Sistema de Transcrição Automática de Notas. Alguém já fez?

Adair Júnior

to lilypon...@googlegroups.com
Olá pessoal;

Há alguém no grupo que já desenvolveu ou ajudou no desenvolvimento de um sistema de transcrição automática de notas?
Estou fazendo meu trabalho da graduação sobre este assunto, caso alguém possa me ajudar enviando alguma coisa relacionada ficarei grato.

Obrigado.

Marcos da Silva Sampaio

to Lilypond-Brasil
O que você chama de transcrição automática de notas? Music OCR

Há alguém no grupo que já desenvolveu ou ajudou no desenvolvimento de um sistema de transcrição automática de notas?

--
Marcos da Silva Sampaio

Professor de Teoria, Composição e Computação Musical
Universidade Federal da Bahia / Escola de Música

http://marcos.sampaio.me

Adair Júnior

to lilypon...@googlegroups.com
Seria entregar ao computador uma faixa musical e este a devolver em forma de pauta

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "Lilypond-Brasil" dos Grupos do Google.

Marcos da Silva Sampaio

to Lilypond-Brasil
Eu não conheço, mas um caminho é procurar um conversar de áudio em formato simbólico, como midi, e então converter do midi para um formato de partitura.
De qualquer forma não sei acredito que esteja no escopo do Lilypond.

Abraço,

Marcos.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Lilypond-Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para lilypond-bras...@googlegroups.com.

Para postar nesse grupo, envie um e-mail para lilypon...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/lilypond-brasil.

Jefferson dos Santos Felix

to lilypon...@googlegroups.com
Há uns 10 anos, quando me divertia um pouco com MIDI, eu usava um programa que acho que se chamava wingroove, e convertia arquivos WAV em MIDI, mas o resultado era sofrível, que dirá então em transpor isso para uma partitura do LilyPond.

De qualquer forma, pode até existir programas mais recentes que façam essa conversão de áudio para MIDI, mas não sei se são tão eficazes, afinal trata-se de algoritmos bem complexos.

Abraço

---
Jefferson dos Santos Felix

Adair Júnior

to lilypon...@googlegroups.com
Obrigado
No momento a transcrição automática ainda engatinha, mas por hora estou a propor um sistema simples que trabalha com poucas notas e cria a partitura

Adair Júnior

to lilypon...@googlegroups.com
Sim, minha ideia primeiramente foi o midi, mas no momento estou desenvolvendo um código no matlab que transforma um trecho de audio num arquivo .ly.
Obrigado.

padovani

to lilypon...@googlegroups.com
a abordagem seria ter algo relacionado a MIR que procurasse combinar processos de detecção de ataque, detecção de parciais, e etc para discretizar a informação do áudio recebido. É uma boa tentar prototipar isso em linguagens que já tem bons recursos de MIR, como PD e SuperCollider. Em Matlab tem o MIRtoolbox... https://www.jyu.fi/hum/laitokset/musiikki/en/research/coe/materials/mirtoolbox
A partir dessa informação (que poderia se limitar a altura, instrumento, duração, dinâmica, como no midi, ou combinar parâmetros mais diversos como articulação, características de timbre, etc), seria necessário trabalhar em um processo de quantificação e inferência do tempo métrico.
Eu já fiz algo de quantificação e tenho me interessado bastante em MIR, mas nunca tive como objetivo fazer algo assim - mesmo porque é provável que esse sistema tenha que ser "afinado" a partir do áudio de entrada (e, além disso, que ele não funcione tão bem em contextos polifônicos).

abs!

Adair Júnior

to lilypon...@googlegroups.com
Valeu;
O MIR é sem dúvidas uma ótima ferramenta

Felipe Castro

to lilypon...@googlegroups.com
Adair, seria interessante um programinha tipo "wav2ly", ou mesmo um "wav2midi". Eu trabalhei em um programa chamado "enc2ly", a partir de arquivos Encore, onde a informação já vem estruturada, apesar de ser meio que espacialmente, tipo: altura da nota tal é na 3-a linha, etc. Ou seja, a parte final do trabalho está feita lá, e também é código livre, só que escrevi em C. Depois descobri que o iniciador do Lilypond estava fazendo a mesma coisa, só que ele usava "Golang".

Padovani, valeu também pelas informações, muito útil e interessante e o linque do MIRtoolbox trás uma ótima introdução ao assunto.

Adair Júnior

to lilypon...@googlegroups.com
Felipe, corretíssimo a ideia é criar um wav2ly mesmo, estou a utilizar o matlab neste desenvolvimento. Muito Obrigado.