Banco do Brasil solicita que o micro seja formatado -- Alguém passa por isso?

Marcelo Luiz de Laia

Colegas,

Ontem, domingo, ao acessar o Internet Bank do Banco do Brasil, minha senha
foi bloqueada logo após logar no Banco.

Aconteceu assim:

Loguei no Banco, foi pedido para enviar um código para o celular, recebi o
código e digitei no campo necessário e recebi a mensagem do banco de que
estava tudo liberado. Esse código sempre é enviado e solicitado quando há
atualização do java.

Depois disso, o sistema bloqueou minha senha.

Hoje fui a Agência e a atendente leu uma mensagem do banco após e ter que
trocar a senha: o seu computador deverá ser formatado(!), disse ela. Achei
isso um absurdo! Deve ter havido uma falha grave no Windows e eles querem
que todos formatem o HD???

Alguém passou por isso sem formatar o HD?

Ainda não loguei com a senha nova, pois estou com medo de bloquear novamente.

O que devo eliminar para não precisar formatar?

Obrigado

Marcelo

Isaac Ferreira Filho

Opa.

On 04-04-2016 20:53, Marcelo Luiz de Laia wrote:
> [...]
>
> Ainda não loguei com a senha nova, pois estou com medo de bloquear novamente.
>
> O que devo eliminar para não precisar formatar?

Comigo aconteceu a mesma coisa. Tive que perder uma manhã no banco. Ao
trocar a minha senha a pessoa que me atendeu disse a mesma coisa. Eu
apenas ignorei.

Eu ainda não testei no computador, mas no smartphone está ok.

Abs
--
Isaac Ferreira Filho
Key fingerprint = DA22 20DE 519D A32E 59A0 1158 678A 3A2C E577 1896

Listeiro 037

Só por desencargo:

O BB aceita conexão normal apenas com Java ou precisa instalar algo a
mais como aquele tal Warsaw?

Em Mon, 4 Apr 2016 23:53:18 +0000 (UTC)

Marcelo Luiz de Laia

Listeiro 037 <listeiro_037 <at> yahoo.com.br> writes:

> Só por desencargo:
>
> O BB aceita conexão normal apenas com Java ou precisa instalar algo a
> mais como aquele tal Warsaw?

Não é preciso instalar Warsaw e nem nenhum outro programa.

Só para constar, eu uso Debian Testing. Não uso o Widows desde o lançamento
do Potato.

Marcelo

Alessandro Bandeira Duarte

Já tive que ir na agência duas vezes esse ano. Troquei a senha, mas não
formatei meu computador (aliás coisa que nunca fiz desde que o montei).
É problema nesse sistema de segurança do BB (o correto era o computador
ficar registrado e não pedir mais o código de acesso. Por algum motivo
estranho, aqui no GNU/Linux, toda hora é pedido o código de segurança,
como se fosse outro computador). Minha abdução é: em algum momento o
sistema de segurança infere que há falha na segurança e bloqueia a
senha. Falei com o gerente e ele me deu o contato com setor de
informática do BB. Tentei explicar o problema, mas desisti.

Kakarotto

Comigo a mesma coisa, percebi que toda vez que atualizo o kernel tenho que colocar o código de liberação de novo, mó chato isso!

Guilherme Oliveira Magalhães

Isso aconteceu com meu pai. Depois de muita briga, o mais indicado foi realmente formatar o PC dele. Windows 8.1 instalado.

Abraços

Guilherme

De: Marcelo Luiz de Laia <marce...@gmail.com>
Data: 4 de abril de 2016 20:53
Assunto: Banco do Brasil solicita que o micro seja formatado -- Alguém passa por isso?
Para: debian-user...@lists.debian.org

--
Guilherme Oliveira Magalhães
Engenheiro Ambiental/Analista de Sistemas

Danton Medrado

Olá, uso o BB no laptop há anos, e roda sem problemas. Uso Debian testing e o icedTea. As vezes que tive que cadastrar a máquina, funcionou normalmente.

Medrado

Tiago Rocha

Comigo acontece com frequência, acho que não consigo ficar 6 meses
usando sem ter a conta bloqueada para transações online. E todas as
vezes que atualiza o kernel, navegador ou icedtea tem que liberar com
aquele código via SMS.

Já abri reclamação no SAC e depois na ouvidoria por causa desses "falsos
positivos", mas recebi a resposta formal da ouvidoria do BB que tinha
que "formatar". Agora vivo assim, bloqueia, vou no TAA que pede para
comparecer na minha agência, vou lá e cadastro uma nova senha. Minha
criatividade para senhas já acabou... da última vez gastei uns 10
minutos para pensar em uma senha inédita.

Em 04-04-2016 20:53, Marcelo Luiz de Laia escreveu:
--
Tiago Rocha

"É bom tudo aquilo que faço que diminui o meu poder sobre outra pessoa;
é ruim tudo aquilo que faço que aumenta o meu poder sobre ela.”
Antônio Joaquim Severino

Thiago

Tiago Rocha,

Instale o keepassx. Use senhas de cabeça apenas para lugares/logins que
você precise de acessar e não tenha acesso ao keepassx e seu arquivo
pessoal extensao.kdb

Não sei quando comecei mas creio que já faz no mínimo uns dois anos que
uso isso.

Gerencie, organize e guarde bem guardado todas suas senhas fortes com
apenas uma senha. E guarde bem o arquivo.kdb

Adilson Francisco da Silva

Já tive alguns problemas também. O último foi que cai em um phishing,
e o meliante pagou boletos com o dinheiro que estava na poupança, para
que eu não percebesse.
Acredito que aqui mesmo nesta lista passaram umas dicas de segurança
pra mim. Dentre outras o uso do OpenDNS.
Nunca mais tive problemas. E comigo toda vez que atualizo o java ou
kernel ele pede o código de segurança novamente.

Em 4 de abril de 2016 20:53, Marcelo Luiz de Laia

Moacir Hardt Godoy

Esquisito isso, nunca tive problemas. Só cadastrei o pc uma única vez e isso faz
um bom tempo e já fiz várias atualizações. Será que é porque uso Linux Mint LMDE? E acesso tanto
com senha como com certificado A3. Mas com o debian puro funcionava normal tb.
Poderia ser problema com o navegador? Eu sempre usei o firefox, nunca o iceweasel.
--
MOACIR HARDT GODOY
Rua Joaquim Eduardo de Farias, 211, Apto 501 B

Moacir Hardt Godoy

Em tempo, só acesso o banco pelo bb.b.br e nunca www.bb.com.br

Linux - Junior Polegato

Olá! Há anos uso Debian Testing na empresa, cerca de 30 computados/notebooks, vários acessando o BB, com Iceweasel e Java da Oracle via PPA do Ubuntu, só pediu o código pelo celular na primeira vez ou se apagar o diretorio .java do usuário. Atualizo praticamente todo dia, já passei por atualização de Kernel, do Java e do Iceweasel, que recentemente "virou" Firefox, sem problema algum, sem novo código, nunca fui ao banco por motivo de senha bloqueada.

--
[]'s

Junior Polegato

Ayesha

Olá Moacir,

Todo suporte de bancos faz uso de pessoas não qualificadas e a melhor forma de se tratar um problema é pedir para formatar. Uso o Bradesco em que em TODOS, repito TODOS os micros em que tentei conexão me solicitavam que instalasse uma atualização. Apenas um detalhe: quando fazia uso do linux ou de MAC essa questão não aparecia. Tentei em 15 micros DIFERENTES, todos com antivírus etc, etc. Em todos a mesma mensagem. Contatando o suporte deles me pediram para entrar em contato com meu técnico de confiança e formatar meu micro ... é como se vc fosse ao dentista, ele encontrasse um dente cariado e resolvesse que a melhor solução seria arrancá-lo.

Bom, usei meu linux para acessar o banco e "magicamente" após uma semana, a mensagem desapareceu ....

Deixo à vocês a conclusão, mas com certeza em nenhum dos 15 micros estava o problema.

[]'s
--
Best regards,
 Ayesha

Fred Maranhão

Em 4 de abril de 2016 23:08, Moacir Hardt Godoy
<moacirha...@gmail.com> escreveu:
> Em tempo, só acesso o banco pelo bb.b.br e nunca www.bb.com.br

e o que é isto?

Rodolfo

o .b(técnicamente não sei lhe explicar) é algo que só é usado para bancos reconhecidos e devidamente registrados, acessando dessa forma você tem um risco reduzir de cair em um site fake.

Linux - Junior Polegato

Paulino Kenji Sato

Ola,
Façam como eu, não usem internet banking. Vá ao caixa eletrônico mais próximo e façam as operações lá.
Única coisa que vai te monitorar são as câmeras.
Tenho conta no banco Itaú, e toda vez que precisei usar pela internet, perdia mais tempo para fazer funcionar do que ir ao caixa eletrônico mais próximo. Então, a não ser que seja uma emergência (de noite), vou até um dos locais próximos onde tem um caixa (menos de 5min daqui de casa).

Recomendo que usem uma VM (Virtual Machinne/Maquina Virtual) para acessar essas coisas críticas.
Uma VM para cada banco.
Com o mínimo necessário para o acesso.
Teoricamente, iriam conseguir monitorar somente as atividades na VM.

Ou ao menos, um usuário separado para o acesso. Desde que o banco não exija conta privilegiada.
(Administrador ou root não são contas de usuário)

--
Paulino Kenji Sato

Rafael Bedendo

Bom dia, desde que passei a utilizar nas maquinas com Microsoft Windows
a extensão
https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/user-agent-overrider/
nunca mais tive problemas em nenhum acesso ao BB em maquinas GNU/Linux.

Abraço

Rafael Bedendo

Rafael Bedendo

Linux / Firefox 38: Mozilla/5.0 (X11; Ubuntu; Linux i686; rv:38.0)
Gecko/20100101 Firefox/38.0

> [...]

> mais tive problemas em nenhum acesso ao BB em maquinas GNU/Linux.

Mas que valor de agente de usuário a extensão informa, no teu caso?

skype:leandro.gfc.dutra?chat Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191 gTalk: xmpp:lean...@jabber.org
+55 (61) 9302 2691 ICQ/AIM: aim:GoIM?screenname=61287803
BRAZIL GMT−3 MSN: msnim:chat?contact=lea...@dutra.fastmail.fm

Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro

> Exatamente isso!

Surpreendente!

Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro

> Linux / Firefox 38: Mozilla/5.0 (X11; Ubuntu; Linux i686; rv:38.0)
> Gecko/20100101 Firefox/38.0

Ou seja, você disfarça os navegadores de MS Windows como GNU/Linux?

Rafael Bedendo

Exatamente isso!

Leonardo Rocha

Acho um tanto quanto polêmica essa questão de uso de internet banking.
Eu confesso que sou usuário e dependente destes serviços. A comodidade
de fazer tudo de casa é muito grande, mas acima disso, está a segurança
de trabalhar com dinheiro direto do seu computador. Num mundo ideal, o
interessante seria uso de software livre como solução para este acessos.
Infelizmente eu não concordo em trocar este serviço pelo contato físico
com terminais de auto atendimento justamente pela segurança física. A
violência aumenta a cada dia e está cada vez mais dificil ter
tranquilidade quando se vai ao banco.

O warsaw eu tive que instalar mesmo, não teve jeito. Mas o java eu uso o
open source, ele enche um pouco o saco com uma mensagem toda vez, mas tá
funcionando numa boa.

On 06-04-2016 08:34, Guimarães Faria Corcete DUTRA, Leandro wrote:

> Mas que valor de agente de usuário a extensão informa, no teu caso?

--
Leonardo Rocha
4096R/7E7D1FE2
about.me/leonardo.rocha

Thiago Oliveira

Segunda vez que tenho o acesso ao internet banking bloqueado. Uso Parrot, e por isto mesmo o banco confunde ferramentas de teste de segurança com virus.
Pela segunda vez vou ter que ir no banco desbloquear a senha.
Mudar o agent-user funciona mesmo neste meu caso?
E sim mandar formatar é uma solução para quem não tem ou não quer ter conhecimento tecnico, no caso do BB eles não querem mesmo entender o por que disto acontecer do nada
--
Thiago Oliveira
Graduando em Segurança da Informação - FATEC São Caetano do Sul

G.Paulo

On Mon, 4 Apr 2016 22:45:53 -0300
Thiago <thiago.z...@yahoo.com.br> wrote:

> [...]
>
> Gerencie, organize e guarde bem guardado todas suas senhas fortes com
> apenas uma senha. E guarde bem o arquivo.kdb

Já que você tocou no assunto, pergunto o quão seguro é o keepassx. Eu, particularmente, há muitos anos uso um arquivo com todas as minhas dezenas de senhar criptografado com GPG. Logo após criptografar o arquivo, apago o texto original com
$ shred -uv
É tudo simples, diretamente no bash e rápido. Então, o keepassx seria mais simples e seguro do que isso? Se for, vou considerar a mudança.

sds
G.Paulo

Thiago

ops desculpa faltou uma palavra estou cansado

'O keepassx é funcional, o meu arquivo.kdb tem uma senha difícil que eu espero não ser
possível acessar tão facilmente à força'

Em 06-04-2016 23:04, Thiago escreveu:
> Oi
>
> Segurança é bom, mas quanto maior mais difícil é operacionalizar isso
> diariamente, cotidianamente etc.
>
> Não é desculpa para não se preocupar com segurança.
>
> O keepassx é funcional, tem uma senha difícil que eu espero não ser
> possível acessar tão facilmente à força, graças não preciso lembrar de
> muitas senhas difíceis nem redigi-las poucos caracteres em vão, ao mesmo
> tempo que facilita aumenta a segurança das contas que protejo com senhas
> dele .
>
> Fazer backups frequentemente no caso de perder o arquivo utilizado.

G.Paulo

Bem, como usuário do Itau, abandonei o uso do internet banking a partir das máquinas Debian domésticas. A única forma de fazer isso seria instalando o maldito Warsaw nas máquinas, coisa que fiz e, depois, desfiz.

Como eu faço? Tudo via celular (Android). Funciona muito bem. Mas, embora pouco entenda do assunto, tenho a impressão que a segurança não é lá essas coisas.

sds.
G.Paulo

Thiago

Matheus M.

​Bom dia!

Deixo minha contribuição.

KeePassX​

Atenciosamente,

Matheus Marques

Em 7 de abril de 2016 08:31, Adriano Rafael Gomes <adri...@arg.eti.br> escreveu:
On Thu, Apr 07, 2016 at 02:54:47AM +0200, G.Paulo wrote:
> [...]
> criptografar o arquivo, apago o texto original com
>
> $ shred -uv
>
> É tudo simples, diretamente no bash e rápido.

Se você edita no vim, talvez se interesse pelo plugin gnupg.vim:
http://www.vim.org/scripts/script.php?script_id=3645

Adriano Rafael Gomes

> [...]
> criptografar o arquivo, apago o texto original com
>
> $ shred -uv
>
> É tudo simples, diretamente no bash e rápido.

signature.asc

Rodolfo

Paulo Correia

O legal do KeePass é que dá para carregar as senhas no celular.
No Android é KeePassDroid.

From: mr....@gmail.com
Date: Thu, 7 Apr 2016 08:37:38 -0300
Subject: Re: arquivo de senhas
To: debian-user...@lists.debian.org

Henrique de Moraes Holschuh

On Mon, Apr 4, 2016, at 20:53, Marcelo Luiz de Laia wrote:
> [...]
> atualização do java.
>
> Depois disso, o sistema bloqueou minha senha.

O convívio do empacotamento Warsaw do BB com Debian é difícil (não sei
em Ubuntu ou outras distros). Se ficar na base do autorizar via SMS a
cada acesso, mais cedo ou mais tarde bloqueia a conta. Mesmo que você
utilize o java da Oracle.

E isso se o computador não estiver bichado, o que é perfeitamente
possível mesmo em Linux, particularmente porque basta o *navegador*
estar bichado, por exemplo via extensão "rogue", e exploit de navegador
costuma ser independente de plataforma.

Considerem habilitar o BB code (solução de 2FA "token" do BB). Resolve
o problema com o identificador de computador do Warsaw empacotamento
Java (ele não é mais usado). Mas não vá usar isso em celular "casa do
spyware".

--
"One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond

On Wed, Apr 6, 2016, at 21:54, G.Paulo wrote:
> É tudo simples, diretamente no bash e rápido. Então, o keepassx seria
> mais simples e seguro do que isso? Se for, vou considerar a mudança.

Se você usar o gnupg direito, ele será bem mais seguro que o keepassx.

Rodolfo

Até hoje eu só utilizo o recurso da memória para guardar minhas senhas.

Quando eu cuidava de 1 servidor Unix, 1 Windows e 1 de Backup da DELL (que eu não lembro o nome mas era Red Hat) e da senha WiFi da fábrica onde eu trabalhava ficava tudo na minha memória (que era de mais de 12 caracteres sem nenhum significado, os chefes da fábrica até me chamavam de menino prodígio, hehehehe). E se eu perdesse ? Teria que resetar a senha, e se não desse pra resetar ? Já era =D.

Lado bom disso é que você não corre risco tendo alguém xeretando seus arquivos atrás de senhas.

Lado ruim, é o trabalho que você terá de realizar pra recuperar ou resetar a senha perdida.

Eu particularmente nunca esqueci, porque todos os dias fazia trabalho de memorização das senhas pela manhã, =D.

Até hoje faço isso, e aconselho, você terá menos dor de cabeça, e falando nisso, a pouco tempo invadiram os servidores da playstation network e divulgaram um arquivo que tinha todas as senhas dos servidores da sony, o adm que cuidava das senhas criou um arquivo e os hackers acabaram conseguindo esse arquivo, resultado, a playstation network ficou fora do ar por um bom tempo e muita gente teve seus dados comprometidos, porque os cara roubaram os dados de muitos clientes.

Isaac Ferreira Filho

On 10-04-2016 13:34, Rodolfo wrote:
> [...]
> ficou fora do ar por um bom tempo e muita gente teve seus dados
> comprometidos, porque os cara roubaram os dados de muitos clientes.

Ok, mas lembrando que:

a PSN é uma furada em vários sentidos. Há um tempo atrás tiveram
problemas com certificado e você tinha que acessar página trocando o
https pelo http... Acho que daí dá para perceber o comprometimento deles.

Abs

--
Isaac Ferreira Filho
Key fingerprint = DA22 20DE 519D A32E 59A0 1158 678A 3A2C E577 1896
http://yzakius.eu
Jabber: isaacmob arroba riseup.net
@yzakius

Linux - Junior Polegato

Olá!

Na minha humilde opinião, a melhor forma de proteger as senhas é um caderninho de senhas dentro de um "cofre" que somente pessoas chaves terão a senha/chave desse cofre, como você , os donos da empresa e/ou filhos.

Assim evita-se o trabalho de resetar aparelhos e ter que reconfigurá-los para redefinir a senha. Pensando como o dono da empresa, todos deveriam exigir isso, visto que todos estamos susceptíveis a temporiamente (ou não) "sumir do mapa" (férias ou acidentes).

--
[]'s

Junior Polegato

Rodolfo

Essa de um caderninho dentro de um cofre seria minha segunda opção, ainda acho a memória a melhor, alguém já assistiu o filme Missão Impossível 5 Nação Secreta ? Lembram daquela cena em que o Ethan fala pro criminoso que todos dados bancários estão na cabeça dele ? kkkkkkk, é por aí, tipo, levando em consideração que não é só você que trabalha no setor, até mesmo porque pode acontecer o que o Polegato falou, porém tudo deve ser organizado com a equipe. Agora cuidado nunca é de menos, vou contar uma experiência que eu tive.

Certa vez, eu estava fazendo uma manutenção em um notebook da empresa, e para isso eu precisava entrar com uma conta administrativa no mesmo, o cara que me pediu pra fazer a manutenção deixou o note na minha mesa e logo pegou seu celular e ficou fuçando, eu ia entrar com a senha de administrador, mas algo me pareceu estranho, então me levantei e digitei uma senha errada ao mesmo tempo em que inclinei minha cabeça levemente para ver o visor do celular do cara. Não é que o cara tava gravando um vídeo do momento em que eu digitava a senha ? kkkkk, na hora eu falei pra ele, tu pensa que sou besta velho ? Vaza da área que de mim tu não roubar senha nenhuma, ele ficou todo errado inventando que tava tentando corrigir algo na câmera(mirando justamente na área do teclado no notebook, sei), kkkkkk.

Resumindo, não basta só guardar a senha, preste atenção em quem está ao seu redor, cuidado com os e-mails que são abertos e principalmente com engenharia social.

Abraços.

Gilberto F da Silva

Humberto A. Sousa

Resolvi este problema.
Deixei de trabalhar com o Banco do Brasil.

Saudações,

Humberto Araujo de Sousa
humb...@dontec.com.br

Antonio Carlos Padoan Junior

Ola,

vc pode usar um container para manter uma instalação estável paralela no
teu sistema e acessar o banco do Brasil através da mesma.

Segue a dica:
https://www.maketecheasier.com/run-bleeding-edge-software-debian-ubuntu/

Antonio Carlos PADOAN JUNIOR
GPG fingerprint:
243F 237F 2DD3 4DCA 4EA3 1341 2481 90F9 B421 A6C9

Sinval Júnior

Esse trojan de segurança é uma piada. Mude de Banco tem o Nubank assim não irá comprometer sua privacidade e terá um serviço melhor sem a necessidade de instalar algo que leia o serial do seu HD e outras informações.

Ao encaminhar esta mensagem, por favor:
1 - Apague meu endereço eletrônico;
2 - Encaminhe como Cópia Oculta (Cco ou BCc) aos seus destinatários. Dificulte assim a disseminação de vírus, spams e banners.

#=================================================================+
#!/usr/bin/env python
nome = 'Sinval Júnior'
email = 'sinvalju arroba gmail ponto com'
print nome
print email

Gilberto F da Silva

Não uso mais o Debian.

--

Stela dato:2.459.755,633 Loka tempo:2022-06-25 00:12:01 Sabato Mageia 8
-==-