Resumo: Agile Coaching - Keeping it Visible

1 view
Skip to first unread message

Thiago Silva

unread,
May 28, 2012, 1:01:10 AM5/28/12
to labx...@googlegroups.com
Olá,

Aqui está o meu resumo do capítulo 8 - Keeping it Visible do livro Agile Coaching.
Nesse capítulo são mostrados meios de manter informações úteis e visíveis no tracking.

Abraços,
Thiago


Keeping it Visible


Quando precisamos lembrar de algo importante afixamos um bilhete visível em algum lugar. Um time ágil tem muito para se lembrar: a iteração, as ações da retrospectiva, o estado do sistema. Então é necessário manter essas informações visíveis, e não escondidas em computadores. A lousa do time faz um papel muito importante nisso.
A lousa do time é mais do que apenas informações sobre a iteração, é também um reflexo do time e do que é importante para ele.

Quadro do Time

A maioria dos times utiliza o quadro para indicar o progresso da iteração, utilizando colunas para mostrar o estado de cada tarefa.
O time ganha pontos quando uma história inteira fica completa. É necessário encorajar o time para focar em poucas histórias e fazê-las atravessar o quadro, ao invés de deixar várias histórias em progresso.
É muito importante que o quadro seja claro e legível, ele perde muito do seu valor se não é possível entender o que lá está. Encoraje o time a utilizar um sistema consistente de cartões e utilizar letras grandes, para ser possível lê-los durante o standup meeting.
Se não houver espaço para uma lousa é possível marcar o progresso nos próprios cartões, utilizando adesivos que marquem o estado das tarefas.
A beleza do quadro está na possibilidade dos integrantes selecionarem a tarefa que querem fazer, ninguém precisa esperar por instruções. Isso ajuda cada integrante a assumir responsabilidade para fazer uma iteração bem sucedida, ao invés de focar apenas na "parte dele".
Para não haver conflitos, todo mundo precisa saber quem está trabalhando no que. Marcar quem está trabalhando em cada tarefa no quadro facilita isso.
Idealmente, cada membro do time deveria ter seu nome apenas em uma tarefa por vez. Isso pode não acontecer quando existem tarefas conflitantes ou uma história bloqueia outra, mas fique de olho se isso acontecer muitas vezes para tentar descobrir o motivo.

Você pode se sentir tentado a utilizar softwares que criam um quadro virtual ao invés do físico. Porém esses quadros não são tão eficientes quanto os físicos.
Por outro lado, se o time não trabalha todo no mesmo lugar ou se múltiplos times estão trabalhando no mesmo projeto existe um bom motivo para utilizar um quadro virtual.
Se existirem uma quadro físico e um virtual para o projeto, tome cuidado para manter ambos atualizados.

Gráficos Grandes e Vísiveis

Trabalhe com o time para desenvolver gráficos grandes e vísiveis que auxiliem no desenvolvimento do time e coloque-os no quadro do time. Assim, fica fácil perceber quando e onde o time está evoluindo.
É necessário perceber quais informações do quadro estão sendo úteis. Quando um problema deixa de ser um problema, seu gráfico também não precisa mais existir.
Gráficos de burndows e burnup são muito úteis para saber como a iteração está se desenvolvendo. Mas, como é necessário atualizá-lo sempre, é preciso tomar cuidado para não virar um peso para a equipe.

Manuntenção do Quadro da Equipe

A maior parte desse capítulo é dedicada para mostrar como deixar informações relevantes vísiveis para o time. Mas é necessário manter essas informações atualizadas sempre, dados antigos não são úteis.
Uma solução para manter o quadro atualizado é reservar alguns momentos do standup meeting para atualizar o quadro, ou então fazer alternância de trackers.
Também é recomendado fazer uma "limpeza" no quadro ao fim de cada iteração, com o objetivo de manter o quadro sempre claro.

Obstáculos

Um dos obstáculos mais comuns dos times é não ter espaço para um quadro físico. A solução para isso criatividade, existem times que usam janelas e portas como quadros.
Outro obstáculo recorrente é a falta de atualizações no quadro. Isso normalmente acontece quando o time não utiliza os dados do quadro. A solução é citar sempre os gráficos durante o standup meeting ou então conversar com a equipe para descobrir o motivo de não atualizarem o quadro.
Um último problema comum é a preocupação em perder os cartões. Para amenizar isso, é bom manter um backup dos cartões, assim os cartões podem ser refeitos. Para evitar a perda, escolha bons materiais.

Alfredo Goldman

unread,
May 28, 2012, 1:33:23 PM5/28/12
to labx...@googlegroups.com
Oi Pessoal,
   Acho que o texto foi útil para todos, seja para aprimorar, seja para continuar mantendo um bom ambiente
informativo.

Abraço,
Alfredo

Viviane Santos

unread,
May 29, 2012, 9:26:35 PM5/29/12
to labx...@googlegroups.com
Thiago, o livro ainda está com vc, né? Poderia levar amanhã? Vou precisar dele.
valeu,
Viviane

2012/5/28 Alfredo Goldman <go...@ime.usp.br>



--
Viviane A. Santos
Mestre em Ciência da Computação - MACC/UECE
Doutoranda em Ciência da Computação - IME/USP

Thiago Silva

unread,
May 29, 2012, 9:27:11 PM5/29/12
to labx...@googlegroups.com
levo sim, claro
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages