Re: Eleições para os corpos sociais da APK Biénio 2019/2020

0 views
Skip to first unread message

Roque Oliveira

unread,
Mar 7, 2019, 4:52:21 AM3/7/19
to kyu...@googlegroups.com
Boa tarde Ricardo Reis, Francisco Ferreira e Ricardo Batista 
Caros amigas e amigos, companheiros no Kyudo

Agradeço muito a tua atenção e empenho no sentido de se reunirem as boas intenções e de convergirmos os nossos esforços na persecução dos objectivos comuns - o desenvolvimento do  Kyudo em Portugal.
Tal como te disse ao telefone e expressei no último email que enviei ao grupo, temos tempo e não nos devemos precipitar.

Quando em 2001 registámos a APK como uma Associação sem fins lucrativos, já tínhamos 8 anos de prática com o Senhor Yokokoji, já tínhamos participado num Seminário Internacional Kyudo, já tínhamos a nossa primeira graduação e o nosso Sensei o devido reconhecimento com o grau de Renshi. 
Fomos vinte os que o acompanharam nesses 10 anos de vida que partilhou connosco, 20 os que assinaram a bandeia de prata oferecida por ocasião de seu regressou ao Japão em 2002.

Registámos a Associação Portuguesa de Kyudo porque tínhamos a convicção que um grupo, legalmente constituído, facilitaria a organização dos praticantes, traria vantagens e iria reunir os esforços de todos catalisando o nosso entusiasmo.
Neste propósito, e tal como Luis Paixão, sempre exerci funções nos corpos-sociais da APK e continuarei disponível para o fazer. Assim o queiram os meus mestres e o desejem os praticantes de Kyudo.

Estou pessoalmente disponível para exercer qualquer cargo, função ou trabalho em prol do Kyudo.
Se me mantive por mais de 18 anos na Direcção da APK foi precisamente nessa estrita obediência aos meus mestres e ao grupo de praticantes que, tal como todos os outros membros dos corpos sociais da APK, fiz num trabalho completamente altruísta (tantas vezes difícil de compreender, mas para quem faz caminho é assim mesmo).
Estou disponível  para integrar e ajudar a reunir uma lista de consenso e aproximação. Uma lista a ser preparada para e pelo grupo, tendo em conta as recomendações da Sensei Maki Kudo, da actual Direcção / Corpos Sociais, dos graduados no Kyudo e dos recém chegados, de todos..
Uma lista com praticantes disponíveis que se revejam e agreguem em torno de um programa de continuidade e desenvolvimento, inclusivo e de harmonização, assente nos melhores princípios do Budo.
Uma lista que, tal como a que preparámos em 2015, integre membros de Lisboa, de Sesimbra, de outras localidades, praticantes mais novos e mais graduados, aqueles que se revejam num Kyudo mais espiritual e aqueles que tenham uma visão mais positivista, todos, independentemente do seu clube, filiação partidária, religiosa, etc, 
Uma Lista em que todos os membros estejam cientes que a Associação Portuguesa de Kyudo é uma associação muito especial, que visa a promoção da prática e o ensino do Kyudo como parte integrante do Budo. 
(to promote and develop Kyudo internationally as part of traditional Japanese culture (Budo).) excerto do convite para o Seminário Europeu de 2019.

Sendo muito directo, franco e leal para com as três subscritores, que penso serem excelentes praticantes e estarem em condições de integrarem os corpos sociais da APK, penso que ainda não  estão em condições  de assumirem a direcção dos respectivos órgãos. 
Porquê?
Porque o Francisco Ferreira, assíduo praticante e extremamente motivado, quem acompanhou a comissão de averiguação das razões do memorando, que já deu provas de querer colaborar num projecto de aproximação de todos os membros, integrou o grupo faz apenas um ano, desde Outubro de 2017 e ainda não teve oportunidade de conhecer a Sensei Maki Kudo,
O  Ricardo Rei, praticante que viveu os primeiros anos do Kyudo em portugal, que conheceu o Senhor Yokokoji e que foi um dos generosos obreiros do primeiro site da APK e da abertura de um núcleo de Kyudo no IST, quem por condicionalismos da sua vida particular teve que se despedir do grupo, deixando de praticar Kyudo por mais de 10 anos, pediu o seu reingresso em Junho de 2019, por isso mesmo, está muito afastado da dinâmica do grupo na última década e pretende assumir a Direcção da APK sem ter ainda consultado a Sensei Maki Kudo ou a escola Ogasawara.
O Ricardo Batista. excelente praticante de longbow, membro da APK desde Fevereiro de 2014, assíduo graduado de Kyudo (2ªDan) até Junho de 2018, encontrou-se com a Sensei Maki Kudo nas cidades Tóquio e  Kawasaki em  Abril de 2018, participou num Taikai Mundial de Kyudo, exerceu o cargo de Secretário do Conselho Fiscal desde 2015 até Julho de 2010, readmitido em Novembro de 2018 deveria, se for esse o seu desejo, ser reconduzido no cargo e tentar melhorar o seu desempenho.

Poderemos e devemos todos falar mais, expressar o nosso real interesse e disponibilidade para colaborar no desenvolvimento da prática do Kyudo, para dar e receber os treinos, organizar e participar nas actividades, promover e envolver-se nos eventos, assumir os corpos socais. Em resumo fazer o Do como nos recomendam os mestres. .

Vamos-nos falando.
Tenham uma boa 5ª-feira
As melhoras saudações
Roque Oliveira
Nota: Partilho esta missiva com o grupo pois é um assunto de extrema importância e que nos envolve a todos. 



Ricardo Reis <ricardoj...@gmail.com> escreveu no dia quarta, 6/03/2019 à(s) 12:54:

Bom dia Roque

Na sequência de todas as nossas conversas, trocas de opiniões e convergência em desejos comuns, representando a vontade do conjunto de pessoas da lista, queremos perguntar-te se estás disponível para integrar uma lista em que eu estarei como presidente da direcção, o Francisco como presidente da assembleia e o Ricardo como presidente do conselho fiscal.

Por favor dá-nos a tua resposta até ao fim do dia de amanhã, quinta-feira,

Um abraço,

Ricardo Reis,  Francisco Ferreira e 
Ricardo Baptista




Roque Oliveira <roq...@gmail.com> escreveu no dia segunda, 4/03/2019 à(s) 16:22:
Estimados amigas e amigos, companheiras e companheiros no Kyudo
Boa tarde.
Após as longas conversas que tenho mantido com a Sensei Maki Kudo e com muitos de vós, mais recentemente com o Ricardo Reis sobre a sua intenção de encabeçar, reunir e apresentar uma lista para os corpos sociais da APK, cabe-me dizer que, considerando o actual ponto de clivagem que se vive no seio da Associação, uma proposta de confronto terá o meu vigoroso repudio, pois levaria ao desentendimento de muitos de nós e aos descarrilar da Associação.
Nesta situação, venho-vos apresentar para reflexão algumas considerações sobre a forma como se deveria proceder para a criação de uma  proposta única para os corpos sociais da APK, a sufragar na próxima Assembleia Geral Eleitoral.

Uma única proposta? porquê?: 
Considerando o esforço de reunião e harmonização que muitos de nós estamos a fazer dentro da Associação Portuguesa de Kyudo. Bem demonstrado e exigido pela Assembleia Geral reunida no passado dia 17 de Fevereiro;
Atendendo às dificuldades existentes em se reunirem numa mesma lista, pessoas com diferentes áreas de residência, perspectivas e abordagens do Kyudo. 
Num propósito de superior interesse, com vista ao futuro, à aproximação e harmonização do grupo, à vertical definição dos Dojos / núcleos de prática e respectivos Dojochos / responsáveis pela prática.
Na intenção de criar uma atmosfera de harmonia, cordialidade e paz, condições necessárias a uma verdadeira e fraternal cultura de Dojo, que permita o desenvolvimento dos diferentes praticantes de Kyudo, independentemente das suas perspectivas, dificuldades e anseios.   
Na imperativa obrigação de manter a prática do Kyudo nos seus princípios de lealdade aos mestres, no respeito pelos estatutos da Associação e dos elevados preceitos éticos.
Temos que nos entender.

