Modem 3g - ZTE MF636

Flamarion Jorge

May 25, 2009, 7:10:10 PM5/25/09

Bom pessoal depois de um mês pesquisando e tentando eu me rendo e venho aqui perguntar se alguém tem o modem 3g ZTE MF636 funcionando em qualquer versão de debian (stable, testing, unstable), eu topo até passar para experimental se alguém disser que conseguiu fazer funcionar lá.

Eu até consigo criar a interface serial ttyUSB0, porém nenhum programa (ppp, vwdial, NetowrkManager) eu consegui fazer discar.

Só pra constar, se eu pegar o chip do modem colocar no meu nokia N73, eu consigo discar e conectar normalmente, mas se eu faço isso fico incomunicavel.

Só para terem idéia, acho que fiz quase todas combinações das palavras "debian, modem, 3g, zte mf636" eu já pesquisei e achei foram coisas a respeito disso.

E duro admintir mas o bichinho funciona nos sistemas proprietários.

Qualquer orientação agradeço.

Flamarion Jorge

http://br.maisbuscados.yahoo.com

Paulo de Souza Lima

May 25, 2009, 7:30:11 PM5/25/09
--- Em seg, 25/5/09, Flamarion Jorge <flamar...@yahoo.com.br> escreveu:

[...]

Tem um caso de sucesso nesse link. É Ubuntu, mas talvez ajude a te dar uma luz.

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=44656.0

Abraço.

Paulo de Souza Lima
Curitiba/PR
Linux User 432358

Flamarion Jorge

May 25, 2009, 7:40:09 PM5/25/09

> Tem um caso de sucesso nesse link. É
> Ubuntu, mas talvez ajude a te dar uma luz.
>

> http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=44656.0

Fala companheiro, pode acreditar que eu já havia visto e tentado.

Imaginem que até remover e reinstalar meu debian eu fiz, por que já havia feito tanta coisa que já não sabia mais o que era e oque não era certo!!

Sugestões serão muito bem vindas.

Ricardo Esdra

May 25, 2009, 8:10:07 PM5/25/09
Flamarion Jorge escreveu:

> Fala companheiro, pode acreditar que eu j� havia visto e tentado.
>
> Imaginem que at� remover e reinstalar meu debian eu fiz, por que j� havia feito tanta coisa que j� n�o sabia mais o que era e oque n�o era certo!!
>
> Sugest�es ser�o muito bem vindas.
>
> Flamarion Jorge
>

> Veja quais s�o os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
> http://br.maisbuscados.yahoo.com

olha eu não sei se você já viu esta página
"http://open-br.net/forum/index.php?topic=2.0", é
um projeto novo, referente a discadores 3G, pelo que vi ele não tem
suporte nativo ao seu
modem, mas não custa tentar, dá uma olhada no projeto, quem sabe não
ajuda, pois ele tem
diversas regras de reconhecimento de modens.

--
##############################################
# Ricardo Esdra #

Brasil

May 25, 2009, 10:30:15 PM5/25/09
Existe um sotfware da Vodafone que permitiria a conexão via redes 3G. Nome dele é Vodafone Mobile Connect [ http://www.vodafone.in/existingusers/vbs/pages/3gusbstick.aspx ]. O site é bem chatinho com aquele smile seguindo teu cursor... por outro lado ele tem um how-to com imagens até, e uns arquivos-guia disponibilizados pra dl.

Logicamente ele só deve garantir suporte aos modems Vodafone, mas pra quem já reinstalou o sistema não custa nada tentar né.

Tem até um tuto da VoL: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Vodafone-Mobile-Connect-Card-driver-Um-excelente-software-para-modems-3G/

--
Rodrigo Bezerra Brasil
I.M: rodrigobrasil[at]live[dot]com

Flamarion Jorge

May 26, 2009, 1:10:13 AM5/26/09

> [...]
>

> Logicamente ele só deve garantir suporte aos modems
> Vodafone, mas pra quem já reinstalou o sistema não custa

Matou a xarada, foi o que eu precisei para poder fazer a conexão.
Não sei por que com estes software funcionou e com os softwares nativos, digamos assim, eu não consegui fazer funcionar.

Até então eu conseguia criar a interface serial, mas nada fazia a conexão.

Muito obrigado pela dica.