Atomic update failure

Gunther Furtado

Bom dia a todos,

Faz bastante tempo que não acompanho as discussões por aqui.

Voltei por que estou com um problema para o qual não achei muitas referências (só achei um bug report que menciona o erro - 921046):

i915 0000:00:02.0: [drm] *ERROR* Atomic update failure on pipe (AB),,,

Uso um itautec W7425 com Debian 11 com dois monitores (tenho fixação por não jogar coisas fora).

As poucas referências que eu li por aí me deram algumas dicas, algumas diminuíram acentuadamente a freque desse erro no journalctl (de quinze a vinte por dia, para cinco ou seis). O computador congela por até quinze segundos, mas raramente tenho que apelar para o Power Button, nesses casos, não há como entrar na máquina por ssh.

Apliquei as dicas sem muito conhecimento de causa, mantive as que deram bons resultados:

-------
#/usr/share/X11/xorg.conf.d/20-intel.conf
Section "Device"
   Identifier  "Intel Graphics"
   Driver      "intel"
   Option      "AccelMethod"  "sna"
EndSection

--------

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="... i915.enable_psr=0 i915.modeset=1 i915.enable_dc=0 intel_idle.max_cstate=1 ..."

-------

desliguei o touchpad (dica do bug 921046, vai que)

-------

O AccelMethod SNA dá muito menos erros que o UXA)

------

O bug deveria ser contra o xserver-xorg-video-intel, certo?

Saudações,

----
"Mas, afinal, só as criaturas que nunca
escreveram cartas de amor é que são ridículas." Fernando Pessoa

Gunther Furtado
Curitiba - Paraná - Brasil
gunfu...@gmail.com
sip:furt...@ekiga.net

Gunther Furtado

bom dia,

Editei o /etc/defaul/grub :

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash resume=UUID=6dd8b904-bcdd-4ece-9828-ff0db192f807 acpi_apic_instance=2 acpi_irq_balance align_va_addr=on intel_iommu=on intel_pstate=disable acpi_enforce_resources=lax thermal.crt=111 i915.enable_psr=0 i915.modeset=1 intel_powerclamp i915.enable_dc=0 intel_idle.max_cstate=1 libata.force=1.5,1.00:udma133,sata "

e os meus problemas cabaram.

Foi tentativa e erro. De qualquer modo, funciona.

Obs. estou tentando resolver um outro problema com a conexão sata do ssd (por isso a seção libata.force.

At.te,