Neste propósito, pelas contribuições que me têm chegado e para análise de todos, apresento-vos alguns critérios a que deve obedecer a escolha dos candidatos para os corpos sociais da APK.

1º A Sensei Maki Kudo deverá ser consultada sobre a forma como se deve organizar a Associação Portuguesa de Kuydo e quais os elementos que devem ou não ser nomeados. 
2ª A actual Direcção deverá ser consultada e envolvida na aferição do programa para o próximo biénio.
3º Os candidatos devem ser sócios efectivos da APK à mais de dois anos e preferencialmente com alguma experiência no Budo, 
4º Os candidatos deverão ser preferencialmente os mais antigos e graduados praticantes da Associação, sendo que para a Direcção é um imperativo estatutário de forma a assegurar a direcção técnica da Associação.  
5º Sempre que possível e se for esse o seu desejo, dever-se-à dar continuidade aos praticantes que estão em exercício nos cargos, ou que exerceram anteriormente funções directivas na APK.
6º Os candidatos têm que aceitar a nomeação de espontânea e livre vontade, considerando que o exercício dos cargos é voluntário e sem qualquer contrapartida financeira.
7º Os candidatos devem estar dispostos a colaborar efectivamente entre si na organização e gestão dos assuntos da Associação, nomeadamente no que respeita: ao desenvolvimento do seu programa; à agregação dos diferentes Dojos / núcleos de prática; ao efectivo trabalho em prol da Associação e dos seus praticantes. 
8º Os candidatos têm que estar convictos e dispostos a aceitar o desafio, bem como a cumprir e fazer cumprir os estatutos e demais regras do Kyudo,

Pensem bem neste assunto e sondem a vossa disponibilidade.
Temos tempo e não nos devemos precipitar.

Com as melhores Saudações
Roque Oliveira
Presidente da APK


Sem vírus. www.avast.com

Roque Oliveira

unread,
Mar 8, 2019, 7:58:39 AM3/8/19
to kyu...@googlegroups.com, kyud...@googlegroups.com
Aos que ainda são meus amigos e amigas, aos estimados companheiros no Kyudo.
É com profunda angustia que vos escrevo.
Hoje mesmo entreguei o meu arco à Senhora Maki Kudo, como sinal simbólico da minha derrota, ao não conseguir demover o Rogério Almeida, o Ricardo Rei, o Nuno Almeida, o Luis de Freitas , o Ricardo Batista e o Vitor Cruz das suas ambições pessoais a favor da harmonização do grupo de Kyudo.
Mas eles já se precipitaram na corrida cega.
Manter-me-ei fiel aos meus Senseis, e ficarei a aguardar a sua honrosa decisão.
Tenham um bom fim-de-semana
Roque Oliveira




Sem vírus. www.avast.com

Jose Pacheco

unread,
Mar 8, 2019, 8:32:05 AM3/8/19
to kyu...@googlegroups.com
É pena que a memória de alguns seja curta. E o problema do nosso povo é a inveja que impele muitos. Todos os antigos passamos pelo mesmo. Abraço de solidariedade.

--
--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Google Grupos - "KyudoPT".
Grupo de praticantes e amigos da tradicional arte do tiro com arco japonês e da Associação Portuguesa de Kyudo.
Para escrever a estre grupo, envie o seu email para: kyu...@googlegroups.com
Para sair do grupo, envie um email para kyudopt unsub...@googlegroups.com
Para obter mais informações, visite este grupo em http://groups.google.com/group/kyudopt?hl=pt-PT
ou o site da Associação Portuguesa de Kyudo em:
www.kyudo.pt

---
Recebeu esta mensagem porque subscreveu ao grupo "KyudoPT" do Grupos do Google.
Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo, envie um email para kyudopt+u...@googlegroups.com.
Para mais opções, visite https://groups.google.com/d/optout.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages