Envio em anexo a palestra que fiz no dia 02/02/17 a convite do Prof. Hyder para os alunos de Propedêutica. A Profa. Helena colaborou acrescentando depois os slides 10, 15, 20 e 21. Foi uma excelente oportunidade que agradeço a Hyder de também fazermos prevenção com mais informação. Dessa forma, penso que continuaríamos nesta corrente preventiva, se enviassem para seus alunos ou colegas os slides em anexo.
Também colaboramos (eu, Helena e Karla) fazendo no meu consultório Grupos Balint com os alunos do sexto semestre durante algumas noites, logo na semana seguinte ao fato traumático do suicídio de um colega deles. Penso que esta atividade foi benéfica para todos. Nestes dias também fizemos debates com nossos alunos do sétimo período, além de uma escuta individualizada com alguns que nos procuraram.
Estou viajando em férias para a formatura do meu filho na USP e retorno depois do carnaval, mas continuo disponível no retorno para colaborar nas discussões sobre o projeto de extensão de criação de um Serviço de apoio psicopedagógico sugerido pelo nosso Chefe na reunião do dia 10/02.
Acredito que continuarão debatendo sobre o mesmo na minha ausência, já que é de suma importância e existe na maioria das Escolas Médicas do país. Infelizmente, não aconteceu ontem a reunião com os professores sobre isto prevista desde a semana anterior e que eu poderia participar. Contudo, fui informada pelo Prof. Marco ontem no DME, onde compareci no horário combinado, que ele continua se movimentando neste sentido e já tendo adiantado algumas coisas.
Espero que a mesma emoção que motivou a todos para o debate do dia 10/02 no auditório do HU sobre a saúde mental da nossa comunidade acadêmica, permaneça nos inquietando para que a angústia seja transformada em ação, com vistas às medidas preventivas necessárias à manutenção da boa saúde mental de alunos, professores e funcionários.
Até a volta,
Edméa