Memória excedida.

Haroldo Candal

to Latex-br
Olá pessoal, obtive o erro abaixo na compilação da minha Tese.
Já editei diversos arquivos em tutoriais pela internet, reinstalei o MikTex e nada.
Alguém pode me ajudar?

TeX capacity exceeded, sorry [main memory size=3000000]. C

Elayson Abreu

to Latex-br
É impossível saber a causa do erro sem o seu código (resumido, de preferência).

Francisco​ Dias Franco

to late...@googlegroups.com
Olá.
Pode tentar fazer no overleaf. O que pode acontecer é carregar muitas imagens e ficar pesado para compilar. Pode fragmentar o arquivo em várias partes e tentar fazer assim:

% Desenvolvimento
\input{desenvolvimento/protocolo/capitulo_01}
\input{desenvolvimento/protocolo/capitulo_02}
\input{desenvolvimento/protocolo/capitulo_03}
\input{desenvolvimento/protocolo/capitulo_04}
\input{desenvolvimento/protocolo/capitulo_05}

E vai comentando as outras partes:

[...]

Caso não dê erro ao compilar cada uma separadamente, então é provável que você colocou muitas imagens e ficou pesado para compilar. Aí você tem duas alternativas: substitua as imagens por tabelas e gráficos feitos através do LaTeX, elas deixam o arquivo muito mais leve e a nitidez fica muito melhor, ou compilar cada parte separadamente, baixar os arquivos e depois juntar eles.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Latex-br" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para latex-br+u...@googlegroups.com.

                                                       Francisco Dias Franco

*Técnico em Eletrônica - IFSUL*
*Graduado em Matemática - UFPel*

Paulo Ney de Souza

to late...@googlegroups.com
Você pode também tentar usar  o comando:

    pdflatex --extra-mem-bot=10000000 --extra-mem-top=10000000 filename.tex

com números ridiculamente grandes.

Paulo Ney

Haroldo Candal

to late...@googlegroups.com
Obrigado pessoal, pelas respostas.
Paulo, esse comando eu devo usar no terminal windows?

Haroldo Candal da Silva

Graduação em Química – UERJ

Mestrado em Química – UFF

Doutorando em Química - UFF

Paulo Ney de Souza

to late...@googlegroups.com
No terminal do Windows ou dentro do set up do MikTeX.

PN

Haroldo Candal

to late...@googlegroups.com
Infelizmente não funcionou. Já estou em desespero, porque tenho prazo para essa Tese.

Haroldo Candal da Silva

Graduação em Química – UERJ

Mestrado em Química – UFF

Doutorando em Química - UFF

Paulo Ney de Souza

to late...@googlegroups.com
Então vamos descobrir o que está de errado com seu arquivo.

Você tem os capítulos separados por arquivos e sendo inputados com \input ou \include ?

Paulo Ney

Haroldo Candal

to late...@googlegroups.com
Paulo, muito obrigado pela pré-disposição em me ajudar.
Eu tenho ela em duas versões... Um único .TEX e dividida em vários, com importadas com o include.
Estou tentando uma última coisa, caso não consiga, vou compartilhar a pasta com vocês, completa.

Haroldo Candal da Silva

Graduação em Química – UERJ

Mestrado em Química – UFF

Doutorando em Química - UFF

Haroldo Candal

to late...@googlegroups.com
Paulo! Você mandou boas energias! O código funcionou. Vou dizer o que fiz.
Reinstalei o LaTeX e rodei os códigos de aumento de memória que mandaram aqui. Só que fui ver mais a fundo e tinham flags a mais que poderiam ser inclusas nesse código. Quando as usei, o TeXStudio compilou o PDF bonitinho.
As flags que usei estão no site: https://www.adrian.idv.hk/2021-11-28-latex/

Haroldo Candal da Silva

Graduação em Química – UERJ

Mestrado em Química – UFF

Doutorando em Química - UFF

Paulo Ney de Souza

to late...@googlegroups.com
Você tem que usar a versão dividida, pois tem que ser capaz de incluir capítulo a capítulo para ver qual gera o problema.

Pode compartilhar ...

Paulo Ney

Paulo Ney de Souza

to late...@googlegroups.com

Rubens Stuginski Jr

to late...@googlegroups.com
Olá Haroldo.

Esse problema surge, normalmente, quando você tem muitas figuras e tabelas (floats) não processadas. Resolver isso nem sempre é simples, mas vão aqui umas dicas:
  1 - Divida seu trabalho (tese) em vários capítulos, cada um deles em um arquivo separado.
  2 - Crie um arquivo principal onde cada um dos arquivos é incluído para ser processado. Use \include{arquivo} para incluí-los no processamento. NUNCA use \input{arquivo.tex}
  3 - Verifique se é possível incluir \clearpage após as figuras/tabelas ou em algum ponto do arquivo, principalmente nos arquivos com muitas figuras/tabelas.
  4 - Se não resolver entre em contato novamente e veremos o que pode ser feito. Pode me contar no PV.

     Abraços,
       Rubens