Consumo de Bateria - HP DV6000

Rafael Felix

to Linux no HP Pavilion dv6000
Pessoal já faz alguns meses que estou com esse notebook (4 para ser
mais exato), e estou usando o ubuntu 8.04 sem problemas nele, tive
alguns problemas em configurar teclado e wireless mais nada que umas
pesquisas no Google não resolvessem, agora cheguei em um ponto que nem
o google ta ajudando.

Quando ligo meu notebook (bateria completamente carregada, segundo o
ubuntu), ele funciona normal, mas diminui rápido, se eu desligar o
note e ligar de novo, por exemplo no outro dia, a bateria vai estar
nas ultimas, pronta para acabar, mesmo que eu desligue ele com 85%
restante.

Gostaria de saber se alguem já passou por esse problema, e sabe me
dizer o que tenho que fazer para configurar o gerenciamento da bateria
do notebook.

Agradeço desde já
att
Rafael Felix

Diego Bezerra

to linux-hp-pav...@googlegroups.com
Este é um dos problemas dos notebooks HP/Compaq.
Mesmo desligados, eles consomem a energia da bateria.
Claro que deixar ela no zero significa que sua bateria já não anda muito bem.
Aconselho ver o estado da bateria com o comando:

$ cat /proc/acpi/battery/BAT0/*

A saida deste comando mostra informações da bateria, onde você deve verificar a capacidade de energia que a bateria foi projetada para armazenar (design capacity) e o quanto ela anda armazenando atualmente (last full capacity). Verificando os valores, é possível saber a "saúde" da sua bateria.

Valeu.

**Alguns notebooks podem variar o BAT0 por BAT1.
--

"A diferença entre o Batman e o Bill Gates é que o Batman consegue derrotar o Pingüim."