Prezados(as).
Em junho de 2018, por eu estar bastante envolvido em Projeto de Inovação, com foco no Processo da Fábrica 4.0 , para fins de Lei do Bem, em grandes organizações, procurei o meu amigo Eng. Gilberto Petry, atual presidente da FIERGS,
e ponderei ao mesmo sobre a possibilidade da FIERGS promover palestras sobre este palpitante tema. Na época não senti um “ entusiasmo “ por parte do presidente da FIERGS.
Hoje, fui informado, de que a 28ª Feira Mercopar, na FIERGS, terá como foco a 4ª Revolução Industrial.
Abaixo uma sinopse do que será tratado na Feira.
Industria 4.0 no foco da discussão.
No próximo dia 01 de outubro começa a 28ª edição da Feira Mercopar, na FIERGS, com foco na discussão da Indústria 4.0.
A indústria 4.0, também conhecida como quarta revolução industrial ou manufatura avançada, prioriza a integração de toda a organização, do atendimento aos clientes à entrega, passando pelo processo de fabricação.
O propósito é unir a cadeia de suprimentos de forma digital, na busca pela produtividade máxima.
Baseada na tecnologia aplicada à manufatura, a concepção criada na Alemanha passa por meios de prototipagem rápida, máquinas que se comunicam com máquinas e adequam o processo ao produto e à demanda.
Robôs que interagem com as pessoas e redes inteligentes de comunicação fazem parte dessa realidade.
“ Agregação de tecnologia para tornar os processos ágeis a ponto de reduzir o custo ao máximo e, ao mesmo tempo, flexibilizar a produção para entregar lotes de um produto é a bandeira principal da Industria 4.0, opina
Fabiano Dallacorte, Diretor do Sebrae.”
A seguir , alguns painéis que ocorrerão no evento da FIERGS, em outubro/2019:
Chegou a hora da 4ª Revolução Industrial.
Se os avanços ao longo da história passaram por mecânica, elétrica e automação, a indústria 4.0 aposta no poder da Inteligência Artificial, Robótica e Big Data no século 21.
Brasil protagonista.
Mais de 50 entidades brasileiras se uniram para criar a Agência Brasileira da Industria 4.0. O objetivo do Grupo é apresentar desafios, expectativas e caminhos possíveis para transformar a indústria do País.
Inteligência a serviço da Produtividade Máxima. Físico, digital e biológico juntos.
As principais tecnologias que permitem a implementação do conceito são a Manufatura Aditiva, a Inteligência Artificial, a Internet das Coisas, a Biologia Sintética e os Sistemas Ciber Físicos ( CPS).
Revolução Globalizada.
Poucas empresas no mundo já estão prontas para atuar com essa filosofia, mas negócios de diversos tamanhos e segmentos podem se preparar para o estágio de indústria do futuro.
Atenção às Feiras.
Grandes catalisadoras do assunto, como a Feira Industrial de Hannover, na Alemanha, apresentam tendências e tecnologias que alavancam as indústrias para outro patamar. Por aqui, a Mercopar é o principal evento do ano.
Raul A. Cortepasse
Cortepasse & Tierling
Rua Prof. Isidoro La Porta 46
Jardim Itu Sabará CEP: 91.220-440
Porto Alegre – RS
Fone: (51) 3407.7354
(51) 8433.8420