Re: Assembleia eleitoral

1 view
Skip to first unread message

Roque Oliveira

unread,
Mar 16, 2019, 3:02:27 PM3/16/19
to Ricardo Reis, Luis, kyud...@googlegroups.com, kyu...@googlegroups.com

Caros amigos e companheiros no Kyudo

Dada a obstinação dos mentores da lista apresentada pelo Ricardo Reis, a forma como o fizeram e continuam a fazer, as contradições de princípios versus objectivos que apresentam.

Tendo em conta que se está a confrontar os mais elementares princípios do Budo, que se dividem os praticantes de Kyudo entre novos e velhos, Sesimbra e Lisboa, formal e desporto, em dicotomias, num total desrespeito devido a cada um dos praticantes.

Que a lista apresentada pretendem dissidiar da linha mestra que desde sempre pautou e orientou o comportamento da Associação Portuguesa de Kyudo.

Num último esforço para reunir o Grupo de Praticantes de Kyudo em Portugal em torno da APK, em honra ao seu Fundador, na fidelidade à sua Mestre, na convergência com a sua mais elevada missão – a de facilitar e promover a regular prática do Kyudo.

Cumpre-me, na qualidade de Presidente da Associação Portuguesa de Kyudo, reunir os consensos de todos quantos os que aspiram ao respeito, à aproximação, à harmonização da prática do Kyudo, que desejam a constituição de uma lista convergente para os corpos sociais da APK.

Uma lista que possa integrar os fundadores - Shodai, os mais antigos praticantes - Senpai, os que ao longo dos anos têm assegurado a prática regular do Kyudo em Portugal - Dojocho, se for essa a vontade e a determinação do próprio.

Uma lista que reúna tantos quantos os que estão genuinamente empenhados em praticar Kyudo na linha que nos foi transmitida, independentemente da sua condição física, área de residência, condição financeira, idade ou nível de prática.

Pensem com nobreza e decidam com o vosso coração.

Vamos-nos mantendo em contacto

Com as melhores saudações

Roque N. Brás de Oliveira


Sem vírus. www.avast.com

Ricardo Reis <ricardoj...@gmail.com> escreveu no dia sexta, 15/03/2019 à(s) 18:20:

Caro Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Kyudo,

Em resposta à sua ultima comunicação enviada a 14/03, é opinião consensual dos membros da lista candidata, representando mais de 40% dos sócios da APK:

  1. Independente das suas razões, a modificação por arbítrio próprio da data de eleições proposta pela Direcção e aprovada em Assembleia Geral, sem auscultação dos sócios, não é correcta ao abrigo do respeito pelos sócios ou da lei;
  2. A existência de eleições é o natural processo de clarificar ideias, propor alternativas e encontrar soluções que garantam um máximo de harmonia dentro dum grupo;
  3. Depois da Assembleia Geral de 17 de Fevereiro foi opinião geral que estavam ultrapassados problemas que haviam emergido nos últimos meses, havendo um fundamento para uma coexistência entre todos e para um avançar na prática do Kyudo;
  4. A apresentação da Lista às eleições traduz um espírito de união em torno dos fundamentos do Kyudo e de abertura a todos através da presença, quer de praticantes graduados, quer de praticantes mais recentes, que comungam do objectivo de melhorar a prática e de desenvolver o Kyudo em Portugal.  Acresce que a sua formação e elaboração foi feita de forma aberta, transparente, no respeito pelos Estatutos da Associação Portuguesa de Kyudo, através do princípio do integral respeito por todos, procurando garantir uma participação cada vez maior no desenvolvimento do Kyudo de todos os praticantes graduados, e sem exclusões;

Não se compreende que após a Assembleia Geral de 19/02 e da apresentação de uma lista aos órgãos da APK se afirme existir uma "situação grave".

Esta afirmação em nada contribui para a harmonia desejada por todos, sendo mesmo contrária ao espírito resultante da referida assembleia.


O foco deve estar hoje e sempre na discussão de soluções e alternativas para a gestão da APK, um processo de negociação natural em todas as associações de pessoas livres perseguindo um interesse comum e regulamentadas pelos seus estatutos, garantidos no seu cumprimento pela Mesa da Assembleia.


Assim, no espírito de promover a harmonia e evitar o dispêndio de energia pedimos-lhe que marque já a data de eleições, em data próxima ao seminário, não a adiando de forma indefinida como mencionado na sua última comunicação.


Agradecemos a sua resposta até ao próximo dia 18 de Março de 2018.


Em nome dos subscritores da lista, Ricardo Reis


On Wed, 13 Mar 2019 at 10:40, Luis <luispai...@gmail.com> wrote:

 

 

 

 

 

 

Caros Ricardo Reis e sócios da APK :

 

Bom dia a todos.

 

Tendo em conta o grave momento que se vive na APK a Sensei Maky Kudo expressou o desejo de que a Assembleia eleitoral fosse adiada para depois do Seminário. Esta intenção foi-me reconfirmada por Tiago Francisco, pessoalmente, na semana passada em Lisboa.

 

O presidente da mesa da Assembleia não pode deixar de atender a um pedido proveniente da presidente honorária, daquela que é a representante da Escola Ongasawara, que há mais de 12 anos é garantia da autenticidade do Kyudo praticado em Portugal nas instancias internacionais e que já dedicou tanto tempo da sua vida ao grupo português.    

 

Por esta razão e sem deixar de ter consideração pela opinião de cada um e pelo esforço de reunião e apaziguamento realizado pela maioria dos subscritores da lista, consultada a direcção da APK e no uso das competências que me são legalmente atribuídas creio, pelas razões referidas, não estarem reunidas as condições para que a Assembleia Geral eleitoral se realize na data inicialmente prevista a 23 de Março.

 

Maky Kudo exortou os sócios e praticantes a reunirem-se no seminário, momento único e especial de prática, para a conhecerem e reforçarem os laços de união que manifestaram na ultima Assembleia. Voltou a enviar a imagem de um pão (que continua a ter que ser trabalhado).

 

Convido todos os praticantes, sobretudo os mais novos, a colaborarem com a actual direcção nas tarefas que são necessárias á realização de tão importante evento.

 

A Assembleia Eleitoral será realizada em data a determinar após o seminário.

 

O Presidente da Mesa da Assembleia

 

Luis Manuel dos Santos Paixão  

 

De: Ricardo Reis <ricardoj...@gmail.com>
Enviada: 7 de março de 2019 19:18
Para: Luís Paixão <luispai...@gmail.com>
Cc: kyud...@googlegroups.com
Assunto: Fwd: #apk eleições 2019 : apresentação de lista

 

 

Caro Presidente da Mesa da Assembleia Geral e demais sócios,

Boas tarde a todos,

 
A actual Direcção agendou para o dia 23 de Março eleições aos Corpos Sociais da APK, e esta data foi aprovada pela Assembleia Geral de Novembro de 2018. Este é o mecanismo, aceite por todos numa associação, de garantia do respeito pela opinião de cada um.

Assim apresenta-se aos associados da APK, e em nome dos seus subscritores, uma Lista de candidatura aos Corpos Sociais da Associação Portuguesa de Kyudo e o respectivo Programa para sufrágio no dia 23 de Março de 2018.

Esta candidatura traduz um espírito de união em torno dos fundamentos do Kyudo e de abertura a todos, sem excepção. Todos  - praticantes graduados e mais recentes - queremos o melhor para o Kyudo em Portugal. Temperados e enriquecidos pelos nossos percursos de vida, dentro e fora do Kyudo, tornemos essas experiências num ganho comum.

Entendem os subscritores que, até ao final deste processo eleitoral, permanecerá sempre em aberto o caminho para o diálogo e para compromissos, com vista à convergência num futuro conjunto.
 
Apresentemos à nossa Sensei em Abril um grupo que encontrou soluções para avançar em conjunto, beneficiando da sua presença para melhorar o que é realmente fundamental, evoluir percorrendo o caminho do arco.

 

Os subscritores,

 

Ricardo Reis, Diana Almeida, Rogério Vieira de Almeida, Diogo Martinho, Francisco Ferreira, Nuno Almeida, Luis Freitas, Filipa Almeida, Ricardo Batista, Vitor Cruz, Pedro Dinis, José Miguel Ferreira

 



--


Ricardo Reis



--

Ricardo Reis

--
Recebeu esta mensagem porque subscreveu ao grupo "kyudo_APK" do Grupos do Google.
Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo, envie um email para kyudo_apk+...@googlegroups.com.
Para publicar uma mensagem neste grupo, envie um email para kyud...@googlegroups.com.
Para ver este debate na Web, visite https://groups.google.com/d/msgid/kyudo_apk/CAJNmkn60AMOb1rpLjz8WgB721tdcizO-wOgN1C7%3DB_pxcL1eVw%40mail.gmail.com.
Para mais opções, visite https://groups.google.com/d/optout.

Sem vírus. www.avast.com

António Silveira Ramos

unread,
Mar 17, 2019, 2:28:02 PM3/17/19
to Roque Oliveira, Ricardo Reis, Luis, kyud...@googlegroups.com, kyu...@googlegroups.com
Caro Roque, mas também Mesa da Assembleia Geral
Apresenta-me uma dicotomia que me deixa reflexivo:
-   por um lado existe uma "obstinação dos mentores da lista" e "as contradições de princípios" e "a confrontar os mais elementares princípios do Budo" e "total desrespeito devido" e ainda um "dissidiar da linha mestra ...da APK", 
-  por outro lado, existe uma " fidelidade à sua Mestre"    "os que estão genuinamente empenhados"  "todos quantos os que aspiram ao respeito, à aproximação" , e ainda "constituição de listas convergentes"

  e finalmente um apelo:
Pensem com nobreza e decidam com o vosso coração.

Ora, o tempo actual, acerca de eleições, já não é o tempo do Presidente da APK, mas sim, a meu ver, o tempo do Presidente da Assembleia Geral da APK
A este se exige que decida com rigor e equilíbrio e ouvindo quem deve ouvir para que não possa ser acusado de parcial, no respeito escrupuloso do formalismo e normas aplicáveis , com total independência quer dos orgãos executivos em exercício, quer das possíveis listas de candidatos ao acto eleitoral, pois só deste modo a harmonia institucional pode ficar reforçada e a sua autoridade ser respeitada,  quer concordemos, ou não concordemos, com as suas decisões.

Faz sentido perguntar se as eleições foram "adiadas" ou "anuladas", pois uma afirmação de "até um dia", que não se sabe quando, vem tornar irrelevantes as razões apresentadas para o seu adiamento.  Se a razão é ter em consideração o desejo manifestado pela srª Maki, ...pois que seja (evitemos afrontar a senhora enquanto ela aqui estiver e ouçamos com atenção o que tiver a dizer). Então, o mínimo que me parece aceitável é a marcação imediata para data posterior ao seminário de uma Assembleia Geral quer seja para reflexão conjunta (...sei lá o que irei pensar depois!!!!), se não quiser efectuar a desejável marcação de nova data eleitoral, mas de qualquer modo a breve prazo, e de modo a terminar-se rapidamente com um vazio de poder e paralisia de gestão. O caminho a seguir deve ficar transparente e quem tem a obrigação de o indicar é o Presidente da Assembleia Geral. 

Preparem-se as facções para verem frustradas as suas tentativas de puxar a Srª Maki para o seu próprio lado, ou para decidir quem tem razão nas variadas queixas mutuas. Talvez até nem queira ouvir essas queixas, pois estas só seriam uma distração que impede o focar sereno na essência. Aliás, eu diria que a senhora já se pronunciou com clareza suficiente mas silenciosa: O pão é um resultado dos ingredientes e cosedura equilibrada, se fica queimado nuns lados  e fica cru noutros lados, ninguém o poderá comer e repartir. Os excessos de tensão, a mais ou a menos, são fáceis ...o ponto de equilíbrio no exacto momento da saída da flecha é que é difícil.
A srª Maki deve estar mais interessada no modo como vamos cozinhar o pão, do que opinar sobre as qualidades e aspectos das farinhas, quantidade de sal ou fermentos. Como poderemos caminhar no sentido da construção da unidade desejada, conscientes e respeitando as diferenças existentes e conflitos de interesses que vão surgindo no caminho.
Será, sem dúvida, conosco a qualidade do pão que lhe vamos dar a provar. Numa visita ao dojo da Faúlha irá provar do pão, e por isto não entendo porque o seu arranjo ficou inesperadamente suspenso e em vazio. Mas ainda há tempo de fazer a sua manutenção e colocar lenha no forno do pão.

Finalmente, meu caro Roque, como é normal quando um processo eleitoral é desencadeado para orgãos executivos, a direcção ainda em exercício deve considerar-se como de gestão apenas e de poderes reduzidos, pelo que se considerar ter condições para encontrar uma lista de unidade, deveria esta ser apresentada. mesmo que haja nomes comuns a ambas as listas ( não sejamos tribalistas primários, nem embarcar em conflitos raivosos tipo de:  ou nós ou eles) , apresentando-se com o respectivo plano de acção e de apaziguamento de tensões e prioridades para os próximos dois anos. Deixem-nos escolher programas de acção ou a ênfase de prioridades, e não fidelidades pessoais. É disto que tenho sentido a falta e não de apelos já fora de tempo. Alem de que seria bom ter onde votar numa direcção proposta por uma lista e no conselho fiscal proposto por outra lista. Nem todos gostam de colocar todos os ovos no mesmo cesto.
 
Gostaria de comentar como o próprio sucesso da sua acção no desenvolvimento da APK pode também ser causa das actuais dificuldades, de como a relevância do projecto do Dojo da Faúlha, sendo verdadeiro, pode ser tão mal entendido pelos novos praticantes, e de como concluo estarmos perante uma crise de crescimento que mais tarde ou mais cedo iria acontecer. Contudo, não é aqui o lugar para discutir a Origem do problema, a sua Evolução, e possíveis Soluções. 

Termino repetindo, e concordando, com a sua afirmação:

Pensem com nobreza e decidam com o vosso coração.

Vamos-nos mantendo em contacto


António C. S. Ramos






Para mais opções, visite https://groups.google.com/d/optout.


--
António C. Silveira Ramos
Braga, Portugal

Roque Oliveira

unread,
Mar 18, 2019, 5:35:15 AM3/18/19
to António Silveira Ramos, Ricardo Reis, Luis, kyud...@googlegroups.com, kyu...@googlegroups.com
Caro António Ramos 
Bom dia estimados praticantes de Kyudo
Só quatro linhas, muito breves.

Informar que o agendamento das Assembleia Geral Eleitoral esteve sempre inscrito nos planos anuais. Em 2016 para o dia 13 de Fevereiro, no ano de 2017 para 12 de Março, em 2018 para o dia 23 de Março e este ano também para o mesmo dia 23 de Março.
Se não se realizaram Assembleias Gerais nestes últimos anos foi porque, à data ninguém se tinha oferecido para integrar ou substituir os dinamizadores das actividades associativas. A maioria dos sócios estavam, e alguns ainda estão, impossibilitados  de dedicarem mais tempo à APK por motivos pessoais, outros porque preferem a cómoda situação de serem servidos, isto numa Associação que não tem nem deve ter empregados, numa atitude completamente contrária ao espírito do Kyudo.

Informar também que não existe vazio de poder ou paralisia de gestão Apesar do Presidente estar doente, ainda no mês passado a Direcção admitiu novos praticantes, na 5ª-feira, 14 de Março, assinou o protocolo com a Associação de Estudantes do Técnico, no próximo dia 21 de Março, eu mesmo estarei a participar na reunião da JapanNET, temos enviado toda a comunicação relativa aos seminários e encontros internacionais, temos todas as contas em dia e estamos vivamente empenhados na organização do Seminário da Abril, um encontro onde estão inscritos praticamente todos os sócios.

Dar a notícia que ontem, Domingo, falei com a Sensei Maki Kudo com o auxilio do Tiago Francisco, A Sensei tem acompanhado a situação vivida em Portugal  e pelos seus membros, percebe os diferentes pontos de vista,  considera o assunto importante e quer ter um interprete ao nível para conversar sobre este assunto durante o Seminário, ou melhor dizendo, quer um intérprete para todos os dias. Tarefa que nos está a dar bastantes dores de cabeça.

Mais importante que estar numa atitude passiva de poder vir a escolher ou de vir a ser servidos, é a de estarmos atentos e determinarmos a fazer e a servir.
Por favor cheguem-se ao trabalho.

Agradeço a sua reflexão sobre a situação que se atravessa e a colaboração para o um melhor discernimento.
Agradeço também a quantos têm manifestado a sua opinião e solidariedade, tendentes a não desbaratar o que temos em comum, à mobilização dos praticantes de Kyudo, incluindo os subscritores da lista apresentada pelo Ricardo Reis.

Saudações
Roque Oliveira 

António Silveira Ramos

unread,
Mar 19, 2019, 7:56:12 PM3/19/19
to Roque Oliveira, Ricardo Reis, Luis, kyud...@googlegroups.com, kyu...@googlegroups.com
Uma correção da minha parte:

Roque,
Tem razão sobre não poder vir a existir “vazio de poder “. Foi excesso da minha parte. Peço desculpas.
Mais rigoroso seria dizer que se ficaria com uma “legitimidade diminuída “ que se agravaria com o passar do tempo, tendo em conta “os irritantes” dos últimos tempos. 

Quanto a colaborar, não me é fácil vivendo em braga, e por outras limitações pessoais. Fui no fim de semana com essa intenção mas os trabalhos no Dojo da Faulha foram cancelados, daí a minha frustração. Agora considero a possibilidade de ficar alojado na zona de Sesimbra, ou Lisboa, talvez mesmo a partir do dia 8, pelo que se considera que posso ser útil para trabalho manual, por favor diga-me.

Um abraço,
António 

Enviado do meu iPhone
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages