no Debian o kali Linux para saber se eu estava com problemas de hardware em meu pc
e funcionou após eu fazer as configurações usando um monitor na porta VGA e outra na HDMI, mas prefiro o Debian.

Testei no Fedora e funcionou, mas eu não gosto do Fedora, testei no CentOS7 funcionou, mas eu não gosto do CentOS

Enfim resumindo eu enviei para a comunidade após testar tudo porque gosto muito do Debian uso ele a mais de 7 anos e não irei mudar
por isso pedi um help aqui na comunidade e continuo otimista aqui na lista.

Fábio obrigado pela atenção, mas se tiver algo em mente é só me avisar que vou testar aqui, enquanto isso vou continuar buscando uma
solução aqui.

Bom dia Sr. Maikon Leão

De acordo com o site intel (https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/212270/intel-core-i511400-processor-12m-cache-up-to-4-40-ghz.html) o processador em quentão não possui vídeo integrado, assim sendo faz-se necessário o uso de uma placa de vídeo off board para geração de imagem quando utilizando esse processador.

Se o Sr. verificar o site do fabricante da placa mão (https://www.asus.com/br/Motherboards-Components/Motherboards/PRIME/PRIME-H510M-E/techspec/) vai identificar que essa placa não possui uma placa gráfica integrada, ela penas possui portas de saidas para os graficos gerados pelo processador que está sendo utilizado.

Sou usuário GNU/Debian a um bom tempo e até hoje não tive problemas em utilizar dois monitores no sistema não.

Minha placa mãe, MSI Z490-a pro, vem de fábrica com a opção de uso de dois monitores desabilitado na "BIOS", quando precisei usar o vídeo on board (vídeo do processador) nela tive que habilitar na própria "BIOS", fora esse caso nunca tive problemas com uso de vários monitores no GNU/Debian.

Espero ter ajudado.

Com os melhores comprimentos

Maurício Dionísio de Souza
Engenheiro de Software
(94) 99198-1142
(94) 98103-8899

Antonio Terceiro

Olá,

Em primeiro lugar, obrigado por disponibilizar o seu tempo para ajudar
outros usuários do Debian.

On Thu, Sep 29, 2022 at 10:41:23AM -0300, Fábio Rabelo wrote:
> [...]
> pode fazer, pto é ignorado pelo SO .
>
> O tipo de extremismo que vem prejudicando o Linux a décadas .

Você poderia indicar por favor exatamente qual é esse banco de dados
proprietário, que segundo você o Debian se recusa a usar, e qual seria
esse outro banco de dados "alternativo" que é usado no lugar? Em que
pacotes exatamente esses bancos de dados estão? Você tem URLs para
alguma documentação, ou links para código fonte, que indiquem exatamente
do que você está falando?

Eu uso Debian há 20 anos, e participo do seu desenvolvimento há 17, e
não me lembro de ter passado por, nem de ter lido sobre, nenhum tipo de
problema com múltiplos monitores que tenha sido causado por algo
parecido. Eu já vi cabos HDMI ruins, limitações de kernels mais antigos
que dá pra contornar utilizando um kernel mais novo do backports, e até
já vi hardware que simplesmente não era suportado no Linux mainline
ainda, ou simplesmente bugs ou limitações mesmo, seja em código ou seja
em configuração padrão.

Mas eu nunca me deparei com nenhuma problema relacionado a suporte a
hardware causado por uma escolha consciente de não distribuir algo
não-livre que seja necessário pra algum equipamento funcionar por mero
"extremismo".

Nenhum sistema é perfeito. Existem mil problemas pra serem resolvidos
no Debian, e nenhum sistema vai funcionar 100% bem pra 100% dos
usuários. Se tem algo quebrado, não é de propósito. Se você puder me
ajudar a identificar onde é exatamente o problema, podemos trabalhar
juntos para reportar um bug no pacote relacionado, e talvez até numa
solução para esse bug.

Suporte a hardware é um tópico complicado, e o projeto Debian sempre
procura suportar a maior quantidade de hardware possível, mesmo quando
pra isso é necessário fornecer firmware proprietário, o que entra em
choque direto com os princípio do projeto. Por um lado, o projeto Debian
preferiria fornecer apenas software livre. Por outro lado, sem firmware
proprietário não dá pra usar um bocado do hardware atual, então esse
firmware é distribuído no non-free.

