Tampa, DV6000 tem uma série de modelos com uma série de placas de vídeo. Que eu saiba, tem intel, tem nvidia e também ATI. Também tem uma série de chipsets e processadores diferentes.
Te sugiro pesquisar (no google) algo como "seumodelodelaptop ubuntu" ou "seumodelodelaptop linux", e começar a ler as principais coisas que aparecem.
Tente, também, simplesmente rodar um LiveCD do Ubuntu (ou, prefiro eu, LinuxMint, que já oferece de cara pra instalar os drivers proprietários, se for o caso) e ver se carrega normalmente o sistema.
Ademais, pelo que escreveste fiquei com a impressão de que tu não tens quase nenhum conhecimento sobre o mundo do pingüim (clicar com o mouse em botões na interface gráfica não conta), então seria interessante ler um pouco sobre o assunto, capturar um pouco do espírito da coisa e, aí sim, partir pro ataque.
Ah, e como dica final: veja se a BIOS do seu portátil está atualizada. Muito da incompatibilidade do meu (falecido) 6220br se foi com uma simples atualização da BIOS.
______________________________________
Dirceu Luís Follmann - Nokia N8
MSN: dlfollmann [at] gmail . com
twitter.com/chasqueiro"Pois dormem dentro da cuia: pialos, bravatas! / A história desta querência em seus alfarrábios,
sorvida pela memória em bomba de prata... / No fundo desse meu mate habita um sábio!"