6 Elementos textuais
[...]
Segundo a ABNT NBR 14724:2011, seção 4.2.2, “o texto é composto de uma parte introdutória, que apresenta os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração; o desenvolvimento, que detalha a pesquisa ou estudo realizado; e uma parte con- clusiva.” Os títulos dos capítulos textuais são à critério do autor e não há nenhuma normatização a respeito deles. No entanto, geralmente o capítulo “Introdução” e o capítulo “Conclusão” (ou “Considerações finais”) são, respectivamente, o primeiro e o último capítulo textual e normalmente não são numerados.
É importante destacar que a norma em tela e a ABNT NBR 6024:2012 não são explícitas sobre a possibilidade de não numeração de capítulos textuais31 (31Embora a seção 5.2.3 da ABNT NBR 14724:2011 seja clara a respeito dos capítulos pré- textuais e pós-textuais: “Os títulos, sem indicativo numérico — errata, agradecimentos, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumos, sumário, referências, glossário, apêndice(s), anexo(s) e índice(s) —- devem ser centralizados”.
). Desse modo, sugere-se que se siga o modo de numeração desses capítulos utilizado pela instituição que você apresentará o trabalho.
Caso queira incluir capítulos sem numeração (como Introdução e Conclusão, por exemplo), utilize a macro \chapter*{⟨Introdução⟩}. Porém, capítulos com * não são incluídos automaticamente no Sumário, nem no bookmark do PDF, nem alte- ram o cabeçalho das páginas.
Consulte a subseção 5.14 para ver como incluir divisões com * ao sumário.
Consulte a subseção 6.1 para obter outras informações sobre formatação de capí- tulos e, especialmente, consulte a subseção 6.1.2 para ver como alterar automati- camente os cabeçalhos das páginas com o comando \chapter*.
Consulte a subseção 4.6 para ver como controlar o bookmark do PDF.
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Latex-br" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para latex-br+u...@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
WagnerEntendo que a norma exemplificou os itens não numerados porque são apenas esses que ela normatizou. Na parte textual o autor tem liberdade para construir as seções primárias conforme for mais adequado. Daí, entendo que a norma não estabelece a proibição de outros capítulos não serem numerados, ela apenas estabelece que esses taxados não o são.
Isso significa que se EU quiser TODOS os capítulos podem ser NÃO numerados?
O conteúdo dos capítulos são totalmente diferentes: Introdução, Referencial Teórico, Metodologia, Implementação, Desenvolvimento, Resultados, etc.. É OBVIO que a ABNT não vai dizer qual deve ser mais importante ou diferente dos outros, por isso não pode existir uma NORMA para cada um. A norma vale para todos, desde a Introdução até a Conclusão. Estas duas tem subseções, logo são capítulos, e capítulo deve ser numerado. Nas Normas INTERNACIONAIS (seguidas pelos templates do LateX) todos os capítulos são numerados, incluindo a Introdução e a Conclusão (Conclusões).