Nesse exato momento, inclusive, os membros do projeto estão votando para
tornar a imagem do instalador que tem firmware não-livre mais visível, e
talvez até recomendada por padrão, porque infelizmente a maioria do
hardware atual não funciona totalmente sem:

https://www.debian.org/vote/2022/vote_003

signature.asc

Fábio Rabelo

Boa tarde .

O problema não se relaciona a múltiplos monitores, este é apenas um efeito colateral do problema .

O problema se relaciona com as portas HDMI .

Neste exato momento tenho um MiniPC marca Zotac que só reconhece o meu monitor ( um Dell ) na porta HDMI, já testei em mais de 10 monitores diferentes, e de quebra 2 aparelhos de TV .

Nenhum deles mostra nada na tela, mesmo tendo apenas um monitor ligado .

Serei obrigado a usar um Ubuntu neste sujeito se quiser usar para alguma coisa. ( o Ubuntu Studio reconhece qualquer monitor neste MiniCP ! )

Em 2015, qdo tive este problema eu encontrei este post, e entrei no site em questão, mas não me lembro do nome. e nem guardei o link p/o fórum, sorry .

Eu me lembro que na época foi um tutorial de como instalar os drivers proprietários da Nvidia que me levou a este post e a este site .

Neste tutorial havia um script que baixava este banco de dados de EDID .

Não sei se nenhum destes sites ainda existe .

Fábio Rabelo

Yuri Musachio

Maikon, boa noite!

Não entendi bem o que está acontecendo... Mas, vamos lá!
Você hoje usa: uma placa-mãe com chipset relativamente "novo"; usa um i5 de 11th geração; diz estar usando a porta HDMI on-boarding da placa-mãe; informou que usou outras distros como o Kali e funcionou o video.
Tenho certas resalvas aqui para fazer:

1 - As placas mães de uns anos pra cá, elas por si só, não possuem mais placa gráfica. Sendo assim, o video é gerado pelo processador (se houver suporte) e/ou placa de video off-board. O que não parece ser o seu caso.
2 - Você informou um modelo de processador que não possui video integrado, e nesse caso precisaria de uma placa de video off-board.
3 - Não chegou a mencionar se há alguma placa de video off-board, mas disse que nos seus testes funcionou usando o Kali.
4 - Você disse que utilizando uma porta VGA o video funciona corretamente, mas ao plugar a porta HDMI junto ou separadamente ele não da vídeo.

Bem, acho que você possui um processador que possui suporte a video e talvez só tenha informado a versão do processador errada, mas HÁ alguma coisa fornecendo video ai na sua máquina... Só tem que conseguir identificar certinho o que é.
Usou a midia Oficial pra instalar o Debian (só main) ou a Unoficial (com pacotes non-free) pra instalar o sistema?

Uma coisa que a galera fala é: "Funciona no Ubuntu...", "Funciona no Kali...". "Funciona no Mint...".
Todas essas distros derivam (de alguma forma) do Debian. Se elas conseguem fazer, então pode ter certeza que o Debian também consegue!
O máximo de informação que você puder fornecer vai ser legal pra gente conseguir te ajudar de alguma forma. Beleza?

Ps: Nunca desista do Debian!

Best,

Antonio Terceiro

Oi,

On Thu, Sep 29, 2022 at 05:54:57PM -0300, Fábio Rabelo wrote:
> [...]
>
> Serei obrigado a usar um Ubuntu neste sujeito se quiser usar para alguma
> coisa. ( o Ubuntu Studio reconhece qualquer monitor neste MiniCP ! )

Qual versão do Debian? Qual kernel? Qual é a placa de vídeo? Tem como
acessar por SSH com o monitor conectado pra debugar e procurar por
alguma mensagem de erro nos logs? Você já tentou reportar um bug? Estas
perguntas são retóricas, eu não trabalho na área de suporte a hardware.
O ponto é: problemas no Debian, ou em qualquer outro projeto, só são
corrigidos se forem reportados.

Pode ser que este seja um bug que está corrigido no ubuntu porque algum
usuário de Ubuntu, ou um cliente da Canonical reportou, e não esteja
corrigido no Debian porque ninguém que usa Debian reportou. Ou pode ser
também que o responsável no Ubuntu não compartilhou a correção com o
Debian, ou com o projeto upstream correspondente. Pode ser também que
essa contribuição tenha sido feita, e só não chegou ainda na versão do
Debian que você está usando.

