Lista de Abreviaturas

Ricardo

to Latex-br
Boa tarde pessoal.

Alguém sabe como diminuir o espaço:
1. entre o título e a primeira abreviatura
2. entre as abreviaturas

Agradeço pelo apoio.

\documentclass[
    12pt,
    openright,
    oneside,
    a4paper,
    sumario=tradicional,
    english,
    brazil
]{abntex2}
\usepackage[T1]{fontenc}
\usepackage[utf8]{inputenc}
\usepackage[scaled]{helvet}
\usepackage{indentfirst}
\usepackage{parskip}
\usepackage{setspace}
\usepackage[refpage,intoc,portuguese]{nomencl}
%
\renewcommand{\listadesiglasname}{Lista de abreviaturas}
%
\setlength{\nomitemsep}{-\parsep}
\makenomenclature
%
\begin{document}

\selectlanguage{brazil}
\frenchspacing{}
\pretextual{}

% Lista de abreviaturas e siglas
\begin{siglas}
    \item[ABNT] Associa\c{c}\~{a}o Brasileira de Normas T\'{e}cnicas
    \item[abnTeX] ABsurdas Normas para TeX
\end{siglas}

\pdfbookmark[0]{\nomname}{las}
\printnomenclature{}
\cleardoublepage{}

\end{document}
teste2.tex
teste2.pdf

Emílio Kavamura

to Latex-br
Ricardo,

Você está criando duas listas de abreviaturas? Ou  está querendo compará-las?
Vi que você preparou o documento segundo a documentação da classe ABNTeX2, página 30.

Eu destaquei na cor cinza  no seu código a lista inserida manualmente, mais uma vez, conforme a documentação da classe ABNTeX2.
Nesta forma, é necessário ajustar o espaçamento entre os itens da lista de siglas, eu fiz o ajuste na cor vermelha.

Destaquei em azul a criação da lista utilizando o pacote nomencl. Contudo, eu adicionei as entradas da lista de abreviaturas para que ela pudesse gerar a lista de abreviaturas automaticamente. Os espaçamentos seguem o estabelecido na classe ABNTeX2, ouo seja, da ABNT.

%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
\begin{siglas}\setlength \itemsep{-2mm}

    \item[ABNT] Associa\c{c}\~{a}o Brasileira de Normas T\'{e}cnicas
    \item[abnTeX] ABsurdas Normas para TeX
\end{siglas}

\nomenclature{Fig.}{Figura}
\nomenclature{$A_i$}{Area of the $i^{th}$ component}
\nomenclature{456}{Isto éum número}
\nomenclature{123}{Isto éoutro número}
\nomenclature{a}{primeira letra do alfabeto}
\nomenclature{lauro}{este é meu nome}

\renewcommand{\nomname}{\listadesiglasname}

\pdfbookmark[0]{\nomname}{las}
\printnomenclature{}

\end{document}

Ricardo

to Latex-br
Emílio.

Deu certo.

Estou usando somente uma lista de abreviaturas.
Eu tinha usado o comando \setlength{\itemsep}{-2mm} junto com outros, mas não funcionava.
A sua dica me ajudou a ver onde mudar e recriei o ambiente siglas.
Deixei os arquivos anexados com os dois modos para ver a diferença (acredito que pode ajudar alguém no futuro).
A primeira página ficou no ambiente siglas do abntex2.
A segunda página está usando o nomenclature.
O espaço entre o título e o início das siglas eu resolvi com o comando abaixo:

\setlength{\afterchapskip}{\onelineskip}

Muito obrigado pelo apoio.

teste2.pdf
teste2.tex

Emílio Kavamura

to Latex-br
Não há de que... conte sempre com o apoio do grupo...