Imagem em alta resolução a partir do Frescobaldi para Latex

Chico Oliveira

to Lilypond-Brasil
Olá, pessoal!

Tenho exportado o SVG do Frescolbaldi para o Inkscape, lá recorto a imagem e exporto novamente em .png, para então inserir a imagem no Latex.
Infelizmente a imagem tem saído com baixa qualidade no Latex.
Alguém poderia dar uma sugestão, de como chegar ao ponto final com uma melhor qualidade nas imagens?

Antecipadamente agradecido,
Chico Oliveira.

Jhonatan Passos

to lilypon...@googlegroups.com

Chico,

Há uma ferramenta do Lilypond chamada lilytex,  que permite a inclusão de partituras em arquivos LaTeX. Já a usei para escrever uma apostila de teoria musical.
Você pode saber mais pesquisando sobre isso na documentação do Lilypond.

P.S.: Eu estou sem computador agora, para te enviar exemplos. Estou usando o celular.

Atenciosamente,
Jhonatan Passos

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Lilypond-Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para lilypond-bras...@googlegroups.com.

Filipe Fonseca

Chico Oliveira

to lilypon...@googlegroups.com
Jhonatan, obrigado! Vou verificar.

Filipe, com o svg, vai a página inteira e preciso apenas do que foi escrito, ou seja, de um recorte da página.  De todo modo, se há como por o SVG, eu não sei como se faz. Vou tentar me informar sobre. Obrigado!
Chico Oliveira +55  71 981716209

Filipe Fonseca

to lilypon...@googlegroups.com
Então, não tem como editar no Inkscape e salvar em svg, em vez de png?

Uma outra coisa para você ver é a qualidade que você está salvando o png. Qual o valor do dpi do seu arquivo? Para uma boa impressão, deveria ser 300dpi pra cima.

E por fim, será que o seu latex não está diminuindo a qualidade da imagem? Pode ser que tenha alguma opção que previna o Latex de fazer isso (mas é só uma especulação).

O lilytex é a melhor opção mesmo, ele deve facilitar essa integração, só que eu já tentei usar o lilytex mas não consegui.

Jhonatan Passos

Jean Menezes da Rocha

to lilypon...@googlegroups.com
você pode gerar em pdf e usar como figura no LaTeX mesmo. o \figure suporta pdf sem perda de qualidade, basta usar o pacote graphicx.

abraços!
Jean Menezes da Rocha
Compositor
Professor
Doutorando em Música pela Universidade Federal da Bahia

Jean Menezes da Rocha

to lilypon...@googlegroups.com
só pra não deixar no ar, fica algo assim:

% no preâmbulo
\usepackage{graphicx}

%onde quiser inserir a figura
\includegraphics[width=xxx, hight=xxx]{/local/da/figura.pdf} %os parâmetros em colchetes são opcionais.

abraços!

Hugo Leonardo Ribeiro

to lilypon...@googlegroups.com
Há anos eu edito livros usando Latex e Lilypond. Meu processo é longo e trabalhoso, mas sempre tem um resultado excelente.

1) Edito a partitura no Lilypond e salvo como SVG usando o Frescobaldi.
2) Abro o arquivo SVG, mexo na partitura, incluindo análises ou o que for necessário e não for característico de uma partitura musical
3) Salvo a figura como png com 400 dpi de resolução.
4) Abro a figura.png no GIMP, e exporto como .eps
5) uso o "epstopdf" para transformar a figura.eps em figura.pdf
6) No LaTex eu uso o seguinte código para invocar a figura:

\vspace{0.5cm}
\centerline{\noindent\includegraphics{cap19/cap19fig01}}
\vspace{0.5cm}

Como eu disse, é trabalhoso, mas o resultado é perfeito. Já tentei outras formas, mas nunca gosto do PDF final...

Hugo

Para postar nesse grupo, envie um e-mail para lilypond-brasil@googlegroups.com.

[...]

Marcos da Silva Sampaio

to lilypon...@googlegroups.com
Olá, Hugo e demais colegas.

O problema de gerar um arquivo de imagem png com 400 dpi é o impacto no tamanho final do documento. Cada imagem pode ser mais de 3 vezes maior em png do que em pdf. Isso pode ser crítico quando é necessário submeter um arquivo para um lugar com limitação de tamanho (acabei de passar por isso, tendo que me virar com 2,5MB de limite máximo para um relatório).
Como pdf, svg e eps são formatos vetoriais, o "aumento de resolução" não altera o tamanho do arquivo. Em arquivos de imagem, mais resolução significa mais pontos e arquivos maiores (está certo, Jean?).

Por exemplo, minha tese tem 163 imagens, todas vetoriais, e 13 MB.

Uma coisa que aprendi recentemente no LaTeX foi definir a largura da imagem em função do espaço que quero ocupar na página:

\includegraphics[width=0.45\textwidth]{minha-figura}

Nesse caso, ela ocupa 45% da largura da página. Essa é a vantagem do pdf. É possível escalar a figura do tamanho que for desejado sem alterar a resolução.

Abraço,
Marcos.

[...]

Professor de Teoria e Composição Musical
Universidade Federal da Bahia

http://marcos.sampaio.me

Jean Menezes da Rocha

to lilypon...@googlegroups.com
Exato, Marcos. Ainda sobre a questão do tamanho do arquivo, cabe ressaltar que o PDF gerado pelo lilypond é, na verdade, um arquivo de texto com a fonte dos caracteres musicais embutida, portanto muito mais leve e "comprimível sem perdas" do que qualquer arquivo de imagem. É possível modelar exatamente as dimensões desejadas para o arquivo do lilypond através do bloco \paper, mas também é possível usar o comando exemplificado pelo Marcos diretamente no LaTeX, sem prejuízo à qualidade final da figura.

Abraços!

Chico Oliveira

Jefferson dos Santos Felix

Hugo Leonardo Ribeiro

Marcos da Silva Sampaio

to lilypon...@googlegroups.com
Olá, Chico.

Eu nunca precisei recortar um pedaço de página em pdf. Sempre reescrevo o que preciso. Veja se alguma ferramenta "pdf crop" ou a sugestão do Jefferson para lilypond-book resolvem seu problema.
Não entendi o "cada página será um exemplo" que você falou.

Abraço,
Marcos.

On Wed, Jan 17, 2018 at 1:04 PM Chico Oliveira <chicoliv...@gmail.com> wrote:
[...]

Tiago Pereira

to Lilypond-Brasil
Estou escrevendo meu TCC com LaTeX + Lilypond. Também salvo as imagens em pdf, pois o tamanho é muito menor e a perda de qualidade é zero. Sei de duas maneiras de inserir figuras feitas no Lilypond em textos LaTeX.

1) Fazer o exemplo musical primeiro e depois inserir no LaTeX

> Faça o exemplo no Lilypond

> Num terminal de comando, vá na pasta onde está seu arquivo .ly e digite:

lilypond -dbackend=eps -dno-gs-load-fonts -dinclude-eps-fonts --pdf exemplo.ly

O Lilypond vai gerar um monte de arquivos auxiliares. O arquivo com o trecho recortado é o pdf com o mesmo nome do arquivo fonte.

> Coloque o arquivo recortado em sua pasta de exemplos e no LaTeX escreva:

\usepackage{graphicx} % no preâmbulo

No local onde você quer inserir a figura:

\begin{figure}[!hbtp]
\centering
\includegraphics{exemplo.pdf}
\caption{Legenda do seu exemplo aqui}
\label{rotulo_aqui}
\end{figure}

2) Escrever o código Lilypond direto no arquivo LaTeX

> Use o ambiente lilypond no LaTeX:

\begin{lilypond}[fragment,quote]
\relative c'' { c4 d e f g1 } % código Lilypond aqui
\end{lilypond}

> Salve seu arquivo LaTeX com a extensão .lytex

> Num terminal de comando, na pasta do seu arquivo .lytex, digite:

lilypond-book --pdf apostila.lytex

e depois:

pdflatex apostila.tex

Particularmente utilizo o primeiro método, acho que dá pra ter mais controle sobre o resultado. O segundo gera muitos arquivos auxiliares que não são deletados e depois se juntam aos arquivos auxiliares do LaTeX. Vira uma bagunça. Mas enfim...

Não uso o Frescobaldi, mas deve ter um jeito de implementar isso no programa.

Tem mais informações no manual Usage ---> http://lilypond.org/doc/v2.18/Documentation/usage/index

Denis A. Altoé Falqueto

to lilypon...@googlegroups.com

Eu já usei o método 2 e funcionou muito bem. Os arquivos auxiliares podem ser gerados num diretório à parte e depois removidos. Eu usei um monte de scripts pra autmoatizar tudo. O texto ficou separado das partituras e das letras das músicas, então ficou muito fácil de gerenciar. Inclusive, usava o git pra controlar as alterações.

Não sei se o Frescobaldi poderia ser usado para editar as partes em LaTeX, mas eu usei o Kate mesmo (editor do KDE) e não tive problemas.

Att,

--
 Denis Falqueto