“VIDAS EM LIVRO – BIOGRAFIAS E MEMÓRIAS”
Oficina de texto e criação com Nanete Neves
Turma para janeiro/fevereiro
Toda vida rende um livro, dizia Clarice Lispector, depende apenas de como ela é contada. A arte não está na história, e sim no texto. Histórias incríveis de vida podem render livros medíocres, e muitas vezes fiozinhos de história são a base de livros inesquecíveis.
Curso de capacitação para jornalistas e outros profissionais Interessados na escrita para que possam atuar no mercado editorial cada vez mais aberto ao segmento de biografias e memórias.
Curso com aulas práticas, exercícios em classe, e recomendação de leituras que possam inspirar a criação.
Programa: Diferenças e semelhanças entre biografia, autobiografia e livro de memórias/ O rigor na pesquisa/ O ghostwriter como profissional da escrita e o seu papel no mercado editorial de não-ficção/ A relação do ghost com o “autor” e a editora/ A ética da profissão/ Como conduzir as entrevistas/ Como contar histórias dos outros/ Dicas de texto (limpeza, concisão, objetividade, o texto jornalístico, a prosa poética)/ Estilo, fluência e sujeito narrativo/ Como conceber, criar um livro e apresentar a obra para a editora (projeto editorial).
Dinâmica: Dicas, exercícios de texto e entrevista em classe, com leitura e avaliação em grupo, e indicação de trabalhos e leitura para fazer em casa.
Público-alvo: Escritores, jornalistas, estudantes e pessoas interessadas em aprimorar suas habilidades no uso da linguagem literária.
Duração: Cinco encontros, nas manhãs de sábado, com três horas cada (total: 15 horas).
NÚMERO DE VAGAS: 8 (oito)
DIAS: 6,13, 20 E 27 de janeiro, e 3 de fevereiro, das 10 às 13 horas
MATERIAL : Caneta e caderno, laptop, tablete
INVESTIMENTO: R$ 800,00 divididos em duas parcelas
(a primeira na matrícula, a segunda até 15/janeiro)
LOCAL: Arteplural – Rua Joaquim Eugênio de Lima, 881, sala 503
Jardins – São Paulo (estação Brigadeiro do metrô)
Bibliografia sugerida: Olga, de Fernando Morais; Furacão Elis, de Regina Echeverria; Minha razão de viver, de Samuel Wainer, Clarice, , de Benjamim Moser; Paixão Pagu, a autobiografia precoce (2005), organização de Geraldo Galvão Ferraz; e as biografias não-autorizadas: Estrela Solitária: Um brasileiro chamado Garrincha, de Ruy Castro; Bowie -a Biografia, de Marc Spitz, e John Lennon – a vida, de Philip Norman.
Nanete Neves é paulistana, jornalista e escritora, com duas pós-graduações em escrita literária. Depois de uma longa carreira no jornalismo, tendo atuado em grandes veículos como revista Veja em São Paulo, Folha da Tarde e inúmeras revistas, hoje vive de escrever, editar e ministrar oficinas, além de atuar como leitora crítica, preparadora de originais e coach para autores. É autora da novela De âmbar e trigo (@link Editora, 2016); O Poeta e a foca (Pasavento, 2015); Batendo ponto: uma colherada de humor na hora do cafezinho, ao lado de Nelson de Oliveira e Marcelino Freire (Novo Século, 2013) e Lavoura dourada (Évora, 2010). Participou ainda de diversas antologias de contos no Brasil e em Portugal.
