Ajuda - extensão Lily Pond

Fabio Oliveira

to lilypon...@googlegroups.com
Olá.
Uso sistema operacional iOS e, após instalado o lily pond, e certificado que estava funcionando, adicionei a extensão OooLilyPond ao BR Office.
A msg de erro é a seguinte:

"LilyPond cannot be executed.
Please check the path specified for the lilypond executable in the configuration dialog, your LilyPond installation and permissions".

Bem, por estar falando de "caminho especificado" o mínimo que eu fiz foi colocar o programa na mesma pasta do Open Office, mas sem resultados. Também não achei no menu nada pareceido com "configuration dialog". Boiando aqui, agradeço quem souber do que se trata e puder ajudar.

Fabio Oliveira
Músico/Analista | Sesc Centro
(79) 3216 2726/ 98837 0403

Caio Giovaneti de Barros

Em 14-03-2017 09:30, Fabio Oliveira escreveu:
> Olá.
> Uso sistema operacional iOS e, após instalado o lily pond, e
> certificado que estava funcionando, adicionei a extensão OooLilyPond
> ao BR Office.
Fábio, o OOoLilyPond parou de ser desenvolvido há uns 8 anos e parece
que andou apresentando problemas com versões mais novas do BR Office.
Você já tentou instalar em outro sistema/equipamento e ver se funciona
corretamente? iOS não é um S.O. de telefones e tablets? Você instalou
num dispositivo móvel mesmo ou você quis dizer macOS?

Outro jeito de pensar nesse problema: talvez haja uma alternativa para
sua necessidade que não precise do OOoLilyPond. Não sei o que você está
precisando fazer exatamente mas que eu me lembre aquele programa apenas
insere uma imagem png no arquivo de texto. Você pode fazer isso
diretamente com o lilypond e depois importar a imagem para o arquivo.

fabios...@gmail.com

to lilypon...@googlegroups.com
Opa! Isso, na verdade uso um macbook jurássico rs.
Não testei em outros sistemas.
Sobre sua dica, eu só conheço a conversão pra pdf, como passar pra imagem?
O objetivo é a inserção de exemplos musicais em uma monografia.
Agradeço qualquer ajuda!

Enviado do meu iPad

Caio Giovaneti de Barros

Em 14-03-2017 21:32, fabios...@gmail.com escreveu:
> Sobre sua dica, eu só conheço a conversão pra pdf, como passar pra imagem?

O jeito mais simples é
lilypond --png seuarquivo.ly

Ou, se você quiser controlar a resolução,
lilypond --png -dresolution=300 seuarquivo.ly

> O objetivo é a inserção de exemplos musicais em uma monografia.
> Agradeço qualquer ajuda!

Se você não tiver nenhum problema com isso, recomendo na verdade você
inserir as imagens no formato EPS porque assim elas não perdem qualidade
quando você redimensiona.

lilypond --ps -dbackend=eps seuarquivo.ly

E, se você tiver tempo de aprender, use LaTeX ;)

Hugo Leonardo Ribeiro

to lilypon...@googlegroups.com
O Frescolbaldi, um editor de Lilypond, tem a opção de salvar em formatos diferentes sem precisar decorar a linha de comando. É só clicar no menu "Lilypond" e depois selecionar a opção "Decodificar (personalizado)". Você também pode desistir do Mac e instalar logo o Ubuntu... Aqui eu uso o Libreoofice com o Oly e funciona perfeito...

Hugo

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Lilypond-Brasil" dos Grupos do Google.