Debian 30 anos! 14 a 18 de agosto de 2023

Paulo Henrique de Lima Santana

Olá pessoal,

Todos os anos no dia 16 de agosto (ou no sábado mais próximo)
comunidades ao redor do mundo organizam nas suas cidades o Debian Day
com o objetivo de celebar o aniversário do Debian, sendo um dia
totalmente dedicado a divulgação e contribuições ao Projeto.

Mas em 2023 o Projeto Debian completerá 30 anos!

Para celebrar esta data especial, a comunidade Debian Brasil realizará
não apenas um dia de atividades, e sim uma semana inteira de palestras
online com pessoas que contribuem para o Debian :-)

O evento chamado de "Debian 30 anos" acontecerá de 14 a 18 de agosto
(segunda a sexta) das 19h às 22h, com transmissão pelo nosso canal do
YouTube:
https://www.youtube.com/DebianBrasilOficial

Para ver a programação completa do evento, acesse:
https://deb.li/30anos

Ah, e várias comunidades realizarão atividades nos dias próximos a 16 de
agosto. Para ver o que as outras cidades estão programando, acesse:
https://wiki.debian.org/DebianDay/2023

Abraços,

--
Paulo Henrique de Lima Santana (phls)
Belo Horizonte - Brasil

Lucas Castro

Porque não tentamos transmitir pelo peertube?
Ou configurar um servidor com rtmp?

Converso que estou bem desmotivado com diversos eventos de "software livre" que estão ocorrendo apenas em plataformas não livres(opinião).

Acredito que até o dia do evento daria pra testar o ambiente em alguma outra plataforma.

Em 01/08/2023 21:23, Lucas Castro escreveu:
> [...]
> livre" que estão ocorrendo apenas em plataformas não livres(opinião).
>
> Acredito que até o dia do evento daria pra testar o ambiente em alguma

Infelizmente nenhuma platatorma livre oferece ainda a mesma
possibildiade de intereação ao vivo como o Youtube.

Mas sempre após os eventos, nós disponibilizamos as gravações no
peertube do Debian.
https://peertube.debian.social/a/debianbrazilteam/videos?s=1
OpenPGP_signature

Lucas Castro

Em 01/08/2023 22:34, Paulo Henrique de Lima Santana escreveu:

> Infelizmente nenhuma platatorma livre oferece ainda a mesma
> possibildiade de intereação ao vivo como o Youtube.

Compreendido.

> Mas sempre após os eventos, nós disponibilizamos as gravações no
> peertube do Debian.
> https://peertube.debian.social/a/debianbrazilteam/videos?s=1

Sim, verdade.
> Abraços,

OpenPGP_signature

Em 02/08/2023 00:46, Lucas Castro escreveu:

> Compreendido.

Esqueci de dizer que, mesmo com a minha justificativa dos benefícios do
Youtube, você está certo.
Realmente é uma merda ter que usar uma ferramenta fechada para os nossos
eventos.

No futuro quero tirar um tempo pra testar transmissões pelo peertube.
Pra esse evento, não tive tempo de correr atrás disso.

Não tenho certeza se a instância do Debian permite isso. Tenho que ver.
OpenPGP_signature

Lucas Castro

Em 02/08/2023 11:01, Paulo Henrique de Lima Santana escreveu:
> [...]
>
> No futuro quero tirar um tempo pra testar transmissões pelo peertube.
> Pra esse evento, não tive tempo de correr atrás disso.

Então, estou ocupado com outra coisa,

mas pretendo testar e documentar o funcionamento.

Uma vez cheguei a montar um ambiente igual é feito na debconf,

Tem um time no debian que tem documentado a implementação.
OpenPGP_signature

Rafael Rocha

Hey Paulo. Parabéns pelo trabalho, planejamento e a todos aqui envolvidos. É muito bonito ver tudo isto. Eu até tentei planejar o evento presencial em Recife ou João Pessoa, e infelizmente não foi possível. Mas vou estar prestigiando este momento online. Precisando podem contar comigo.

Bora aproveitar que está perto e compartilhar esse grande evento nas redes. Dei um primeiro passo aqui.
https://twitter.com/faelcavalcanti/status/1686885038510440449

Em 02/08/2023 18:53, Lucas Castro escreveu:

> Então, estou ocupado com outra coisa,
>
> mas pretendo testar e documentar o funcionamento.
>
> Uma vez cheguei a montar um ambiente igual é feito na debconf,
>
> Tem um time no debian que tem documentado a implementação.

Sim, o time de vídeo.

Desde 2018 (quando comecei a ir presencialmente para as DebConfs)
procuro acompanhar a infra que eles montam para as transmissões.

Esse ano eles vão usar um equipamento novo que quero ver como funciona
lá na India.

Existe uma ideia que ainda não conseguimos caminhar muito para ter um
time de vídeo brasileiro para montar uma infra parecida nos eventos aqui
no Brasil.
OpenPGP_signature

Paulo Henrique de Lima Santana

Oi Rafael,

valeu!

Abraços,

Em 02/08/2023 20:44, Rafael Rocha escreveu:
> [...]
> podem contar comigo.
>
> Bora aproveitar que está perto e compartilhar esse grande evento nas

Helio Loureiro

No FOSDEM eles fazem tudo.  Inclusive os encoders de vídeo (que são em cima de FPGA se não estou enganado).  Se manda um email perguntando, eles devem te mandar os esquemas de como montar todo setup.

Tem também a CCC e eles também fazem o esquema deles.  Eu sei que tem um birra entre as organizações e uma não usa a tecnologia da outra, mas ambas fazem streaming com software e hardware livre.

O grande ponto depois é o armazenamento.   O youtube por pior que seja tem armazenamento gratuito e é possível assistir depois no Firefox com add-on que bloqueia a propaganda.

Em 04/08/2023 05:26, Helio Loureiro escreveu:
> No FOSDEM eles fazem tudo.  Inclusive os encoders de vídeo (que são em
> cima de FPGA se não estou enganado).  Se manda um email perguntando,
> eles devem te mandar os esquemas de como montar todo setup.

Um dos caras do time do FOSDME é DD e faz parte do time de vídeo da
DebConf. Então existem algumas intersecções entre as duas soluções.

Uma coisa que o FOSDEM tem que a DebConf não, é que cada sala tem uma
caixa com todo o hardware necessário. Até porque no FOSDEM são "n" salas
e na DebConf apenas 3.

Mas ambos usam o software Voctomix, por exemplo. Eles não usam o OBS.

> Tem também a CCC e eles também fazem o esquema deles.  Eu sei que tem um
> birra entre as organizações e uma não usa a tecnologia da outra, mas
> ambas fazem streaming com software e hardware livre.

Hardware livre eu não tenho 100% de certeza.
O time de vídeo da DebConf tá discutindo trocar uma placa chamada de
Opsis (que é livre mas não vem sendo atualizada) por uma solução da Asus.

> O grande ponto depois é o armazenamento.   O youtube por pior que seja
> tem armazenamento gratuito e é possível assistir depois no Firefox com
> add-on que bloqueia a propaganda.

Sim, e a solução pra ao vivo no Youtube é melhor.
OpenPGP_signature

Paulo Henrique de Lima Santana

Olá pessoal.

Hoje começa a transmissão das palestras que faremos durante toda a
semana para celebrar os 30 anos do Projeto Debian!

19:00
Nova geração: uma entrevista com iniciantes no projeto Debian
Palestrantes: Antonio Terceiro, Thais Araujo e Aquila Macedo

20:30
Instalação personalizada e automatizada do Debian com preseed
Palestrante: Eriberto Mota

https://www.youtube.com/watch?v=hTXZ0Oe8fGU

O programação completa pode ser vista em:
http://deb.li/30anos

Abraços,
OpenPGP_signature

Ricardo Marliere

On Mon, Aug 14, 2023 at 05:30:44PM -0300, Paulo Henrique de Lima Santana wrote:
> Olá pessoal.
>
> Hoje começa a transmissão das palestras que faremos durante toda a semana
> para celebrar os 30 anos do Projeto Debian!

Obrigado pelo lembrete, estarei acompanhando pelo youtube!

--
Ricardo Marliere
030A 8E9E 424E E3C0 6557

Paulo Henrique de Lima Santana

Olá,

Hoje (15/08) teremos o segundo dia de palestras da semana em comemoração
aos 30 anos do Projeto Debian. A partir das 19h no canal Debian Brasil
no youtube.

https://www.youtube.com/watch?v=sBlryhlcyHw
OpenPGP_signature

Paulo Henrique de Lima Santana

Olá,

Hoje (17/08) teremos o penúltimo dia da nossa semana de celebração dos
30 anos do Debian.

https://www.youtube.com/watch?v=rMVxxbjHkt4
OpenPGP_signature

Paulo Henrique de Lima Santana

Olá,

Já estão disponóveis os vídeos das palestras que aconteceram durante o
evento para celebrar os 30 anos do Debian.

Playlist no Peertube:
https://peertube.debian.social/w/p/r1gZyzq3anFaECh6QEmU4d

Playlist no YouTube:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLU90bw3OpxLoiEUdWm7uyTi71ATGk6oXm