Ok Lauro, eu entendi o seu ponto e o do Youssef.
O que me preocupa, é que querendo ou não as pessoas que procuram o ABNTEX2 querem uma maneira fácil de se enquadrarem na norma. Há de se convir que o Latex não é trivial e requer um minimo de estudo para se utilizar. A minha preocupação em ficar enriquecendo demais é que se alguns destes enriquecimentos provocar a birra de algum bibliotecario/orientador a pessoal terá de gastar um tempo a mais para procurar nos manuais do memoir para resolver esta diferença. E nem todo mundo tem este tempo e disposição. Vale lembrar que o universo de trabalhos acadêmicos vai muito alem de pessoas da áreas de exatas que tem um pouco mais de facilidade de lidar com a pseudo linguagem do Latex.
Só reforçando, é que minha critica não é para toda implementação extra, já que muitas não são visuais, mas sim as que tem um impacto grande visualmente falando.
Não que eu ache que tudo deva ser abandonado, mas coisas que saltam aos olhos, e por consequência, chamam muita atenção, devam ser usadas com parcimônia.
Quanto ao wiki, este final de semana farei um esforço para edita-lo, pois descobri que devo mudar totalmente a direção do meu TCC. Acabei de achar um trabalho em alemão que trata exatamente do que eu estava falando.... haarrrrgggggggggggggg. Ainda bem que eu estava relativamente no inicio.....