Salvar como SVG no Frescobaldi

Hugo Leonardo Ribeiro

to Lilypond-Brasil
Prezados,

eu enviei a mensagem abaixo para o time de desenvolvedores do Frescobaldi. Mas talvez algum de vocês possa me ajudar. Eu queria saber se é muito difícil incluir o comando para salvar como SVG dentro dos atalhos do Frescobaldi. Isso iria ajudar muito às pessoas que usam Windows, pois é muito chato configurar o windows para aceitar os comandos de Lilypond via terminal...

Obrigado,

Hugo Ribeiro

Dear all,

how hard it would be to create a shortcut in Frescobaldi to the command line used to save .ly files into .svg files? That is, a option in the "Lilypond Menu" that would run this command: "lilypond -dbackend=svg file.ly"?

I am currently teaching some newbies how to use Lilypond, and most of them still uses Windows software. As I am using the Frescobaldi to edit the scores, it would be wonderful if they could save their file in SVG format to edit them in Inkscape. As I am a Linux user, I am used to use the "terminal" with command lines. But to Windows users it is a bit hard to fully understand and memorize how to open the terminal in windows, enter the specific folder, and run this command.

Thanks a lot in advance.

Hugo Ribeiro
Brazil

Felipe Castro

to lilypon...@googlegroups.com
Nunca usei nem sei como é implementado o Frescobaldi, mas não deve ser difícil para quem entende de programação, sendo código aberto, com certeza é possível, ok?

Para os desenvolvedores, com certeza deve ser mamão com açúcar, só se eles estiverem super sem tempo mesmo, pois acho que é uma sugestão válida e interessante.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Lilypond-Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para lilypond-bras...@googlegroups.com.

Jean Menezes da Rocha

to lilypon...@googlegroups.com

Hugo,

O melhor caminho é mesmo pedir aos desenvolvedores, mas para isso é melhor usar o issue tracker da equipe (https://github.com/wbsoft/frescobaldi/issues). Nesta página, faça seu pedido na categoria "feature request". Daí é torcer para que eles tenham interesse/tempo para implementar a função.

Abraços!

Hugo Leonardo Ribeiro

to lilypon...@googlegroups.com

Eu já me cadastrei no site do github, mas quando eu fui postar a mensage apareceu o seguinte:

One of our mostly harmless robots seems to think you are not a human. Because of that, it’s hidden your profile from the public. If you really are human, please contact support to have your profile reinstated. We promise we won’t require DNA proof of your humanity.

Eu manei uma mensagem para o suporte. Agora é esperar...

Hugo, Eu robô.

Jean Menezes da Rocha

to lilypon...@googlegroups.com

Hugo, eu mesmo vou tentar fazer o feature request (você pode apoiar depois), mas não posso fazê-lo agora. Só terei acesso ao computador amanhã. Se você conseguir antes, me avise.

Abraços!

Marcos da Silva Sampaio

to lilypon...@googlegroups.com
Hugo,

Você só precisa editar a opção "Engrave (custom)", no menu Lilypond. Essa opção abre uma janela onde há uma linha de comando assim:

$lilypond -dpoint-and-click -ddelete-intermediate-files $include --pdf $filename

Consegui o svg alterando para:

$lilypond -dpoint-and-click -ddelete-intermediate-files $include -dbackend=svg $filename

Abraço,

Marcos

--
[...]
Professor de Teoria, Composição e Computação Musical
@ Universidade Federal da Bahia

Desenvolvedor e Pesquisador
@ Disco Azul

Hugo Leonardo Ribeiro

to lilypon...@googlegroups.com
Acho que não vou conseguir fazer antes. Preciso que eles liberem e coisa e tal. Amanhã é dia de família... Se você puder fazer o request, eu agradeço.

Hugo

Jean Menezes da Rocha

to lilypon...@googlegroups.com

Marcos,

Esse procedimento precisa ser refeito toda vez que alternamos entre PDF e svg?

(estou sem a janela do Frescobaldi à vista agora).

Abraços!

Hugo Leonardo Ribeiro

to lilypon...@googlegroups.com
Acabei de tentar. Funciona perfeitamente. Obrigado Marcos.

Sempre que quiser gerar o SVG basta ir nesse menu e escolher a opção SVG.

Hugo

Hugo Leonardo Ribeiro

to lilypon...@googlegroups.com
Só preciso confirmar depois se funciona também no Windows. Mas eu acredito que sim.

Marcos da Silva Sampaio

to lilypon...@googlegroups.com
Jean,

Não, pois há várias opções de Engrave. Veja a janela:

Screen Shot 2016-04-01 at 21.49.32.png