Boa noite,
Estou com uma dúvida intrigante, descrevo abaixo:
Supondo que tenho um site com fotografias, um tipo de álbum de fotos de lugares e regiões, e quero criar um vocabulário RDF para deixar disponível para consultar SPARQL, as duvidas são:
- O vocabulário RDF fica no mesmo código HTML das fotos? Como isso se aplica?
- Como executar uma consulta SPARQL em um vocabulário como esse?
Alguém poderia me ajudar a esclarecer estas duvidas.
Sem mais,
Edilson Feitoza!
Rapaz, não sei se vc está confundido os conceitos, na dúvida deixa eu tentar lhe responder. Para fazer consulta sparql vc precisará de um banco de triplas RDF. Neste banco existirão somente as triplas RDF e nada mais.
O vocabulário, que específica o domínio, pode estar armazenado, mas geralmente as consultas são feitas sobre as triplas RDF, utilizando o vocabulário. Vc não consulta o vocabulário, vc consulta as triplas, que são instâncias dos dados descritos de acordo com a definição do vocabulário. Um exemplo de repositório de triplas é a dbpedia (http://dbpedia.org/sparql).
Como as triplas rdf tem um formato <http://minhasfotos.com.br/Edilson> <http://minhasfotos.com.br/vocab/temFoto> <http://minhasfotos.com.br/foto/1> , a parte em vermelho poderia, neste exemplo, poderia ser um link pra uma foto. Vc poderia fazer uma consulta na sua base de triplas pedindo pra retornar todas as triplas que o sujeito seja Edilson e que tenha o predicado temFoto. Assim vc teria uma lista com o link pra todas as fotos.
Acho difícil conseguir explicar tudo no email, mas eu tentei.
Uma outra opção é vc usar RDFa nas suas páginas html, eles são atributos que vc adiciona em suas tags para dizer quais tipos de dados está entre as tags (uma vez que o html serve apenas para enfeitar). Para extrair informação destas páginas anotadas vc precisaria utilizar um extrator específico.
Aconselho vc dar uma olhada no materia do w3c sobre RDF.
Fabricio,
Acho que consegui entender sim, na verdade é que os vocabulários RDF dos sites, não importa de onde é, devem estar dispostos em uma base de dados em algum lugar que, quando consultados, traz a relação de sites pertinentes aquela consulta (consulta essa que pode ser realizada por um aplicativo no micro do usuário), que é o que acontece quando consultamos a “dbpedia.org”.
Ou eu poderia criar o meu EndPoint de vacabularios RDF e disponibilizar para consultar através da internet.
De forma conceitual seria isso?
Sem mais,
Edilson Feitoza!
Achei a resposta do Fabrício bem completa, ele apenas esqueceu-se
de mencionar que você pode fazer uma consulta SPARQL sobre um arquivo RDF e não
necessariamente sobre um endpoint, não tenho certeza se o mesmo se aplica a um
arquivo com RDFa. De qualquer forma o termo vocabulário é utilizado para
designar as classes e propriedades que serão utilizadas na modelagem dos seus
dados. Os dados convertidos são chamados de instâncias RDF. No seu caso, pelo que entendi, você
está querendo utilizar um vocabulário para disponibilizar instâncias para serem
consultadas e não o vocabulário. Mesmo assim, o vocabulário estará automaticamente
disponível através do namespace.
Bom dia,
Marx é bem isso mesmo, mas só quero entender como posso realizar uma consulta SPARQL (forma ou meio) em uma instancia RDF que não esteja em uma base de dados, pois uma consulta SPARQL em uma base de dados consegui compreender legal.
Bom dia,
Pessoal obrigado pela ajuda, é que o tempo esta se esgotando pra eu entregar o meu TCC e esse assunto as vezes me confunde, mas agora estou conseguindo compreender de verdade.
Obrigado,