Colocar cifras em trechos da música.

Marco Túlio de Paula Pinto

to lilypon...@googlegroups.com
Olá,

Quero escrever uma partitura para Big Band em que alguns instrumentos têm solos improvisados em trechos da música. Há alguma maneira de fazer isto sem criar uma seção \chords { } do começo ao fim inserindo pausas invisíveis?. Quando tento colocar o comando na sequência de notas, as cifras aparecem abaixo da pauta.

Obrigado

Marcos da Silva Sampaio

to Lilypond-Brasil
Marco,

Recomendo escrever para a lista oficial do Lilypond. A única maneira que consegui fazer foi como você disse querer evitar:

Inline image 1

\score {
  \new Staff <<
    \relative c'' {
      c4 d e d
      c4 d e d
      \stopStaff
      \override Staff.StaffSymbol.line-count = #1
      \startStaff
      s1
      s1
      \stopStaff
      \override Staff.StaffSymbol.line-count = #5
      \startStaff
      c4 d e d
      c4 d e d
    }
    \chords {
      s1 * 2
      c4 g c b:dim
      c4 g c b:dim
      s1 * 2
    }

}

http://lilybin.com/2hl6ne/1

Att,

Marcos Sampaio

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Lilypond-Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para lilypond-bras...@googlegroups.com.

Marcos da Silva Sampaio

Professor de Teoria, Composição e Computação Musical
Universidade Federal da Bahia / Escola de Música

http://marcos.sampaio.me

Hugo Leonardo Ribeiro

to lilypon...@googlegroups.com

Prezado Marcos,

O ideal é sempre colocar um exemplo do código. Ajuda a todos.

Obrigado por participar,

Hugo

Tiago Pereira

to Lilypond Brasil
As pausas invisíveis podem ser colocadas usando um multiplicador. Assim não fica tão chato de escrever. Exemplo:

\version "2.18.2"
\score { <<
\new ChordNames \chordmode { s1*8 c1 d:m g c s1*8 }
\new Staff \relative c' { c1 c c c c c c c \improvisationOn \override Stem.transparent = ##t \repeat unfold 4 { b'4 b b b } \revert Stem.transparent \improvisationOff c,1 c c c c c c c }

Mas a solução que você quer é, pelo que eu entendi, usar a propriedade alignAboveContext:

\version "2.18.2"
\score {
\new Staff = "guitarra" \relative c' { c1 c c c \chords \with { alignAboveContext = "guitarra" } { c d:m g c } c c c c }
}

Marco Túlio de Paula Pinto

to lilypon...@googlegroups.com, tp.c...@yahoo.com.br
Tiago,

Obrigado pela postagem. Ás vezes tenho que escrever longas peças, com várias alterações de compasso e com seções de solos que duram poucos compassos. Além de dar trabalho gerar as pausas invisíveis com tantas mudanças de compassos geralmente é propício a erros. Com a sua postagem tudo ficou mais fácil. Posto a seguir um código gerado a partir de sua dica.

\version "2.18.2"
\language "english"

slashOn = {
  \improvisationOn
  \hide Stem }

slashOff  = {
 \undo \hide Stem
  \improvisationOff
}

\new Staff =  "guitarra" {
  \relative c' {
   c4. d8 e f g a
   g2 g2
   \slashOn
   << {b4 b b b
   b b b b
   b b b b
   b b b b}
     {\chords \with {alignAboveContext = "guitarra"} {c1
               a:m7
               d:m7
               g:7}
     }