Template para livro em português com a nova alteração da ABNT citação em minúsculo

cristia...@gmail.com

Mar 15, 2024, 10:01:29 AMMar 15
to Latex-br
Pessoal,

Bom dia, tudo bem?

Alguém tem um template que possa compartilhar para escrever livro no latex que esteja já configurado com a nova alteração de citação em minúsculo.

Preciso escrever um livro em PT/BR e não estou achando um template atualizado.

Se puderem ajudar fico agradecida.

Abraços
Cristiane

Emílio Kavamura

Mar 18, 2024, 9:10:55 PMMar 18
to Latex-br
Na customização da UFPR eu arrumei com o pacote biblatex (compilando com biber e pdflatex)

% Pacotes de citações BibLaTeX
% ----------------------------------------------------------
\usepackage[style=abnt,
    uniquelist=false]{biblatex}

% Norma NBR10.520/2023 - Sobrenomes em minúsculas
\renewcommand*{\mkbibnamefamily}[1]{#1}%

cristia...@gmail.com

Mar 26, 2024, 8:52:56 AMMar 26
to Latex-br
Obrigada Emílio, vou testar aqui.

VALDEX DE JESUS SANTOS

May 5, 2024, 10:10:32 AMMay 5
to Latex-br
Olá Emílio, já tenho um template no Overleaf e gostaria de adaptar as novas normas. A copilação é no pdfLateX e para referências utilizo

\usepackage[alf, abnt-emphasize=bf, bibjustif, recuo=0cm, abnt-etal-cite=2, abnt-etal-list=0]{abntex2cite} % citações padrão ABNT

Por gentileza, como posso adaptar este comando, uma vez que quanto tento colocar  \renewcommand*{\mkbibnamefamily}[1]{#1}% dar erro, mesmo utilizando o pacote biblatex

Grato desde já.

Emílio Kavamura

May 6, 2024, 12:14:12 PMMay 6
to Latex-br

Na seção 3 do abntex2cite:

3 O novo pacote biblatex-abnt

O biblatex-abnt2 (223) é um projeto em andamento que define em BibLATEX 3 as regras de formatação bibliográfica da ABNT NBR 6023 e de citação da ABNT NBR 10520. Sendo totalmente implementado em LATEX, ele substitui os arquivos de estilo bibtex abntex2-alf.bst, abntex2-num.bst e o pacote abntex2cite.sty descrito neste manual. Com isso, o biblatex-abnt deve aposentar os estilos de formatação do abntex2cite e utilizar exclusivamente o biblatex-abnt e as macros padrões do BibLATEX.

Sugiro, de acordo com o documento do abntex2cite, que você utilize o biblatex-abnt, que aparentemente mais recursos customizáveis.