--
--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Google Grupos - "KyudoPT".
Grupo de praticantes e amigos da tradicional arte do tiro com arco japonês e da Associação Portuguesa de Kyudo.
Para escrever a estre grupo, envie o seu email para: kyu...@googlegroups.com
Para sair do grupo, envie um email para kyudopt unsub...@googlegroups.com
Para obter mais informações, visite este grupo em http://groups.google.com/group/kyudopt?hl=pt-PT
ou o site da Associação Portuguesa de Kyudo em:
www.kyudo.pt
---
Recebeu esta mensagem porque subscreveu ao grupo "KyudoPT" do Grupos do Google.
Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo, envie um email para kyudopt+u...@googlegroups.com.
Para mais opções, visite https://groups.google.com/d/optout.
Boa noite,
Que boas notícias! Eu e o Nuno lá estaremos no sábado.
Obrigada
Bjs
Diana
Enviado do meu dispositivo com o Windows 10
De: Vitor Cruz
Enviado: 14 de novembro de 2018 19:28
Para: kyu...@googlegroups.com
Assunto: Re: [kyudopt] Partilha de ensinamentos
Olá
Caro Roque,
Não posso deixar de manifestar a minha profunda desilusão com a oposição à acção de ensino/aprendizagem proposta. Parece-me gravíssimo e não compreendo o porquê de se querer impedir que os interessados na aprendizagem e prática do tiro com arco japonês, principalmente os mais novos, entre os quais me incluo, tenham um acesso abrangente aos ensinamentos dos vários membros mais graduados e experientes.
Também não posso deixar de expressar a minha enorme preocupação em relação a este auto-denominado grupo de “praticantes mais velhos” que referes, que tantos problemas tem gerado e que inclusive já motivou a demissão de membros dos órgãos da APK. Peço que clarifiques urgentemente, de preferência antes da AG de modo a que todos possam reflectir sobre o tema previamente, qual a origem e motivação deste grupo que, aparentemente, e corrige-me por favor se estiver errado, pretende usurpar o poder legitimo dos órgãos da APK e impor à força e contra a vontade da maioria dos praticantes de tiro com arco japonês em Portugal, uma vivência estrangeira aos princípios do kyudo e às instituições internacionais com autoridade sobre esta prática.
Seguem estas breves linhas com um apelo à clarificação destas minhas dúvidas e resolução das preocupações que aqui manifesto,
Nuno Almeida
Caro Roque,
Espero não estar a importunar demasiado com estas minhas questões em canal aberto, mas não vejo como conciliar as tuas explicações com o que se pode ler no manual de Kyudo sobre a “organização democrática do Kyudo que tem como propósito tornar o Kyudo disponível para todos. Também na nossa atitude mental deve haver uma abertura que reflicta o espírito democrático.” (p.16)
Assim, permanece a minha questão original à qual não apresentaste resposta, a qual me parece cada vez mais urgente: “qual a origem e a motivação deste grupo” que promoves tão insistentemente? Sendo evidente que a origem não é democrática e tendo já ficado patente que, infelizmente, a motivação não coincide com o nobre objectivo de tornar o Kyudo disponível para todos, em vez de resolvidas as minhas preocupações, e à luz do que nos diz o manual que todos devemos seguir, fico ainda mais apreensivo que antes.
Seguem mais estas reflexões com um reforçado apelo à clarificação da questão que coloco,
Nuno
From: kyu...@googlegroups.com <kyu...@googlegroups.com> On Behalf Of Roque Oliveira
Sent: sexta-feira, 16 de novembro de 2018 11:54
To: kyu...@googlegroups.com
Subject: Re: [kyudopt] Partilha de ensinamentos
Bom dia Nuno Almeida
De facto, o esclarecimento global destas situações é gritante.
Mas como sabem desde Julho solicito e aguardo, uma linha que seja, do Rogério em relação ao memorando, Um documento interno dos praticantes de Kyudo, de que todos falam, menos ele.
Pior, manda falar em praça pública sem dar os devidos esclarecimentos e enquadramentos.
Lembro só que a questão que levantas relativamente ao ensino, e que se apoia nos actuais fundamentos ocidentais nomeadamente, mais próprios da Universidade e das sociedade comerciais, não se aplicam ao Kyudo, sendo que em Portugal essa via se iniciou por via do Sensei Shirotsugu Yokokoji e mantém pela estimada Sensei Maki Kudo.
Desejoso de continuar a partilhar a prática do Kyudo e de conversar sobre os fundamentos do Kyudo.
Aceita um abraço
Roque Oliveira
| Sem vírus. www.avast.com | 
| Sem vírus. www.avast.com |