Partilha de ensinamentos

0 views
Skip to first unread message

Luis Freitas

unread,
Nov 14, 2018, 2:13:32 PM11/14/18
to kyu...@googlegroups.com
Boa noite a tod@s,

Na sequência do interesse manifestado por alguns praticantes, e por vontade própria, o Rogério disponibilizou-se para partilhar aquilo que aprendeu nos seminários a que assistiu no Japão, durante o corrente ano. Se algumas pessoas não puderem estar presentes neste sábado, poder-se-á fazer uma sessão complementar noutra data. 

Abraços.

--
Luís Freitas



Vitor Cruz

unread,
Nov 14, 2018, 2:28:05 PM11/14/18
to kyu...@googlegroups.com
Olá 

Agradeço a partilha e podem contar comigo este sábado.

Abraço 

Vítor Cruz

--
--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Google Grupos - "KyudoPT".
Grupo de praticantes e amigos da tradicional arte do tiro com arco japonês e da Associação Portuguesa de Kyudo.
Para escrever a estre grupo, envie o seu email para: kyu...@googlegroups.com
Para sair do grupo, envie um email para kyudopt unsub...@googlegroups.com
Para obter mais informações, visite este grupo em http://groups.google.com/group/kyudopt?hl=pt-PT
ou o site da Associação Portuguesa de Kyudo em:
www.kyudo.pt

---
Recebeu esta mensagem porque subscreveu ao grupo "KyudoPT" do Grupos do Google.
Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo, envie um email para kyudopt+u...@googlegroups.com.
Para mais opções, visite https://groups.google.com/d/optout.

luis.miguelbf

unread,
Nov 14, 2018, 2:46:12 PM11/14/18
to kyu...@googlegroups.com
Olá  Vitor.
E contamos, também, com a partilha do que aprendeste por terras do sol nascente.
Abraço 



Enviado a partir do meu smartphone Samsung Galaxy.

-------- Mensagem original --------
De : Vitor Cruz <vitm...@gmail.com>
Data: 14/11/18 19:27 (GMT+00:00)
Assunto: Re: [kyudopt] Partilha de ensinamentos

Diana Morais

unread,
Nov 14, 2018, 2:46:45 PM11/14/18
to kyu...@googlegroups.com

Boa noite,

 

Que boas notícias! Eu e o Nuno lá estaremos no sábado.

 

Obrigada

Bjs

Diana

 

Enviado do meu dispositivo com o Windows 10

 

De: Vitor Cruz
Enviado: 14 de novembro de 2018 19:28
Para: kyu...@googlegroups.com
Assunto: Re: [kyudopt] Partilha de ensinamentos

 

Olá 

Ricardo Reis

unread,
Nov 14, 2018, 3:01:17 PM11/14/18
to kyu...@googlegroups.com
Belo!

Abraço rreis
--
Ricardo Reis

Roque Oliveira

unread,
Nov 15, 2018, 11:36:17 AM11/15/18
to kyu...@googlegroups.com
Bom dia Rogério e Luis de Freitas
Caros amigos e praticantes de Kyudo
A convocatória enviada pelo Luís de Freitas "por vontade própria, do Rogério", para uma partilha dos seus conhecimentos no treino do próximo Sábado no IST constitui-se como uma provocação grave aos praticantes mais velhos, aos subscritores do memorando.
Eu não compreendo como é que o Rogério, que concordou com os pressupostos e a conclusão do referido memorando, cumprindo até certo ponto a referida determinação, ou seja, dos 5 treinos semanais de Kyudo apenas tem frequentado o treino de segunda-feira, esteja agora agora a incorrer nesta situação.
Hoje mesmo, em conversa telefónica informei o Rogério e o Luís de Freitas sobre a gravidade desta situação que viola os princípios, regras e etiqueta aceites no Kyudo.
Pedir-lhes, mais uma vez, calma e bom senso, tal como peço todos os membros da APK , até porque no próximo Sábado, dia 26 de Novembro, teremos a Assembleia Geral da APK onde todos poderão falar de sua justiça.
Sem outro assunto de momento e com as melhores saudações
Roque Oliveira
  



Nuno Marques de Almeida

unread,
Nov 15, 2018, 12:18:56 PM11/15/18
to kyu...@googlegroups.com

Caro Roque,

 

Não posso deixar de manifestar a minha profunda desilusão com a oposição à acção de ensino/aprendizagem proposta. Parece-me gravíssimo e não compreendo o porquê de se querer impedir que os interessados na aprendizagem e prática do tiro com arco japonês, principalmente os mais novos, entre os quais me incluo, tenham um acesso abrangente aos ensinamentos dos vários membros mais graduados e experientes.

 

Também não posso deixar de expressar a minha enorme preocupação em relação a este auto-denominado grupo de “praticantes mais velhos” que referes, que tantos problemas tem gerado e que inclusive já motivou a demissão de membros dos órgãos da APK. Peço que clarifiques urgentemente, de preferência antes da AG de modo a que todos possam reflectir sobre o tema previamente, qual a origem e motivação deste grupo que, aparentemente, e corrige-me por favor se estiver errado, pretende usurpar o poder legitimo dos órgãos da APK e impor à força e contra a vontade da maioria dos praticantes de tiro com arco japonês em Portugal, uma vivência estrangeira aos princípios do kyudo e às instituições internacionais com autoridade sobre esta prática.

 

Seguem estas breves linhas com um apelo à clarificação destas minhas dúvidas e resolução das preocupações que aqui manifesto,

Nuno Almeida

Luis Freitas

unread,
Nov 15, 2018, 1:08:39 PM11/15/18
to kyu...@googlegroups.com
Boa tarde Roque,

mais uma vez é lamentável a tua atitude...
Ficou claro na reunião de Outubro, no dia em que era para se realizar a assembleia, que esse grupo não tem validade e que o memorando, principalmente no ponto em que proibia o Rogério de treinar em Lisboa, não tinha validade nem poder decisório. Tu mesmo disseste que não se proibia (??!!). Mas isto os muito "respeitosos" senpais, que se dizem os defensores da honra e etiqueta do kyudo, não respeitam. Como é que se querem fazer respeitar? Provocação é a atitude desse grupo perante a legalidade de funcionamento da APK. Mas a isto assobiação para o lado mesmo que num momento se diga que sim às pessoas. Mas depois, em completo desrespeito faz-se outra coisa.

Ao telefone não me informáste de nada disso sobre os principios, regras e etiquetas aceites no kyudo. Eu é que te lembrei que o grupo nos senpai age na ilegalidade e no desrespeito pelas regras. Estou farto dessa conversa grandieloquente, vazia de sinceridade e a jogar areia para os olhos das pessoas.

Colocar uma postura de respeitabilidade e citar frases do Manual de kyudo é muito bonito mas não chega! A bota tem de bater com a perdigota. 
O Rogério não tem vindo não por estar proibido de treinar mas simplesmente para não incomodar 2 ou 3 praticantes num universo de 14 ou 15. Mostra mais bom senso do que outros.

Tratava-se de uma aula ocasional o que estava previsto para o próximo sábado em que o Rogério viria partilhar o que aprendeu nos seminários. Ele tem sido acusado de não fazer essa partilha quando, afinal, está, desde a alguns anos impedido, pelo presidente, de ensinar.  Decidam-se!

Quando agendar um outro sábado para essa partilha, quem se sentir incomodado simplesmente não venha.

A paciência para aturar estas guinadas nas orientações e no respeito pelos outros e a legalidade de funcionamento da APK tem limites!
--
Luís Freitas



Roque Oliveira

unread,
Nov 16, 2018, 6:54:08 AM11/16/18
to kyu...@googlegroups.com
Bom dia Nuno Almeida
De facto, o esclarecimento global destas situações é gritante. 
Mas como sabem desde Julho solicito e aguardo, uma linha que seja, do Rogério em relação ao memorando, Um documento interno dos praticantes de Kyudo, de que todos falam, menos ele.
Pior, manda falar em praça pública sem dar os devidos esclarecimentos e enquadramentos.
Lembro só que a questão que levantas relativamente ao ensino,  e que se apoia nos actuais fundamentos ocidentais nomeadamente, mais próprios da Universidade e das sociedade comerciais, não se aplicam ao Kyudo, sendo que em  Portugal essa via se iniciou por via do Sensei Shirotsugu Yokokoji e mantém pela estimada Sensei Maki Kudo.
Desejoso de continuar a partilhar a prática do Kyudo e de conversar sobre os fundamentos do Kyudo.
Aceita um abraço
Roque Oliveira
 

    

Sem vírus. www.avast.com

Sem vírus. www.avast.com

Roque Oliveira

unread,
Nov 16, 2018, 8:20:23 AM11/16/18
to kyu...@googlegroups.com
Bom dia Luis de Freitas.
As minhas desculpas por te estar a maçar mais uma vez.
Mas tenho o dever de explicar. A Associação Portuguesa de Kyudo formou-se como orgão legal para organizar os praticantes e facilitar a prática de Kyudo. O  Kyudo vem de longe, no tempo e no espaço, e a sua prática em Portugal  já existia antes da criação da Associação. O Kyudo é um ensinamento tradicional, passado verbalmente e pela prática de mestre a aluno na maior confiança e recato, e essa prática já se consubstanciava antes da formação da Associação, "A via do Arco" é o cerne e o propósito que levou à criação da nossa Associação.  Por seu lado, a Associação Legal é democrática, rege-se pelos estatutos próprios e pelas leis Portuguesas. São duas realidades distintas que se complementam.
Os princípios, regras e etiquetas aceites no kyudo devem estar sempre presentes, tanto na prática em Dojo - Kyudo, como na conduta em sociedade - Associação.
O Rogério nunca foi proibido de nada - só neste ano, fez três viagem ao Japão, todas com a assinatura do Roque por baixo - Se foi impedido de fazer alguma coisa é porque o seu comportamento, nessa altura, excedera em muito o que é razoável.
Mas para falar do Rogério, como já vos pedi, deverá ser feito na sua presença.
Assim como basta de falarem em seu nome, não vá parece que o rapaz não tem língua.
Tem uma boa sexta-feira. 
Roque Oliveira



Sem vírus. www.avast.com

Sem vírus. www.avast.com

Nuno Marques de Almeida

unread,
Nov 16, 2018, 10:04:28 AM11/16/18
to kyu...@googlegroups.com

Caro Roque,

 

Espero não estar a importunar demasiado com estas minhas questões em canal aberto, mas não vejo como conciliar as tuas explicações com o que se pode ler no manual de Kyudo sobre a “organização democrática do Kyudo que tem como propósito tornar o Kyudo disponível para todos. Também na nossa atitude mental deve haver uma abertura que reflicta o espírito democrático.” (p.16)

 

Assim, permanece a minha questão original à qual não apresentaste resposta, a qual me parece cada vez mais urgente: “qual a origem e a motivação deste grupo” que promoves tão insistentemente? Sendo evidente que a origem não é democrática e tendo já ficado patente que, infelizmente, a motivação não coincide com o nobre objectivo de tornar o Kyudo disponível para todos, em vez de resolvidas as minhas preocupações, e à luz do que nos diz o manual que todos devemos seguir, fico ainda mais apreensivo que antes.

 

Seguem mais estas reflexões com um reforçado apelo à clarificação da questão que coloco,

Nuno

 

 

 

 

 

From: kyu...@googlegroups.com <kyu...@googlegroups.com> On Behalf Of Roque Oliveira
Sent: sexta-feira, 16 de novembro de 2018 11:54
To: kyu...@googlegroups.com
Subject: Re: [kyudopt] Partilha de ensinamentos

 

Bom dia Nuno Almeida

De facto, o esclarecimento global destas situações é gritante. 

Mas como sabem desde Julho solicito e aguardo, uma linha que seja, do Rogério em relação ao memorando, Um documento interno dos praticantes de Kyudo, de que todos falam, menos ele.

Pior, manda falar em praça pública sem dar os devidos esclarecimentos e enquadramentos.

Lembro só que a questão que levantas relativamente ao ensino,  e que se apoia nos actuais fundamentos ocidentais nomeadamente, mais próprios da Universidade e das sociedade comerciais, não se aplicam ao Kyudo, sendo que em  Portugal essa via se iniciou por via do Sensei Shirotsugu Yokokoji e mantém pela estimada Sensei Maki Kudo.

Desejoso de continuar a partilhar a prática do Kyudo e de conversar sobre os fundamentos do Kyudo.

Aceita um abraço

Roque Oliveira

 

 

    

 

Image removed by sender.

Sem vírus. www.avast.com

 

Image removed by sender.

Sem vírus. www.avast.com

image002.jpg

Roque Oliveira

unread,
Nov 17, 2018, 5:07:33 AM11/17/18
to kyu...@googlegroups.com
Bom dia Nuno 
Caros amigos e praticantes de Kyudo.
Obrigado pelo teu reparo.
É bem verdade que quando o Japoneses se propuseram ensinar o Kyudo aos Ocidentais e nos facultaram uma tradução do seu manual tinham e têm o efectivo "propósito tornar o Kyudo disponível para todos."
O  actual regime político Japonês é uma Democracia Parlamentar que assenta num Império ou Monarquia Constitucional. E se os deputados são directa e universalmente eleitos pelo povo Japonês,  o Imperador é a mais antiga linhagem de sucessão familiar de que  há memória, sendo este o Símbolo do estado e o elemento de coesão nacional.
Eu penso que é neste contexto que se deverá ler o Manual de Kyudo. com estas duas realidades concomitantes. 
É por isso, que também nós na APK, e desde sempre,  seguimos este exemplo. Temos a Assembleia Geral e o Sensei. O Grupo e o Mestre. No inicio os alunos Luis Paixão, o Roque Oliveira, o João Santos e o professor, o Senhor Yokokoji.
Sem compreendermos este ponto, difícil para os ocidentais, é-nos muito difícil entender a preocupação e as acções das pessoas mais antigas e graduadas no Kyudo.
Não quero com isto dizer que não haja péssimos exemplos de Ronis, (em português, graduados e antigos praticantes de Kyudo que deixaram de seguir o seu mestre). Que eu seja imediatamente e banido do vosso convívio se tal mal me acontecer.
A minha insistência com esta questão prende-se com o facto de ter instalado no grupo um mal estar em que todos falam e escrevem, mas onde o Rogério não acrescenta uma vírgula.  Ou melhor, todos os emails que recebi do Rogério Vieira de Almeida são no sentido de compreender e aceitar as recomendações feitas pela Direção em 2015, e esta última,  a de 2018, preparada e apresentada  pelos elementos mais antigos no Kyudo em Portugal, com a devida informação e supervisão da Sensei Maki Kudo.
Este será o meu ultimo email para o grupo antes da Assembleia Geral de dia 24 de Novembro, onde espero poder esclarecer mais alguma questão que me seja colocada.
Até lá despeço-me com amizade com uma profunda saudação
Roque Oliveira
Presidente da Associação Portuguesa de Kyudo

 
  
  



Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages