Referência Bibliográfica

Francisca Tyara Mota Lima

to Latex-br
Como faço para colocar a vírgula entre o sobrenome do autor e o ano da publicação nas citações. Já consegui que apenas a primeira letra ficasse maiúscula, mas fica, por exemplo: (Lira 2020), quando deveria ficar (Lira, 2020)

Emílio Kavamura

to Latex-br
Que classe e pacotes você está usando?

Antonio Carvalho

to late...@googlegroups.com, emili...@gmail.com
Como pode se checar essa Classe @emili...@gmail.com ?

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Latex-br" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para latex-br+u...@googlegroups.com.

Francisca Tyara Mota Lima

to Latex-br
Estou usando o template da Universidade Federal do Ceará

Rodrigo Nascimento

to late...@googlegroups.com
Uma classe, em LaTeX é o conteúdo entre chaves que fica na primeira linha de comando, o \documentclass{nomedaclasse}

Francisca Tyara Mota Lima

to Latex-br
\documentclass[
    a4paper,          % Tamanho da folha A4
    12pt,             % Tamanho da fonte 12pt
    chapter=TITLE,    % Todos os capitulos devem ter caixa alta
    section=Title,    % Todas as secoes devem ter caixa alta somente na primeira letra
    subsection=Title, % Todas as subsecoes devem ter caixa alta somente na primeira letra
    oneside,          % Usada para impressao em apenas uma face do papel
    english,          % Hifenizacoes em ingles
    spanish,          % Hifenizacoes em espanhol
    brazil,           % Ultimo idioma eh o idioma padrao do documento
    fleqn             % Comente esta linha se quiser centralizar as equacoes. Comente também a linha 65 abaixo
]{abntex2}

É isso?

Marcelo Laia

to latex-br
Pela sua informação, a classe que você está usando é a abntex2.

Laia ML

Enviado a partir de dispositivo móvel
https://linktr.ee/marcelolaia

Marcelo Laia

to latex-br
Como você está fazendo a citação?

Salvo engano, a classe abntex2 já coloca a vírgula automaticamente. Pra isso acontecer, você deve citar da seguinte maneira:

\citeonline{referencia} % Substitua 'referencia' pelo seu código de citação.

O seu arquivo .bib deve ter uma cara parecida com isso:

@article{Lira2020,
    author = {Lira, João},
    title = {Título do Artigo},
    journal = {Nome do Jornal},
    year = {2020},
}

Dessa forma, ao usar \citeonline{Lira2020}, a vírgula será colocada automaticamente entre o sobrenome do autor e o ano da publicação, resultando em (Lira, 2020).

Certifique-se de compilar seu documento LaTeX após fazer essas alterações para ver o efeito desejado.

Seria isso?

Em qui., 21 de set. de 2023 21:18, Francisca Tyara Mota Lima <tyara2...@gmail.com> escreveu:
[...]

Francisca Tyara Mota Lima

to Latex-br

Oi, Marcelo. Usei o \citeonline e fica Lira (2020). Não fica a vírgula.

Marcelo Laia

to latex-br
Ops. Desculpe-me, o manual da classe [1] dispõe que o comando correto é:

\cite{referencia}

No manual há várias outras opções de citação. Vale a pena dar uma olhada.

Também há o site oficial em

E os manuais em

Laia ML

Enviado a partir de dispositivo móvel
https://linktr.ee/marcelolaia

Antonio Carvalho

to late...@googlegroups.com
Alo a Todos,
tem mais alguem que possa me ajudar em inserir o nomes dos autores.
Pois minhas referencias estao imprimindo somente o primeiro Nome e depois insere "Et al".
Att,

Francisco​ Dias Franco

to late...@googlegroups.com
Olá.
Estou usando:

\usepackage[brazilian,hyperpageref]{backref}
\usepackage[alf,abnt-repeated-title-omit=no,abnt-emphasize=bf,abnt-etal-list=0,abnt-full-initials=no]{abntex2cite}
\citebrackets()

Pra citar você usa \cite ou \citeonline
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para latex-br+unsubscribe@googlegroups.com.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Latex-br" dos Grupos do Google.

                                                       Francisco Dias Franco

*Técnico em Eletrônica - IFSUL*
*Graduado em Matemática - UFPel*
*Mestrando de Computação (Inteligência Artificial) - UFPel*

Francisca Tyara Mota Lima

to Latex-br
Em todos que tento ou aparecem todas as letras maiúsculas com a vírgula (LIRA, 2020) ou aparece minúscula sem a vírgula.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Latex-br" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para latex-br+u...@googlegroups.com.

Francisco​ Dias Franco

Francisca Tyara Mota Lima

Francisco​ Dias Franco

Francisca Tyara Mota Lima

Emílio Kavamura

to Latex-br
quando voce inicia o documento latex, voce define a classe

\documentclass{classe do documento}

Emílio Kavamura

to Latex-br
Olá Tyara,

Você está usando a customização de seu curso/programa/universidade?

Se puder utilizar o pacote biblatex com estilo ABNT, tem um comando que permite você fazer as citações conforme a norma.
Eu utilizo na customização da UFPR, do qual eu sou mantenedor.

% Arquivo de entrada das referências bibliográficas
\addbibresource{referencias.bib}

% Pacotes de citações BibLaTeX
% ----------------------------------------------------------
\usepackage[style=abnt,
backref=true,
backend=biber,
citecounter=true,
backrefstyle=three,
url=true,
maxbibnames=99,
    mincitenames=1,
    maxcitenames=2,
    backref=true,
    hyperref=true,
    giveninits=true,
    uniquename=false,
    uniquelist=false]{biblatex}

% Norma NBR10.520/2023 - Sobrenomes em minúsculas
\renewcommand*{\mkbibnamefamily}[1]{#1}%
 % Norma NBR10.520/2023 - Sobrenomes em minúsculas
\renewcommand*{\mkbibnamefamily}[1]{#1}%

%fullcite com todos autores e não como cite
\makeatletter
\newcommand{\tempmaxup}[1]{\def\blx@maxcitenames{99}#1}
\makeatother

\DeclareCiteCommand{\fullcite}[\tempmaxup]
{\usebibmacro{prenote}}
{\usedriver
{}
{\thefield{entrytype}}}
{\multicitedelim}
{\usebibmacro{postnote}}

\begin{document}
 - teste
\end{document}

O comando cite é utilizado para citação direta
\cite

e para citação indireta é o comando \citeonline

Não tem relação com o uso de vígulas ou maiusculas/minúsculas.

Francisca Tyara Mota Lima

to late...@googlegroups.com
Boa tarde. Estou usando da UFC, mas está desatualizado.

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tema no grupo "Latex-br" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus temas, envie um e-mail para latex-br+u...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/latex-br/1bde864d-533b-49a5-85c1-e472884e2d88n%40googlegroups.com.

Emílio Kavamura

to Latex-br
voce está utilizando um ambiente online como overleaf? se quiser compartilhar comigo (eek...@outlook.com) eu posso verificar como corrigir. Podendo então sugerir a atualização para o mantenedor da customização.

At.te, Emílio

Francisca Tyara Mota Lima

to late...@googlegroups.com
Como faço isso?

Francisco​ Dias Franco

to late...@googlegroups.com
olá, qual o link da onde você baixou o modelo ou envia em formato comprimido (.zip)?

Ou compartilha pelo site: overleaf.com. só seguir as imagens:
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png

Você clica em new project > upload project > carrega o arquivo comprimido> entra no projeto > share > digita o endereço de e-mail e clica em share

Francisca Tyara Mota Lima

to late...@googlegroups.com

Francisco​ Dias Franco

to late...@googlegroups.com
Olá.
Tem como me mandar o modelo de citação atualizado pra dar uma olhada?

Francisca Tyara Mota Lima

to late...@googlegroups.com
No modelo atual é pra ser (Fulano, 2020).

Francisco​ Dias Franco

to late...@googlegroups.com
e se colocar entre {} o sobrenome:

@article{framework2018,
publisher = {ICTACT Journal on Soft Computing},
title = {A Framework for Aspect based Sentiment Analysis Using Fuzzy Logic},
author={A. Jenifer Jothi {Mary} and L. {Arockiam}},
year = {2018}
}

Assim ele não altera a formatação do sobrenome.

Francisca Tyara Mota Lima

to late...@googlegroups.com

Francisca Tyara Mota Lima

to late...@googlegroups.com
Caraaaaaa. Eu acho que deu certooo.

Francisca Tyara Mota Lima

to late...@googlegroups.com
Deeeeeeeus te abençoeeeee

Francisca Tyara Mota Lima

to late...@googlegroups.com
Me ajudem com mais uma coisa, por favor. 🙏🏾
Como faço pra tirar o nome apêndices do sumário?
Eu quero que fique a partir do Apêndice A...

Danuso

Jun 27, 2024, 1:14:00 PM (8 days ago) Jun 27
to Latex-br
Boa tarde,

estou com o mesmo problema da moça. Também estudei na UFC. A bibliotécaria pede que no meio do texto a citação apareça como o exemplo dela, (Lira, 2020). Porém nas referências apareça com todas as letras maíusculas. Portanto quando eu coloco {Lira} no arquivo bib, o PDF gerado gera as referências só com a primeira maíuscula nas referências e gostaria de colocar com todas maíusculas apenas na referências. Alguém saberia como eu posso resolver esse problema? Agradeço