Re: duvida atualização instalador

debian...@simplelogin.co

Olá Vitor,

Se não lembro mal (a minha última instalação do Debian foi há 2 meses) não precisas de usar o apt no USB se tens conexão à internet. Há um paso da inatalação no que o próprio instalador pesquisa pacotes mais recentes nos repositorios e faz o upgrade se os atopar.

Saudações,

Roberto Mallo
Audio Engineer & Musician

Oi Vitor, esse esquema que você pensou não vai funcionar pq o "disco" (pendrive) de instalação tem seu sistema de arquivos "read only", como se fosse um CD ou DVD. Então o que você precisaria seria uma imagem atualizada mesmo (tipo daily build).

Ao iniciar "do pendrive" qualquer operação que você faça será em memória, sem persistência.

Em sáb., 28 de mai. de 2022 20:37, Vitor Hugo <vitor...@hotmail.com> escreveu:
Entendo, porem se tiver muitas instalações um USB atualizado ajudaria um
pouco.

debian...@simplelogin.co

Olá,

Isso seria de certo uma solução, mais eu não sei se é possivel com um pendrive de instalação. Eu só fiz isso com um liveUSB.

Roberto Mallo
Audio Engineer & Musician

Amigo, imagino que não seja possível.

A ideia de um usb bootavel é a mesma que o cd/dvd… Quando você criar/queima o pen drive, ele meio que “lacra” em volta dizendo onde é o bit inicial e final pras instruções daquela iso que você criou. Logo, se baixou a versão 10.2 (Buster) e quer ela atualizada, isso só será possível durante a instalação se estiver conectado a internet. Ele verifica quais são os pacotes (seja uma iso completa que tenha baixado ou uma netinst), e atualiza eles durante a instalação.
Isso é diferente de você baixar uma imagem “testing” onde ela sempre será testing, e aquela imagem dará pra ser usada pra sempre.
Poderia existir uma imagem sem a versão do SO, mas só apenas “stable” como existe hoje com a testing/sid.

Vitor, isso não seria um “apt upgrade” na imagem já gravada no pen drive, mas talvez pudesse servir pro seu uso. Eu particularmente uso apenas a Testing e (pro meu uso) sempre funcionou de boa.

Best,

> On 27 May 2022, at 21:47, Vitor Hugo <vitor...@hotmail.com> wrote:
>
> Boa tarde,

riesdra

Eu tenho um pen drive que uso para fazer alguma manutenção as vezes, mas daí não é uma imagem de instalação, mas sim o debian rodando direto a partir do pen drive ai eu mantenho ele atualizado, da para a partir dele fazer uma instalação, mas é baixado tudo na hora que roda os comandos para fazer a instalação do sistema base e posterior configurações necessárias, mas nunca fiz isso, uso pra fazer manutenção, quando algum sistema não está inicializando aí tenho o pen drive para fazer possíveis correções.

--
Ricardo Libanio

---- On Mon, 30 May 2022 12:45:54 -0300 yuri.m...@gmail.com wrote ----