Olá todos(as),
Estou com uma dúvida sobre como utilizar a sequência a seguir para calcular o número de laudas de um documento utilizando LaTeX. O conceito de lauda origina-se com um toque na máquina de escrever e é utilizado, junto a outros aspetos, para que editoras, ou empresas de mídia impressa, física ou virtual, calculem o valor a ser pago a um(a) autor(a), ou jornalista, ou cobrado no primeiro caso.
Eu estou escrevendo um livro e, considerando que as palavras e comandos reservados LaTeX não aparecerem na versão final do documento em .pdf, .ps ou até .dvi, a lauda é relevante, pois o número de toques pode ser bem maior, consequentemente no número de laudas. Considerando está situação, eu imaginei uma sequência viável poderia ser a seguinte para o cálculo do número de toques, ou caracteres incluindo espaço:
1. Utilizar detex para retirar os comandos do código fonte do livro e manter somente o seu conteúdo intrínseco. Aliás, neste tópico pergunto: detex é confiável?
2. A partir do resultado acima utilizar texcount, que conta palavras, para obter o número de caracteres por estimativa através de -all-nonspace-char ou até -char, porém não consegui identificar como incluir de forma precisa todos caracteres efetivos que precisam ser contabilizados. Senão vejamos um exemplo, suponha que existam dois espaços em branco entre palavras, logo somente um deve ser contabilizado.
Desta feita, publico minha dúvida para vossas análises.
Atenciosamente,
--
André Luiz Tietböhl Ramos, Dr.