Dúvidas básicas

Paula Pinhoni

to lilypon...@googlegroups.com
Olá pessoal, boa noite!

Sou iniciante no uso do LilyPond e, estou com algumas dúvidas em
relação aos códigos:
1 - é possível determinar para qual instrumento a partitura está sendo escrita?
2 - como se escrevem intervalos harmônicos?
3 - é possível salvar a partitura em formato midi? Como?

Muito obrigada!
Paula Pinhoni

Pedro Francisco

to lilypon...@googlegroups.com
Olá Paula,

Lilypond é tudo possível! Basta descobrir! Ao início pode parecer complexo mas rapidamente se tornará mais fácil!

Para as dúvidas:
Determinar instrumentos:

\new Staff \with{
instrumentName = “NOME DO INSTRUMENTO”
} {MUSICA}

Intervalos harmónicos

<a cis>2

Neste caso seria uma mínima com lá e dó sustenido

Salvar MIDI

Dentro da “\score”, no final, colocar \midi{}

\score{

MUSICA AQUI

\midi{}
}

Qualquer dúvida ...

Pedro Francisco

Enviado do meu iPhone
> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Lilypond-Brasil" dos Grupos do Google.
> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para lilypond-bras...@googlegroups.com.
> Para postar neste grupo, envie um e-mail para lilypon...@googlegroups.com.
> Visite este grupo em https://groups.google.com/group/lilypond-brasil.
> Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Paula Pinhoni

to Lilypond-Brasil
Olá Pedro, boa tarde!

Muito obrigada pelo retorno e, peço desculpas pela demora em te responder.

Surgiu mais uma dúvida: para inserir barra de repetição, casa 1 e casa 2, como devo fazer?

Muito obrigada!
Paula Pinhoni

Jean Menezes da Rocha

to lilypon...@googlegroups.com
Boa tarde, Paula,
a documentação online do lilypond é muito útil. Tem um capítulo sobre repetições em http://lilypond.org/doc/v2.18/Documentation/notation/repeats.

Sugiro que dê uma olhada geral na documentação, que vai desde conceitos básicos até tópicos mais avançados
(mas estamos aqui também pra tentar resolver problemas mais espinhosos, não deixe de perguntar!).

Tenha um bom dia!

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Lilypond-Brasil" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para lilypond-bras...@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para lilypon...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em https://groups.google.com/group/lilypond-brasil.
Jean Menezes da Rocha
Compositor
Professor
Doutorando em Música pela Universidade Federal da Bahia

Pedro Francisco

to lilypon...@googlegroups.com
As repetições podem ser feitas de várias formas, a mais simples (simplesmente visual) é colocar manualmente as barras de repetição ou seja " \bar “.|:”  “ para começar e “ \bar “:|.” “ para finalizar.

Se quiseres que o midi faça a repetição a repetição terá de ser feita da seguinte forma:
\repeat volta 2 { MÚSICA AQUI }

repetindo 2 vezes

nesta última podes ainda escolher uma secção que será diferente na primeira e segunda vez (ou 3ª e 4ª no caso de repetir mais que uma vez). Sugiro o seguinte link para aprofundares melhor o tema:

Espero ter ajudado,
Pedro Francisco