Boa tarde Ricardo Reis, Francisco Ferreira e Ricardo Batista
Caros amigas e amigos, companheiros no Kyudo
Agradeço muito a tua atenção e empenho no sentido de se reunirem as boas intenções e de convergirmos os nossos esforços na persecução dos objectivos comuns - o desenvolvimento do Kyudo em Portugal.
Tal como te disse ao telefone e expressei no último email que enviei ao grupo, temos tempo e não nos devemos precipitar.
Quando em 2001 registámos a APK como uma Associação sem fins lucrativos, já tínhamos 8 anos de prática com o Senhor Yokokoji, já tínhamos participado num Seminário Internacional Kyudo, já tínhamos a nossa primeira graduação e o nosso Sensei o devido reconhecimento com o grau de Renshi.
Fomos vinte os que o acompanharam nesses 10 anos de vida que partilhou connosco, 20 os que assinaram a bandeia de prata oferecida por ocasião de seu regressou ao Japão em 2002.
Registámos a Associação Portuguesa de Kyudo porque tínhamos a convicção que um grupo, legalmente constituído, facilitaria a organização dos praticantes, traria vantagens e iria reunir os esforços de todos catalisando o nosso entusiasmo.
Neste propósito, e tal como Luis Paixão, sempre exerci funções nos corpos-sociais da APK e continuarei disponível para o fazer. Assim o queiram os meus mestres e o desejem os praticantes de Kyudo.
Estou pessoalmente disponível para exercer qualquer cargo, função ou trabalho em prol do Kyudo.
Se me mantive por mais de 18 anos na Direcção da APK foi precisamente nessa estrita obediência aos meus mestres e ao grupo de praticantes que, tal como todos os outros membros dos corpos sociais da APK, fiz num trabalho completamente altruísta (tantas vezes difícil de compreender, mas para quem faz caminho é assim mesmo).
Estou disponível para integrar e ajudar a reunir uma lista de consenso e aproximação. Uma lista a ser preparada para e pelo grupo, tendo em conta as recomendações da Sensei Maki Kudo, da actual Direcção / Corpos Sociais, dos graduados no Kyudo e dos recém chegados, de todos..
Uma lista com praticantes disponíveis que se revejam e agreguem em torno de um programa de continuidade e desenvolvimento, inclusivo e de harmonização, assente nos melhores princípios do Budo.
Uma lista que, tal como a que preparámos em 2015, integre membros de Lisboa, de Sesimbra, de outras localidades, praticantes mais novos e mais graduados, aqueles que se revejam num Kyudo mais espiritual e aqueles que tenham uma visão mais positivista, todos, independentemente do seu clube, filiação partidária, religiosa, etc,
Uma Lista em que todos os membros estejam cientes que a Associação Portuguesa de Kyudo é uma associação muito especial, que visa a promoção da prática e o ensino do Kyudo como parte integrante do Budo.
(to promote and develop Kyudo internationally as part of traditional Japanese culture (Budo).) excerto do convite para o Seminário Europeu de 2019.
Sendo muito directo, franco e leal para com as três subscritores, que penso serem excelentes praticantes e estarem em condições de integrarem os corpos sociais da APK, penso que ainda não estão em condições de assumirem a direcção dos respectivos órgãos.
Porquê?
Porque o Francisco Ferreira, assíduo praticante e extremamente motivado, quem acompanhou a comissão de averiguação das razões do memorando, que já deu provas de querer colaborar num projecto de aproximação de todos os membros, integrou o grupo faz apenas um ano, desde Outubro de 2017 e ainda não teve oportunidade de conhecer a Sensei Maki Kudo,
O Ricardo Rei, praticante que viveu os primeiros anos do Kyudo em portugal, que conheceu o Senhor Yokokoji e que foi um dos generosos obreiros do primeiro site da APK e da abertura de um núcleo de Kyudo no IST, quem por condicionalismos da sua vida particular teve que se despedir do grupo, deixando de praticar Kyudo por mais de 10 anos, pediu o seu reingresso em Junho de 2019, por isso mesmo, está muito afastado da dinâmica do grupo na última década e pretende assumir a Direcção da APK sem ter ainda consultado a Sensei Maki Kudo ou a escola Ogasawara.
O Ricardo Batista. excelente praticante de longbow, membro da APK desde Fevereiro de 2014, assíduo graduado de Kyudo (2ªDan) até Junho de 2018, encontrou-se com a Sensei Maki Kudo nas cidades Tóquio e Kawasaki em Abril de 2018, participou num Taikai Mundial de Kyudo, exerceu o cargo de Secretário do Conselho Fiscal desde 2015 até Julho de 2010, readmitido em Novembro de 2018 deveria, se for esse o seu desejo, ser reconduzido no cargo e tentar melhorar o seu desempenho.
Poderemos e devemos todos falar mais, expressar o nosso real interesse e disponibilidade para colaborar no desenvolvimento da prática do Kyudo, para dar e receber os treinos, organizar e participar nas actividades, promover e envolver-se nos eventos, assumir os corpos socais. Em resumo fazer o Do como nos recomendam os mestres. .
Vamos-nos falando.
Tenham uma boa 5ª-feira
As melhoras saudações
Roque Oliveira
Nota: Partilho esta missiva com o grupo pois é um assunto de extrema importância e que nos envolve a todos.
Bom dia Roque
Na sequência de todas as nossas conversas, trocas de opiniões e convergência em desejos comuns, representando a vontade do conjunto de pessoas da lista, queremos perguntar-te se estás disponível para integrar uma lista em que eu estarei como presidente da direcção, o Francisco como presidente da assembleia e o Ricardo como presidente do conselho fiscal.
Por favor dá-nos a tua resposta até ao fim do dia de amanhã, quinta-feira,
Um abraço,
Ricardo Reis, Francisco Ferreira e
Ricardo Baptista