É famosa a história de que os dinossauros foram extintos pelo impacto de um asteroide. Agora, um grupo de pesquisadores holandeses encontrou provas de como exatamente aconteceu. A colisão teria provocado um resfriamento global.
Os capítulos 7 e 8 analisam as relações tensas entre donos de engenho e libertos que permaneceram nas propriedades após a abolição. Trataremos aqui das consequências sociais da permanência dos libertos nas propriedades em que nasceram ou serviram como escravos. No seio de antigas comunidades formadas no tempo da escravidão, os libertos tentaram modificar as relações com os ex-senhores afirmando antigos direitos e defendendo outros. E, ainda, veremos como deram novo sentido à proteção paternalista dos antigos senhores e a usaram cotidianamente para conquistar e ampliar espaços próprios de sobrevivência.
Por fim, o último capítulo aborda as consequências sociais da migração dos libertos dentro e fora do Recôncavo. Migrar para outras localidades em busca de trabalho, ou para romper com antigos vínculos que os ligavam aos ex-senhores, foi uma forma de efetivar a liberdade. Veremos aqui que essas escolhas migratórias ocorreram em meio ou em contraposição aos desejos e aos planos de quem pretendia traçar para os libertos outros destinos.
aa06259810