> [...]
>
> Neste tutorial havia um script que baixava este banco de dados de EDID .
>
> Não sei se nenhum destes sites ainda existe .

FWIW, os drivers proprietários da nvidia (ou pelo menos vários deles)
estão disponíveis no non-free. Talvez até não estivessem nessa época,
mas se fosse esse o caso, teria sido simplesmente porque nenhum
voluntário teria chegado a empacotar na época.

Esse banco de dados de EDID eu não sei o que é, mas até onde eu sei o
que gerencia essas coisas é o driver da placa de vídeo. Por exemplo, nos
drivers intel e amd, que são livres e estão oficialmente no Linux, a
tabela de modos de vídeo é compartilhada entre os 2 drivers, e está aqui
para a versão 5.19:

https://git.kernel.org/pub/scm/linux/kernel/git/torvalds/linux.git/tree/drivers/gpu/drm/drm_edid.c?h=v5.19#n232

Imagino que o driver da nvidia tenha sua propria tabela, e é possível
que ele próprio não tivesse a tabela atualizada para o seu monitor na
época? Eu não saberia dizer, porque eu não compro hardware da nvidia
exatamente porque eu sei de antemão que os drivers não são livres.

De qualquer forma, eu queria deixar registrado que eu acho muito injusto
você atribuir, sem qualquer evidência, um problema que você teve vários
anos atrás, ou um que você tem hoje, não a uma limitação técnica, ou a
um bug, mas à "mentalidade extrema dos desenvolvedores do Debian". Você
está propagando um preconceito sem qualquer fundamento com relação a
pessoas que dedicam seu tempo livre pra construir um sistema operacional
livre.

Eu espero que você nunca precide lidar com esse tipo de coisa dita na
internet sobre você ou sobre o seu trabalho.

Um abraço.
signature.asc

PEDRO H SANTORO

Gente boa noite!

Como faço para sair desta lista de transmissaão, tentei aqui mas não consegui, podem me ajudar?

Vlw....

Em qui., 29 de set. de 2022 às 21:07, maikon leao <maiko...@hotmail.com> escreveu:
Boa noite Yuri, concordo com sua mensagem em todos os sentidos, vamos aos detalhes peguei certinho:

  - Processador Intel CPU i5-11400, 2.6Ghz, 12MB Cache, LGA 1200.

  - Placa Mãe Asus Prime H510M-E

  - Memória Ram -  DDR4 - 16GB velocidade de barramento 2666Mhz

Ao instalar o Debian usando a imagem oficial no site debian.org tanto a main quanto nonfree meus monitores que ficam um na porta VGA e outro na porta HDMI não são detectados, ou seja, funcionam, mas não são reconhecidos para serem configurados as resoluções e ele me mostra como monitor desconhecido e são os mesmos monitores que
eu uso no notebook samsung vaio i3 e funciona normalmente com a versão Debian atual.

Quando mencionei o fato de testar meu hardware em outra SO era para ter certeza de que minha BIOS está configurada corretamente e o mais importante era saber se eu estava com defeito em meu hardware para acionar a garantia, entretanto funcionou e por isso pedi ajuda aqui na comunidade pois sei que como você mencionou se nas
distribuições baseadas no Debian funcionam no Debian também funciona isso é fato.

O Debian para mim é muito importante em minha filosofia e tecnologia/estudos/trabalho em meus objetivos.

Agradeço Yuri em ajudar, se tiver detalhes, dica, sugestão eu faço porque quero meu Debian funcionando neste PC.

Yuri Musachio

Maikon, boa noite!

Acho que falei besteira porque acabei pegando a info do amigo mais acima... A versão do teu processador tem sim gráfico integrado. A informação pode ser conferida aqui: https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/212270/intel-core-i511400-processor-12m-cache-up-to-4-40-ghz.html
Pois bem, sabendo de onde vem teu gráfico integrado: Qual a versão do Debian que está tentando utilizar nessa nova máquina? Se você possuir o pacote xserver-xorg-video-intel desinstale, e instale o xserver-xorg-core no lugar. Depois reinicia a máquina e me diz se funciona.

Best,

PEDRO H SANTORO

Bom dia!

Oki muito obrigado pela ajuda!